Ciência & Tecnologia

Quais são as medidas necessárias contra a mudança climática?

As medidas necessárias contra a mudança climática partem de um esforço global das instituições, nações e governos para mudar o quadro atual

As medidas necessárias contra a mudança climática no mundo que você lerá a seguir partem das discussões recentes na COP26. Em resumo, a conferência do clima aconteceu em Glasgow nesse mês, reunindo quase 200 países. Desse modo, o foco foi discutir como limitar o aquecimento global a 1,5º C e criar um compromisso internacional nesse sentido.

Portanto, são medidas de responsabilidade coletiva, porque entende-se as mudanças climáticas como um problema coletivo. Ou seja, não se trata somente de reduzir o uso de ar condicionado em casa, porque a situação está em uma escala global. Sendo assim, o esforço das nações, dos governos e das instituições são fundamentais para impulsionar as mudanças do foro individual.

No geral, as mudanças climáticas dizem respeito às variações do clima em uma escala global. Porém, há ainda o sentido de mudança nos climas regionais da Terra quando se pensa num longo período de tempo. Como consequência, se afeta o equilíbrio de sistemas e ecossistemas fundamentais para a sobrevivência das espécies, incluindo os seres humanos.

Sobretudo, as mudanças climáticas levam em consideração questões de temperatura, precipitação e nebulosidade. Também considera-se médias histórias para determinar se há variações, o que acontece na maioria das vezes. Por fim, conheça as medidas necessárias contra a mudança climática:

Continua após a publicidade

Quais são as medidas necessárias contra a mudança climática?

1) Conter a queima de combustíveis fósseis

Fotografia de chaminés industriais emitindo gases poluentes

Acima de tudo, a emissão de gases poluentes por meio da queima de combustíveis fósseis é um dos principais responsáveis pelo aquecimento global. Sendo assim, combustíveis como petróleo, gás e carvão liberam quantidades estratosféricas de dióxido de carbono na atmosfera. Como consequência, há retenção do calor, criando o efeito estufa e aumentando a temperatura global.

2) Reduzir a emissão de outros poluentes para ir contra a mudança climática

Fotografia de lixo acumulado

A princípio, um relatório da Organização das Nações Unidas mostrou que a redução na emissões de metano são medidas necessárias contra a mudança climática. No geral, atividades como agropecuária, queima de gás natural durante a extração de petróleo e até o descarte do lixo podem reverter essas taxas;

Continua após a publicidade

A fim de curiosidade, os aterros sanitários são fontes de metano, porque a degradação do lixo libera esses gases. Nesse sentido, a COP26 contou com quase 100 países entrando em um acordo para reduzir as emissões de metano. Ademais, os Estados Unidos e a União Europeia lideraram essa decisão.

3) Adotar a energia renovável

Quais são as medidas necessárias contra a mudança climática?

Sobretudo, o atual modelo de produção e distribuição de energia também é um responsável pelas mudanças climáticas. Em especial no que refere-se à queima de combustíveis e a utilização de substâncias cuja extração é danosa ao meio ambiente. Portanto, outra medida necessária contra a mudança climática é transformar o sistema global de energia em tecnologia limpa, como eólica e solar.

4) Substituir a gasolina e o diesel

Fotografia de uma pessoa abastecendo

Continua após a publicidade

No geral, a busca por outras formas de abastecer os veículos é um dos motivadores da indústria automobilística na direção dos carros elétricos. Desse modo, é fundamental que uma das medidas necessárias contra a mudança climática envolva a produção de combustíveis novos e limpos. Nesse sentido, a queima de combustível e a produção de poluentes na atmosfera terá maior controle.

5) Plantar mais árvores para combater as mudanças climáticas

Fotografia de uma árvore

Basicamente, as árvores realizam um processo natural de purificação do ar, ao captar gás carbônico e emitir gás oxigênio por meio da fotossíntese. Sendo assim, programas de plantio em massa são uma forma de combater o excesso de gás carbônico na atmosfera. Além disso, ajudam na manutenção de outros ecossistemas importantes.

6) Remover gases de efeito estufa no ar

Fotografia de chaminés industriais emitindo gases poluentes

Continua após a publicidade

Curiosamente, existem inúmeras tecnologias em desenvolvimento para absorver o gás carbônico na atmosfera. Ou seja, seria um processo artificial do que as árvores fazem, o que não anula a importância delas, mas potencializa essa purificação. Ademais, há ainda aparelhos que impedem a liberação desse gás e de outros poluentes.

Como exemplo pode-se citar as estruturas da Carbon Engineering, no Texas. Também existe a iniciativa da Climeworks, na Suíça. Basicamente, ambas consistem em instalações de captura pelo ar em desenvolvimento, mas que prometem ajudar na sucção de CO2 na atmosfera.

7) Ajudar os países mais pobres para combater as mudanças climáticas

Quais são as medidas necessárias contra a mudança climática?

Por fim, a desigualdade social, a fome e a pobreza também são agravantes das mudanças climáticas. Além disso, é fundamental ajudar nações em desenvolvimento ou em situação de fragilidade para sobreviver e combater a mudança climática. Sobretudo, esses países acabam dependendo mais de carvão por ser mais barato, emitindo mais poluentes na atmosfera, por exemplo.

Continua após a publicidade

Aprendeu quais são as medidas necessárias contra a mudança climática? Então leia sobre Profissões do futuro, quais são? 30 carreiras para conhecer hoje mesmo

Próxima página »

Escolhidas para você