Pertencendo à mesma família das focas, a morsa é um mamífero encontrado nos mares gelados do Ártico, da Europa, da Ásia e da América do Norte. Contudo, há uma certa diferença, já que a morsa possui dentes superiores maiores do lado externo da boca, ou seja, as presas.
Logo, o mamífero é a única espécie viva na família Odobenidae e gênero Odobenus. Sendo assim, o nome científico é Odobenus rosmarus, cuja espécie é subdividida em três:
- Morsa do Atlântico (Odobenus rosmarus rosmarus)
- Morsa do Pacífico (Odobenus rosmarus divergens)
- Morsa de Laptev (Odobemus rosmarus laptevi).
Características da morsa
Em síntese, a morsa tem o corpo roliço e cabeça redonda e, ao invés de pernas, possui nadadeiras. A boca é coberta com bigodes duros, enquanto a pele é enrugada e marrom-acinzentada. Para se manter aquecida, ela conta com uma camada densa. Esse mamífero pode ter até 3,7 metros de comprimento e pesar cerca de 1.200 quilos.
Os machos adultos, no Pacífico, podem pesar mais de 2.000 kg e, entre os pinípedes – ou seja, aqueles animais de corpo fusiforme e alongado -, só perdem em tamanho para alguns elefantes marinhos. Outra característica é a presença de orelhas, semelhante aos leões-marinhos.
Sobretudo, esse animal tem duas presas, ou seja, uma em cada lado da boca e pode ter até 1 metro de comprimento. Com isso, as presas são usadas para lutar, abrir buracos no gelo e mergulhar.
O mamífero é considerado um animal migratório, pois é capaz de nadar por vários quilômetros todos os anos. Além disso, as orcas, tubarões, focas-leopardo e o homem são os maiores predadores da morsa. Ainda com relação à caça, elas vivem sob a mira de caçadores, pois todas as partes do seu corpo são aproveitadas.
Hábitos
No gelo, a morsa fixa os dentes no gelo e puxa o corpo para frente. Ademais, é por isso que Odobenus significa “aquele que caminha com os dentes”. Com efeito, a morsa passa o tempo no mar ou sobre os blocos de gelo ou ilhas rochosas, onde descansam. Apesar de ter dificuldade em se locomover na terra.
De forma geral, a morsa vive entre 20 e 30 anos. Além disso, vive em grupos, reunindo até mais de 100 animais.
A alimentação é, principalmente, composta por mexilhões. Sendo assim, a morsa cava a areia do fundo do mar com as presas e coloca os mexilhões na boca, usando os bigodes.
Habilidades da morsa
Em suma, a morsa possui hábitos diurnos, ou seja, diferentes das focas e leões marinhos. Curiosamente, na busca de alimento, mergulha a até cem metros de profundidade. Logo, semelhantes às focas, leões marinhos e elefantes marinhos, a morsa também se adapta para esse tipo de mergulho.
Por ser um mergulho profundo, o mamífero consegue reduzir o batimento cardíaco e transferir a circulação para os órgãos vitais, como cérebro e coração. Além disso, ainda é capaz de diminuir o metabolismo, acumulando maior quantidade de oxigênio no sangue.
Reprodução
A maturidade sexual se inicia aos seis anos, basicamente, quando começam as atividades reprodutivas. Em contrapartida, os machos chegam à maturidade aos 7 anos. Porém, não acasalam até completar 15 anos, idade em que estão completamente desenvolvidos.
Em resumo, as fêmeas entram no período para acasalar no final do verão, ou em fevereiro. No entanto, os machos são férteis apenas em fevereiro. Sendo assim, a reprodução ocorre de janeiro a março. Para o momento do acasalamento, os machos ficam na água, ao redor dos grupos de fêmeas, que ficam nos blocos de gelo; e iniciam as exibições vocais.
Sendo assim, a fêmea passa pelo período gestacional por um ano. Como resultado disso, nasce apenas um filhote, pesando aproximadamente 50 quilos. Aliás, após o nascimento, o filhote já tem a capacidade de nadar.
Com relação ao período de amamentação, pode durar de um ano e meio a dois anos. Ou seja, representa seu intervalo reprodutivo.
Gostou se saber sobre a morsa? Então leia sobre Focas – Características, alimentação, espécies e onde vivem
Fontes: Britânica Escola Cola da Web InfoEscola
Imagens: Wikipédia The Mercury News The Journal City Best Wallpaper No Mar Profundo