Curiosidades

Niflheim, origem e características do Reino dos Mortos nórdico

As crenças da mitologia nórdica reconheciam o reino gelado de Niflheim, governado por Hela, como um dos responsáveis pela origem do mundo.

Por P.H Mota

Segundo a mitologia nórdica existem nove mundos. Um deles é o mundo primordial do gelo, governado pela deusa Hela e conhecido como Niflheim. O nome significa Lar da Névoa e faz referência à névoa perpétua que cerca o reino de escuridão.

O mito de criação nórdico diz que o mundo nasceu do encontro de duas forças no espaço. A força quente era chamada de Muspelheim, enquanto a fria era justamente Niflheim.

Além de ser conhecido como reino de gelo e frio, o plano também é interpretado como o reino dos mortos.

Origem do nome Niflheim

Niflheim - origem e características do reino dos mortos nórdico
VKNG Jewelry

O termo Niflheim é encontrado apenas nos relatos de Snorri. A princípio, aparecia como Niflhel, fazendo uma referência ao mundo dos mortos, Hel. Sendo assim, o prefixo Nifl traz um sentido de “embelezamento poético” para esse reino de morte.

Nessa forma, a palavra é menciona em outras obras que vieram antes de Snorri. Por causa disso, acredita-se que o autor pode ter apenas adaptado o nome retirado de poemas antigos.

A variação Niflheimr também aparece em alguns textos. No poema Hrafnagaldr Óðins, por exemplo, o termo indica um sinônimo de norte.

Reino de frio

Niflheim - origem e características do reino dos mortos nórdico
Norse Myth

De acordo com a mitologia, Niflheim era um reino gelado que dava origem a todos os rios conhecidos. Ali, também havia o rio Elivágar e o poço Hvergelmir. A partir da união desse reino com o reino  do fogo, foi criado o vapor criativo que deu origem ao mundo.

Após a criação, surgiu o primeiro ser criado: o gigante Ymir. Em seguida, o mundo de Niflheim passou a ser o lar da deusa Hela. A deusa também é responsável pelo reino dos mortos, que fica logo abaixo do reino gelado.

Hela e o reino dos mortos

Niflheim - origem e características do reino dos mortos nórdico
VKNG Jewelry

Hela é responsável por governar o reino com poder absoluto, dado pelo próprio Odin. Isso significa que a deusa pode decidir o destino final de cada alma, assim como devolvê-las para o mundo dos vivos.

Apesar de ser o reino dos mortos, o reino de Niflheim não se aproxima do conceito do inferno cristão. Isso porque os nórdicos não tinham uma crença com conceitos definidos de céu e inferno.

Sendo assim, o paralelo mais fiel seria do reino com o purgatório. Sem a presença dos deuses, é um local de frio e escuridão, mas não necessariamente voltado para a dor e a destruição dos seres.

Fontes: Wikpedia, Aminoapss

Próxima página »

Escolhidas para você