Saúde

O que causa cãibras? Principais sintomas e fatores de risco

Dependendo da condição de saúde da pessoa, o que causa cãibras pode estar ligado a hábitos de rotina ou outros problemas.

Por P.H Mota

A cãibra é um tipo de contração rápida e voluntária dos músculos da perna, geralmente da panturrilha. O que causa as câimbras pode variar a cada caso  geralmente está ligado a baixo volume de exercícios físico ou falta de água nos músculos.

Entretanto, também existem alguns fatores de risco que podem promover o desenvolvimento do desconforto. Por outro lado, também existem hábitos de rotina que ajudam a evitar o aparecimento das contrações.

Ainda que o desconforto não seja grave, na maioria dos casos, provoca incômodo suficiente para que os pacientes busquem soluções para eliminar a repetição do problema.

O que causa cãibras

O que causa câimbras: principais sintomas e fatores de risco
A Vogel

As cãibras podem acontecer em situações variadas, como durante a noite, após exercícios físicos, depois de longas caminhadas ou longos períodos em pé e em momentos de tensão, por exemplo. Na maioria dos casos há dor intensa, mas também podem aparecer sinais de vermelhidão ou inchaço.

Continua após a publicidade

A falta de água nos músculos é um dos principais motivos para o problema. Isso porque a desidratação deixa as fibras musculares sujeitas ao espasmo, gerando a dor. Além disso, abaixas temperaturas também favorecem a contração natural, promovendo a dor muscular.

Também é comum que atividades de muita intensidade muscular provoquem o problema. Com a sobrecarga dos músculos, os espasmos naturais surgem como ocorrência do uso intenso, especialmente em atletas de alta performance. O problema acontece porque, com a atividade intensa, há falta de oxigênio ou excesso de ácido lático nos músculos.

Continua após a publicidade

Além disso, idosos também podem sofrer muito com as câimbras, por conta do estreitamento das artérias que surgem com a idade.

Outros fatores de risco também podem ajudar a causar o problema, como diabetes, problemas neurológicos, lesões vasculares e insuficiência renal.

Continua após a publicidade

Como aliviar cãibras

O que causa câimbras: principais sintomas e fatores de risco
Sports Focus Physio

Para aliviar as dores de cãibras, pode-se apostar em massagens e alongamentos do músculo contraído. Em partidas de futebol, por exemplo, é comum ver jogadores sentando-se no chão e esticando a perna, enquanto um companheiro força a ponta do pé na direção do corpo.

A partir do alongamento, então, o músculo busca uma recuperação natural que pode colocar fim à dor da contração involuntária.

Em casos de episódios regulares, é importante fazer consultas com médicos para buscar um tratamento de adequado. Isso porque a origem do problema pode estar além da prática de exercícios, estando relacionada a outros problemas de saúde mais graves.

Diagnóstico e tratamentos

O que causa câimbras: principais sintomas e fatores de risco
Dan Boater

Na maioria dos casos, os espasmos involuntários das cãibras desaparecem sozinho, após algum tempo. No entanto, em casos de incômodo muito frequente, podem haver causas problemáticas para a condição.

Continua após a publicidade

Os casos isolados podem ser resolvidos com alongamentos feitos sem muita força, por um minuto. É importante que o alongamento seja leve e não force muito o músculo, pois o processo pode gerar lesões ainda mais graves. Além disso massagens circulares também ajudam a aliviar a dor e relaxar o músculo estirado.

Hábitos de alimentação também podem reduzir a causa de cãibras. Pacientes com deficiências nutricionais de mineiras, por exemplo, podem consumir alimentos ricos em potássio e magnésio. As principais indicações incluem banana, maçã, kiwi, aveia, castanha do pará e água de coco.

Próxima página »

Escolhidas para você