Sofrer um infarto é algo bastante sério e, em alguns casos, pode levar até à morte. No entanto, se você souber identificar os sintomas do problema e a pessoa que estiver infartando receber atendimento médico, é possível salvá-la.
Mas, para entender se uma pessoa está mesmo infartando ou se está sofrendo qualquer outro problema é preciso identificar os sintomas de um infarto e, claro, as sensações que ele pode trazer às suas “vítimas”.
Aqui mesmo, no Segredos do Mundo, já mostramos aos nossos leitores que é possível prevenir que infarto, já que o problema demonstra emite alguns sinais até um mês antes de acontecer. Mas, sobre o que se sente na hora que se está infartando é pouco conhecido. Não é verdade?
O que sente quem está infartando?
De acordo com especialistas, além das famosas dores no peito e no braço, existem também outros sintomas e sensações que se sente durante um infarto, e que o tornam ainda pior. As pessoas sentem o pescoço formigando, dores nas costas, suor frio, vômito e náuseas.
Agora, se você costuma sentir dores no peito após as atividades físicas, que somem depois de um intervalo de descanso; e uma espécie de queimação no estômago, mesmo sem relação com sua última refeição, cuidado! Médicos alertam que estes também costumam ser sinais de que uma pessoa pode estar prestes a infartar.
Como evitar?
Você já deve saber, mas vamos lá. Doenças como diabetes, hipertensão e obesidade; além de fatores como sedentarismo, tabagismo e má alimentação são algumas das combinações bombásticas quando o assunto são os problemas do coração.
No caso das mulheres, no entanto, o assunto pode ser até mais sério. Segundo especialistas, a probabilidade das mulheres sofrerem um infarto é até 50% superior a dos homens, já que elas contam com artérias mais estreitas. Isso faz com que o risco seja maior, mesmo em caso de obstruções pequenas. Cigarros e anticoncepcionais também são grandes vilões para a saúde cardíaca das mulheres.
Então, em resumo: uma vida saudável e acompanhamento médico ajudam bastante na hora de evitar um ataque cardíaco ou, talvez, prevenir a proximidade de um.
E, por falar em doenças e pessoas infartando, talvez você devesse conferir essa outra matéria para viver mais tranquilo: 12 mentiras sobre a saúde que todo mundo ainda acredita.
Fonte: Bolsa de Mulher
Capa: Notiactual
3 comentários em “Ataque cardíaco: como saber quando alguém está infartando?”