Curiosidades

Por que quem dirige mal é chamado de motorista barbeiro?

A expressão motorista barbeiro é bastante antiga, mas, nem todos sabem sua origem ou porque é atribuída para pessoas que dirigem mal.

É muito comum chamarmos pessoas que não dirigem muito bem de barbeiro. Mas, afinal, de onde surgiu essa expressão popular ‘motorista barbeiro’? Em suma, o hábito de relacionar o ofício de barbeiro com quem dirige mal começou no século XV. Pois, nessa época era comum que o profissional da navalha exercesse outras funções, além de cortar cabelo e fazer a barba.

Tanto no Brasil, como na Europa, os barbeiros eram profissionais que faziam trabalhos médicos e odontológicos, devido a falta de mão de obra especializada. Dessa forma, os profissionais da navalha também arrancavam dentes, além de realizar pequenas cirurgias e sangrias (retirada do sangue para eliminar doenças).

No entanto, com as condições de trabalho precárias e a falta de conhecimento especializado por parte dos barbeiros, os procedimentos eram feitos com pouca qualidade. O que não agradava muito os seus pacientes. Enfim, tudo isso acabou estimulando o uso da expressão ‘barbeiro’, para classificar pessoas que não faziam suas tarefas corretamente. Então, ao vir para o Brasil, a expressão começou a ser usada especificamente para motoristas que fazem bobagens no trânsito, chamando-os de motorista barbeiro.

Motorista barbeiro: origem da expressão

A origem da expressão popular ‘motorista barbeiro’ deu-se no início do século XV, isso, graças a ações ocorridas no século XIV relacionadas ao profissional. Em suma, era comum na Europa do século XIV que barbeiros profissionais realizassem outras atividades além de cuidar do cabelo e da barba. Pois, a mão de obra qualificada era bastante escassa. Dessa forma, os profissionais também extraiam dentes, removiam calos e unhas, realizavam pequenas cirurgias, entre outros.

Continua após a publicidade

No entanto, os serviços prestados pelo barbeiro deixavam consequências desagradáveis aos pacientes. Pois, as condições nem sempre eram as mais adequadas, além do fato de que o barbeiro não tinha conhecimento especializado sobre os procedimentos que realizava.

Portanto, a partir do século XV, em Portugal o termo barbeiro começou a ser atribuído para pessoas que realizavam de forma mal feita qualquer tipo de atividade, inclusive dirigir mal, chamando-o de motorista barbeiro.

Continua após a publicidade

Chegada da expressão no Brasil

A partir do século XIX, os profissionais da navalha pararam de executar procedimentos que não eram sua especialidade. No entanto, o termo barbeiro se popularizou de tal forma que continua sendo usado até os dias de hoje. Contudo, ao chegar no Brasil, o termo tão popular em Portugal ganhou uma nova variação.

Curiosamente, a associação da expressão popular passou a ser usada exclusivamente para designar pessoas que não levam muito jeito no volante. Dessa forma, sempre que alguém se depara com um mau motorista no trânsito, é comum se referir a ele como ‘motorista barbeiro’.

Continua após a publicidade

Se você gostou desse post, também vai gostar desse: Casa da mãe Joana – História por trás dessa expressão tão usada.

Fontes: Só Português, Super Abril, História de Tudo, Expressões Populares

Próxima página »

Escolhidas para você