Em primeiro lugar, o Megalodon ou Megalodonte refere-se a uma espécie extinta de tubarão que viveu há aproximadamente 23 a 3,6 milhões de anos. Nesse sentido, viveu durante o Mioceno Inferior ao Plioceno. Ademais, é parente próximo do tubarão-branco, mas pesquisas apontam que ambos são de famílias diferentes.
No geral, conhece-se esse animal como um dos maiores e mais poderosos predadores. Porém, o que se sabe sobre o animal diz respeito a vestígios fragmentários. Sobretudo, o tamanho máximo e a aparência são os assuntos mais incertos.
Apesar disso, compreende-se que a aparência tem maior similaridade com o tubarão-branco, o tubarão-frade e o tubarão-tigre. Porém, a maior parte das estimativas de tamanho do Megalodon envolve um comprimento máximo de até 18 metros. Além disso, existe um comprimento médio de 10,5 metros.
O que é um Megalodon?
Durante a idade renascentista uma série de dentes gigantes eram encontrados fossilizados. Graças as crenças e costumes daquela época, eles eram atribuídos a dragões e serpentes marinhas. Foi então no ano de 1667 que essa interpretação foi finalmente corrigida pelo dinamarquês e naturalista Nicolaus Steno.
Nicolaus constatou que aqueles dentes gigantes que não correspondiam a arcada dentária de nenhum animal conhecido, pertencia na realidade a um tubarão. Os dentes eram triangulares, com potentes cerras e podiam mediar até impressionantes 17 cm de comprimento. Quando medido diagonalmente.
Registros científicos
As descobertas desse naturalista acabaram virando um livro, chamado “The Head of a Shark Dissected”. Pela primeira vez, o Megalodon era finalmente registrado e conhecido pela comunidade cientifica.
Com o passar dos anos, descobriu-se que essa espécie gigante de tubarão foi bastante popular no período Mioceno. Que durou entre 20 e 16 milhões de anos atrás. O nome Megalodonte, surgiu exatamente por conta do tamanho assustador dos seus dentes. Uma vez que o nome significa em tradução literal: “ Dentes gigantes”.
Segundo as estimativas e reconstituições feitas pelos pesquisadores da vida marinha, com base nos fósseis dessa espécie que foram encontrados até hoje, o Megalodon tinha em média de 15 a 20 metros de comprimento.
O que corresponde a 3 vezes o tamanho do tubarão branco, que é a espécie de maior porte que temos referência hoje em dia.
Diarimente ele chegava a comer 1 tonelada de carne, e isso significa dizer que as suas principais presas eram baleias, e golfinhos.
O Megalodon ainda existe nos dias de hoje?
A princípio e quase instintivamente você já deve ter se prontificado a responder um enorme não. Afinal, ninguém jamais viu um Megalodon pessoalmente, certo?
Mas o que é acontece, é que de fato existem especulações que garantem que esse animal não entrou em extinção. Mas apenas teria se adaptado a viver em águas bastante profundas, o que teria limitado o contato entre humanos e a espécie.
Por que essas especulações existem, no final das contas?
O fato de até determinada ocasião não termos uma resposta por parte da ciência que determinasse em qual período da história o Megalodon teria entrado em extinção, já serviu de base para o surgimento de tais teorias.
Os boatos relacionados a existência de espécimes vivas de Megalodontes também se intensificaram depois que a Discovery Channel criou um especial intitulado:”Megalodon: O tubarão monstro que ainda vive”.
Mas apesar das discussões de internet e correntes de teorias da conspiração que alegam que assim como outros animais pré-históricos o Megalodon, pode ter sido taxado extinto erroneamente.
O fato é que os pesquisadores da área não acreditam nessa possibilidade. Um novo estudo realizado pela Universidade de Zurique, na Suíça. Conseguiu concluir quando exatamente teria ocorrido a extinção desses gigantes do mar.
Usando uma técnica que analisou mais de 42 fósseis de Megalodontes, eles descobriram que esse tubarão gigante deixou de existir há 2,6 milhões de anos atrás.
Quando os oceanos da terra passaram por um intenso resfriamento. As águas geladas não eram nem de longe o ambiente ideal para esses tubarões. Que assim como 1/3 de todos os gigantes marinhos que viviam naquela época, acabaram extintos.
E aí, aprendeu sobre o Megalodon? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.
Fontes: Thesun
Imagens: Livescience