Curiosidades

Menor osso do corpo humano – Qual é, características e importâncias

Mesmo sendo o menor osso do corpo humano, o estribo é muito importante bem como o maior osso, e assim formam o sistema esquelético.

Por Larissa Ariel Lima

Ao observarmos o corpo humano todos os sistemas que o completam são muito interessantes. Assim, responsável pela sustentação temos o sistema esquelético, compostos por grandes e pequenos ossos. Onde o maior tem cerca de 51 centímetros e o menor osso do corpo humano que mede entre 2,5 a 3 milímetros.

Desta forma o número de ossos pode variar de acordo com a idade. Portanto quando criança possuímos cerca de 300 ossos enquanto os adultos 206. Isso acontece por conta da formação do crânio, que em bebes e crianças pequenas ainda não está totalmente completa. Assim com o passar do tempo os ossos do crânio se fundem e criam uma única estrutura.

Contudo todos eles são de estrema necessidade. Assim tanto o maior osso quanto menor osso do corpo humano é essencial para o bom funcionamento do nosso esqueleto. Bem como apresentam tecido ósseo, reticular, adiposo, cartilaginoso e nervoso. Além de serem divididos em duas categorias, o esqueleto axial e o esqueleto apendicular.

  • Esqueleto axial – correspondente ao eixo corporal, assim composto pelos ossos o crânio, caixa torácica e coluna vertebral.
  • Esqueleto apendicular – formado pelos ossos dos membros superiores e inferiores.
Conheça o maior e o menor osso do corpo humano e suas importâncias
Thpanorama

Diferença entre o maior e menor osso do copo humano

Já sabemos que todos os ossos são muito importantes para o bom funcionamento do esqueleto e corpo, mas você sabe qual é o menor osso do corpo humano? Assim como a sua diferença para o maior osso do nosso esqueleto? Então, o maior osso do nosso corpo é fêmur, e mede cerca de 51 cm e assim liga a o quadril ao joelho.

E em contrapartida o menor osso do corpo humano se chama estribo. Ele está localizado dentro do nosso ouvido, mais precisamente dentro do osso temporal, na região da orelha média. Assim ele mede cerca de 2,5 a 3 milímetros de comprimento e juntamente com o martelo e a bigorna são responsáveis pela audição humana.

Conheça o maior e o menor osso do corpo humano e suas importâncias
Anatomia em foco

Assim como está ligado a bigorna por uma articulação muito pequena, considerada a menor do corpo humano. E por estar em uma região muito escondida além de ser o menor osso do corpo humano ele também é o mais difícil de ser visto. Portanto considerado um ossículo.

Seu nome é devido a sua semelhança ao estribo usado para colocar os pés quando se anda a cavalo. E se por acaso o estribo for rompido bem como alguma doença o afetar uma calosidade é formada assim dificultando a audição. Desta forma a única saída é a cirurgia, considerada muito complexa e delicada para assim colocar o osso no lugar ou até mesmo substitui-lo.

Importância dos ossos do corpo humano

Conheça o maior e o menor osso do corpo humano e suas importâncias
Vix.com

O nosso esqueleto atua na sustentação corporal bem como na locomoção. Por isso possuímos os mais variados tamanhos de ossos em nossos corpos. Além de também atuar na proteção de órgãos importantes. Como por exemplo, as costelas que fazem parte da caixa torácica e protegem coração e pulmão. Ou o crânio que protege o nosso cérebro.

Os ossos também são funcionam como uma espécie de armazenador de minerais e íons bem como as sínteses de células sanguíneas. Ou no funcionamento dos sentidos, como é o caso do estribo, menor osso do corpo humano, que auxiliar na audição.

Composição dos ossos

Conheça o maior e o menor osso do corpo humano e suas importâncias
Alto Astral

As nossas células ósseas são formadas por osteoblastos, osteócitos e osteoclastos assim como possuem uma matriz interna. Assim 50% dela é constituída de material orgânico e os outros 50% de material inorgânico. Sendo que dentre os inorgânicos o mais abundante é o fosfato de cálcio e dentre o orgânico 95% são fibras colágenas.

Desta forma as células jovens detêm de uma intensa atividade metabólica assim como é responsável pela produção da parte orgânica. Então durante a formação dos ossos a medida que acontece a mineração da matriz os osteoblastos acaba por ficar em lacunas.

Conheça o maior e o menor osso do corpo humano e suas importâncias
Tecido ósseo – Terra educação

Assim a sua atividade metabólica diminui passando então a se chamar osteócitos. E nos espaços ocupados pelos prolongamentos dos osteoblastos acaba por se formar canalículos, o que permite a comunicação entre os osteócitos e os vasos sanguíneos.

Portanto os osteócitos atuam na manutenção dos constituintes da matriz. Já os osteoclastos são referentes a absorção da matriz óssea, porque libera enzimas, digerindo a parte organiza. Assim possibilitando a volta dos minerais para a corrente sanguínea além de atuar nos processos de regeneração e remodelação óssea.

Medula óssea

Conheça o maior e o menor osso do corpo humano e suas importâncias
ICEA

No interior dos nossos ossos podemos encontrar a medula óssea, que podem ser de 2 tipos: vermelha ou amarela.

  • Vermelha – responsável pela produção de células do sangue. Assim presente em recém-nascidos. Quando adulto ela fica restrita ao esterno, às vértebras, costelas, ossos do crânio, fêmur e úmero.
  • Amarela – formada por tecido adiposo bem como não produz células sanguíneas. Presente em adultos, com o passar dos anos, quando a medula óssea vermelha do fêmur e do úmero se transformam em amarelas.

Reparação

Conheça o maior e o menor osso do corpo humano e suas importâncias
Suprevida

Mesmo sendo uma estrutura dura e resistente os ossos também são organizações inervadas bem como irrigadas por vasos sanguíneos. Desta forma eles possuem um alto nível metabólico o que possibilita a regeneração caso ocorra uma fratura. Assim, após a matriz ser destruída ocorrem mortes celulares no local.

Então os macrófagos começam a trabalhar assim removendo os restos celulares. Posteriormente ocorre a proliferação intensa de células, que assim forma uma espécie de anel ao derredor do local fraturado. Bem como preenche os espaços entre as extremidades do osso que foram quebradas.

Tal quadro evolui para a formação de tecido ósseo primário pela ossificação de pequenos fragmentos de cartilagem e do anel. Porém inicialmente esse tecido é desordenado e forma um calo ósseo assim unindo as partes quebradas. Posteriormente com o retorno das atividades normais as pressões e trações diárias atuam como remodelador do calo ósseo.

Nutrientes importantes parra os ossos

Conheça o maior e o menor osso do corpo humano e suas importâncias
Terra

A medida que vamos crescendo e nos tornando mais velhos os nossos ossos necessitam de certos nutrientes. Desta forma eles crescerão e permanecerão mais saldáveis e fortes. São eles: cálcio, fósforo, vitaminas D, A e C além das proteínas.

O cálcio e o fosforo compõem a matriz óssea. Sendo que a vitamina D promove a absorção intestinal de cálcio. Ou seja, a falta dessa vitamina na infância pode gerar o raquitismo bem como doenças onde a matriz não se calcifica normalmente. O que pode causar deformações, já que os ossos irão crescer pouco assim como não suportar pressões, como a da musculatura.

Portando ingerir alimentos que contem esses nutrientes é de estrema importância, principalmente na faze da infância. A exemplo temos os leite e derivados, feijão e soja que são ricos em cálcio e fósforo. Além do ovo e carnes que também são ricas em proteínas e vitamina D.

E você, conhecia o maior e menor osso do corpo humano? Assim como a importância dos nossos ossos?

E se gostou confira também: Ossos do corpo humano, quantos são e para que servem?

Fontes: Escola Educação, Estudo Prático e Terra

Imagem destacada: e-farsas

Próxima página »

Escolhidas para você