É muito comum chamarmos pessoas que não dirigem muito bem de barbeiro. Mas, afinal, de onde surgiu essa expressão popular ‘motorista barbeiro’? Em suma, o hábito de relacionar o ofício de barbeiro com quem dirige mal começou no século XV. Pois, nessa época era comum que o profissional da navalha exercesse outras funções, além de cortar cabelo e fazer a barba.
Tanto no Brasil, como na Europa, os barbeiros eram profissionais que faziam trabalhos médicos e odontológicos, devido a falta de mão de obra especializada. Dessa forma, os profissionais da navalha também arrancavam dentes, além de realizar pequenas cirurgias e sangrias (retirada do sangue para eliminar doenças).
No entanto, com as condições de trabalho precárias e a falta de conhecimento especializado por parte dos barbeiros, os procedimentos eram feitos com pouca qualidade. O que não agradava muito os seus pacientes. Enfim, tudo isso acabou estimulando o uso da expressão ‘barbeiro’, para classificar pessoas que não faziam suas tarefas corretamente. Então, ao vir para o Brasil, a expressão começou a ser usada especificamente para motoristas que fazem bobagens no trânsito, chamando-os de motorista barbeiro.
Motorista barbeiro: origem da expressão
A origem da expressão popular ‘motorista barbeiro’ deu-se no início do século XV, isso, graças a ações ocorridas no século XIV relacionadas ao profissional. Em suma, era comum na Europa do século XIV que barbeiros profissionais realizassem outras atividades além de cuidar do cabelo e da barba. Pois, a mão de obra qualificada era bastante escassa. Dessa forma, os profissionais também extraiam dentes, removiam calos e unhas, realizavam pequenas cirurgias, entre outros.
No entanto, os serviços prestados pelo barbeiro deixavam consequências desagradáveis aos pacientes. Pois, as condições nem sempre eram as mais adequadas, além do fato de que o barbeiro não tinha conhecimento especializado sobre os procedimentos que realizava.
Portanto, a partir do século XV, em Portugal o termo barbeiro começou a ser atribuído para pessoas que realizavam de forma mal feita qualquer tipo de atividade, inclusive dirigir mal, chamando-o de motorista barbeiro.
Chegada da expressão no Brasil
A partir do século XIX, os profissionais da navalha pararam de executar procedimentos que não eram sua especialidade. No entanto, o termo barbeiro se popularizou de tal forma que continua sendo usado até os dias de hoje. Contudo, ao chegar no Brasil, o termo tão popular em Portugal ganhou uma nova variação.
Curiosamente, a associação da expressão popular passou a ser usada exclusivamente para designar pessoas que não levam muito jeito no volante. Dessa forma, sempre que alguém se depara com um mau motorista no trânsito, é comum se referir a ele como ‘motorista barbeiro’.
Se você gostou desse post, também vai gostar desse: Casa da mãe Joana – História por trás dessa expressão tão usada.
Fontes: Só Português, Super Abril, História de Tudo, Expressões Populares