Curiosidades

Quais são os mundos da mitologia nórdica?

Existem nove mundos da mitologia nórdica distribuídos na Yggdrasil, a árvore que representa o Universo e possui habilidades mágicas.

Nos mundos da mitologia nórdica, encontramos deuses e deusas, gigantes, criaturas estranhas e poderosas, elfos, anões e espíritos da terra. Segundo essa cultura, os nove mundos estão todos ligados entre si como as raízes e galhos de uma árvore que simboliza o mundo inteiro: Yggdrasil. Cada reino é então representado dentro e abriga diferentes seres.

Aliás, o número nove é significativo na mitologia nórdica e surge regularmente; por exemplo Heimdall teve nove filhas; e Odin ficou pendurado na árvore Yggdrasil por nove dias. Vamos saber mais sobre a mitologia nórdica a seguir.

Tópicos deste artigo

  1. Origem da Mitologia Nórdica
  2. Características
  3. Deuses da Mitologia Nórdica
  4. Seres sobrenaturais nórdicos
  5. Os nove mundos da Mitologia Nórdica
  6. Lugares míticos
  7. Yggdrasil
  8. Ragnarök
  9. Runas

Origem da Mitologia Nórdica

A mitologia nórdica consiste em muitas crenças, lendas e contos pré-cristãos do povo escandinavo. Essas pessoas incluem pessoas que vivem na Islândia, onde a maioria das fontes da mitologia nórdica foi escrita.

Desse modo, a tradição oral foi coletada e registrada em manuscritos por volta do século XIII. Os textos mais famosos que de alguma forma resistiram ao teste do tempo foram os Eddas.

Continua após a publicidade

Características

A mitologia viking é estabelecida principalmente em textos escritos em nórdico antigo, uma língua germânica do norte na qual as línguas escandinavas modernas têm suas raízes.

A maioria desses textos foi criada na Islândia e inclui as famosas sagas, histórias escritas pelos vikings que foram baseadas principalmente em pessoas e eventos reais.

Os deuses nórdicos são centrais na mitologia viking, mas além deles existem os heróis, lobos, serpentes, gigantes, anões e feiticeiros.

Deuses da Mitologia Nórdica

Os deuses e deusas venerados pelos vikings são Odin, Thor, Loki, Baldur, Frigg, Freya, Freyr e Njoror. Existem muitos outros deuses e deusas no panteão nórdico, mas estes receberam a atenção primária nas sagas e eddas.

Continua após a publicidade
  1. Odin, o pai de todos, o buscador caolho da sabedoria, deus da magia, guerra e runas, ficou preso em Yggdrasil por nove dias e noites para encontrar sabedoria, trouxe as runas para a humanidade;
  2. Thor, com seu martelo mágico Mjolnir, protege a humanidade e seu reino de Midgard, deus dos guerreiros;
  3. Loki, um perigoso trapaceiro meio deus, meio gigante, sempre causando estragos entre os deuses;
  4. Baldur, filho de Odin e Frigg, um deus lindo e gracioso, amado por todos, morto pela trapaça de Loki;
  5. Frigga, esposa de Odin, praticante de magia, deusa do lar, mãe de Baldur;
  6. Freya, deusa envolta em penas do amor e da fertilidade, mas também da guerra e da morte;
  7. Freyr, seu irmão, deus da agricultura, agricultura, fertilidade e prosperidade;
  8. Njord, poderoso deus do mar.

Seres sobrenaturais nórdicos

Além dos deuses, a mitologia nórdica também conta com seres sobrenaturais, que incluem:

Anões: seres de grande inteligência;
Elfos: seres imortais que possuem poderes mágicos;
Heróis: seres com poderes e realizadores de façanhas;
Jotuns: gigantes fortes e astutos;
Monstros: poderosos e cruéis;
Valquírias: seres sobrenaturais femininos que servem Odin.

Os nove mundos da Mitologia Nórdica

Álfheim: mundo dos elfos brilhantes;
Asgard: mundo dos deuses Aesir;
Jotunheim: mundo dos gigantes;
Midgard: mundo dos humanos (corresponde ao Planeta Terra);
Muspelheim: mundo dos gigantes de fogo;
Nidavellir: mundo dos anões;
Niflheim: mundo dos anões e gigantes de gelo;
Svartalfheim: mundo dos deuses subterrâneos;
Vanaheim: mundo dos deuses Vanir.

Lugares míticos

Bifrost ou Bilröst: é a ponte de arco-íris que liga Asgard e Midgard, o guarda em Bifrost é Heimdall. Em suma, Bifrost foi construído com fogo, ar e água pelos deuses. Os três materiais dão as três cores Vermelho “Fogo”, Azul “Ar” e Verde “Água”.

Continua após a publicidade

Valhalla: é onde todos os guerreiros caídos que morreram bravamente em batalha passarão sua vida após a morte. Leia mais sobre Valhalla.

Yggdrasil

O centro do cosmos dos vikings é o freixo Yggdrasil, que cresce no Poço de Urd. Yggdrasil detém os Nove Mundos, lar dos deuses, do homem e de todos os seres espirituais.

Assim, os deuses vivem em Asgard e Vanaheim e os humanos habitam Midgard. Gigantes vivem em Jotunheim, elfos em Alfheim e anões em Svartalfheim.

Outro é o mundo primordial do gelo, Niflheim, enquanto Muspelheim é o mundo do fogo. O último mundo compreende Hel, a terra dos mortos, governada pela deusa Hela.

Continua após a publicidade

Ragnarök

Ragnarok é a destruição cataclísmica do cosmos e tudo nele – até os deuses. Quando a mitologia nórdica é considerada como um conjunto cronológico de contos, a história de Ragnarok vem naturalmente no final.

Para os vikings, o mito de Ragnarok era uma profecia do que estava por vir em algum momento não especificado e desconhecido no futuro, mas tinha profundas ramificações sobre como os vikings entendiam o mundo em seu próprio tempo.

Runas

Runas nórdicas são símbolos extremamente antigos que foram encontrados inscritos em pedras em várias partes do norte da Europa. As runas são um grupo de símbolos que compõem o alfabeto escrito e diversas línguas faladas pelos povos germânicos da Europa. Acredita-se que as runas nórdicas datam de pelo menos cerca de 150 d.C.

A palavra ‘runa’ deriva de uma antiga palavra anglo-saxônica que significa ‘mistério ‘ ou ‘ segredo ‘. Além disso, é importante mencionar que a árvore Rowan era reverenciada espiritualmente, e runa é a palavra raiz usada para identificar a árvore Rowan.

Continua após a publicidade

Por fim, o alfabeto rúnico nórdico consiste em 24 letras divididas em três categorias de 8 runas cada, chamadas Aetts.

Então, gostou de saber mais sobre os mundos da mitologia nórdica? Pois, veja o vídeo abaixo e leia também: Mitos sobre os vikings que não passam de mentira

Fontes: Quero Bolsa

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você