Curiosidades

Hela, a deusa da morte e filha de Loki

Além de ser inspirada na deusa da mitologia nórdica, Hela também é a primeira grande vilã feminina do Universo Cinematográfico Marvel.

Nos quadrinhos da Marvel, Hel ou Hela é sobrinha de Thor, sendo filha de Loki, o deus da trapaça. Nisso, ela segue o exemplo de Hel, a figura da mitologia nórdica real na qual ela se baseia.

Segundo essa mitologia, Hel é a deusa dos mortos ou do além, o Niflhel. Aliás, o nome dessa divindade significa “aquela que esconde ou cobre o símbolo do inferno”.

Em suma, Hela seria responsável por julgar as almas que passam pelo submundo, o seu reino. Ou seja, a deusa da morte é a receptora bem como a julgadora da almas que chegará em Helheim.

Além de também ser a guardiã dos segredos pós-vida, portanto, mostra como a vida é apenas um ciclo impermanente. Vamos saber mais sobre a deusa da morte, a seguir.

Hela na mitologia nórdica

Diferente de outros deuses do mundo inferior, Hela não é uma divindade má, apenas justa e gananciosa. Portanto, ela sempre era complacente com espíritos bondosos, doentes e idosos.

Desta maneira, ela sempre cuidava bem e  zelava para o conforto de cada um deles. Já, quem ela julgava ser mau, era lançado nas profundezas de Niflherim.

Continua após a publicidade

O seu reino, Helheim, ou mais conhecido como submundo, é visto como frio e escuro, porém belo e possuía nove círculos. E, diferente do que muitos julgam, o seu reino não era o “inferno”.

seria um local de descanso e conforto para os espíritos bondosos, e lugar onde um maus seriam exilados. Ou seja, Helheim é a “Terra” pós-morte.

E, para chegar no seu reino, era preciso atravessar uma ponte, cujo chão era composto por cristais dourados. Mais ainda, precisa-se cruzar um rio congelado, chamado Gjöll para alcançar a esfera dessa divindade.

Ao chegar à porta, deveriam pedir permissão à guardiã Mordgud. Além disso, quem se aproximava deveria manifestar motivação, se estivesse vivo; ou moedas de ouro, que eram encontradas em túmulos, se estivesse morto. Hela também possuía um cão chamado Garm.

Hela, quem é? Origem, lenda, poderes e missão da deusa nórdica
Fonte: GameHall

Origem e características

De acordo com a mitologia nórdica, Hela (Hel, Hell ou Hella) é primogênita da giganta Angurboda, a deusa do medo; com o deus da trapaça, Loki.

Além disso, ela é a irmã mais nova de Fenrir, um lobo gigante; e da serpente gigante Jörmungandr, conhecida como a Serpente do Mundo.

Hela nasceu com uma aparência um tanto quanto curiosa. Metade do seu corpo era belo e normal, porém a outra metade era esquelético, em estado de decomposição.

Então, por conta da sua aparência, que não era tolerada por Asgard, Odin a baniu para Niflheim. E assim ela ficou encarregada do mundo inferior, que assim foi chamado de Helheim.

Portanto, ela é uma representação do mundo ctônico, como uma realidade do inconsciente. Além de também possuir referencias de antigas divindades da fertilidade, onde a morte precisa existir para que haja vida.

Hela, quem é? Origem, lenda, poderes e missão da deusa nórdica
Fonte: Feededigno

Hela nos quadrinhos da Marvel Comics

Hela é a deusa asgardiana da morte, inspirada na deusa nórdica Hel. Nos quadrinhos, o rei asgardiano Odin (pai de Thor) a nomeia para governar Hel, um inferno parecido com um submundo escuro, e Nifleheim, uma espécie de purgatório gelado.

Ela muitas vezes tenta estender seu domínio para Valhalla, um grande salão em Asgard onde residem as almas que morreram honrosamente. Thor – interpretado por Chris Hemsworth nos filmes da Marvel – geralmente é o herói que a impede.

A deusa dos mortos no cinema

Assim como nos quadrinhos, Hela é baseada na deusa nórdica Hel, e enfrenta Thor inúmeras vezes. Ela também é tradicionalmente retratada como a filha de Loki, o deus do mal retratado no Universo Cinematográfico Marvel pelo favorito dos fãs, Tom Hiddleston.

Contudo, em Thor: Ragnarok, do diretor Taika Waititi, Hela é rapidamente revelada como a primogênita de Odin e, portanto, é a irmã mais velha do deus do trovão.

A informação é relacionada a Loki e Thor pelo próprio Odin (Anthony Hopkins), segundos antes de falecer. Pouco depois, Hela se apresenta a seus irmãos mais novos e explica seu plano de ocupar seu lugar de direito no trono de Asgard.

No verdadeiro estilo de herói, Thor ataca Hela sem pensar, mas antes que ele possa causar qualquer dano, ela destrói seu martelo encantado Mjolnir, e o mais covarde Loki chama Skurge (Karl Urban) – agora guardiões da Ponte Bifrost – para transportá-los em segurança.

No entanto, Hela tira Loki e Thor do curso, e chega em Asgard sozinha, pronta para assumir o controle do reino.

Então, se você gostou dessa matéria, também pode gostar de: Midgard – História do Reino dos Humanos na Mitologia Nórdica

Veja histórias de outros deuses que podem interessar:

Conheça Freya, a deusa mais bela da mitologia nórdica
Forseti, o deus da justiça da mitologia nórdica
Frigga, a deusa-mãe da Mitologia Nórdica
Vidar, um dos deuses mais fortes da mitologia nórdica
Njord, um dos deuses mais reverenciados da mitologia nórdica
Loki, o deus da trapaça na Mitologia Nórdica
Tyr, o deus da guerra e o mais corajoso da mitologia nórdica

Fontes: Escola Educação, Feededigno e Horóscopo Virtual

Próxima página »

Escolhidas para você