História

Morre soldado que matou Che Guevara, Mario Terán, aos 80 anos

Morre aos 80 anos Mario Terán, soldado boliviano que matou o guerrilheiro revolucionário Che Guevara, em 1967.

O famoso soldado boliviano responsável por puxar o gatilho que executou o guerrilheiro revolucionário Che Guevara morreu na última quinta-feira (10). Mario Terán faleceu aos 80 anos, e “simplesmente cumpriu o seu dever como sargento do Exército”. As palavras vem do general aposentado Gary Prado, a respeito da ocasião em que morre soldado que matou Che Guevara. Nesse sentido, Prado foi o líder do grupo que capturou o guerrilheiro em 1967, após meses de perseguição.

Ernesto “Che” Guevara era um médico argentino. Sua fama veio por meio do fato de ser uma figura marcante na revolução cubana. O marco conquistou poder em 1959, sob o comando de Fidel Castro, ao derrubar o ditador Fulgêncio Batista. Assim, após servir como alto funcionário do governo de Cuba por vários anos, viajou para que tentasse liderar outras batalhas. Contudo, teve muito menos sucesso, em lugares como a África e a América do Sul.

Primeiramente, o grupo de Che acabou localizado por soldados bolivianos em 1967. Assim, Mario Terán recebeu a ordem de executar o já ferido Che Guevara. Na época, tinha 39 anos. Em entrevistas mais tarde, Mário lamenta: “Foi o pior momento da minha vida. Vi Che grande, muito grande. Os seus olhos brilharam intensamente e quando ele fixou o olhar em mim, deixou-me tonto…”

Continua após a publicidade

Morre soldado que matou Che Guevara aos 80 anos

OI Canadian

Da mesma forma, em seu relato, Mário ainda conta o que Che disse. “Acalma-te, disse ele, e olha bem! Tu vais matar um homem!”. Assim, ele deu um passo para trás em direção à porta, fechou os olhos e disparou. A citação veio por meio do jornal britânico “The Guardian”.

Continua após a publicidade

Além disso, os biógrafos de Che Guevara revelaram, mais tarde, que os primeiros tiros chegaram a errar o peito do guerrilheiro. Contudo, algum tempo depois, o militar conseguiu acertar o lugar certo.

Fonte: JN Direto

Próxima página »

Escolhidas para você