Em primeiro lugar, para aprender o que é ascendente precisa-se conhecer um pouco sobre Astrologia. Nesse sentido, se trata de uma pseudociência que parte da premissa de que as posições relativa dos corpos celestes oferecem informações sobre a personalidade. Além disso, também inclui questões como relações humanas, sentimentos e outros assuntos dessa natureza a partir dos signos.
Desse modo, existem alguns conceitos básicos fundamentais, como a noção de signos, horóscopo e mapa astral. Por um lado, os signos referem-se aos elementos do zodíaco, sendo 12 diferentes designações que variam de acordo com a data de nascimento. Sendo assim, cada signo remete a um período aproximado de trinta dias no calendário.
Como exemplo pode-se citar uma pessoa que nasce no dia 11 de novembro como do signo de Escorpião. Basicamente, essa designação parte do fato do ciclo de Escorpião acontecer entre 23 de outubro e 23 de novembro. Ademais, cada signo do zodíaco tem como base uma constelação, apta a ser visualizada da Terra a olho nu durante a noite.
Em contrapartida, o mapa astral refere-se ao estudo detalhado sobre as condições e posições de todos os corpos celestes no momento do nascimento. Dessa forma, consiste em uma espécie do mapa da vida, de onde surge, entre outros elementos, o signo ascendente. Sobretudo, o ascendente é o signo do Zodíaco que estava posicionado na linha do horizonte durante o momento do nascimento.
Ou seja, é o signo que ascende ou que surge na linha do horizonte naquele momento. Mais ainda, precisa-se entender o próprio significado de ascendente, enquanto um adjetivo que designa aquilo que ascende, sobe, progride e se eleva. Portanto, precisa-se saber a hora exata do nascimento do indivíduo para realizar os cálculos que revelam o signo ascendente.
O que é ascendente e o significado para cada signo
A princípio, o ascendente surge a partir de um mapa astral, porque essa ferramenta mapeia as posições dos astros no momento do nascimento. No geral, o ascendente influencia na forma com que as pessoas enxergam o indivíduo. Ou seja, trata-se de um complemento da personalidade.
Nesse sentido, ainda oferece informações como o ponto de vista, a forma com que enfrenta as situações, qual escudo utiliza para se proteger e como apresenta a própria imagem. Curiosamente, existem astrólogos que acreditam que o ascendente se manifesta com maior intensidade após os 30 anos de idade.
Entretanto, há quem diga que o conhecimento do ascendente e do mapa astral ajuda a desenvolver o autoconhecimento. Como consequência, a pessoa sabe administrar melhor os sentimentos independente da idade. Por fim, conheça as atribuições de cada ascendente a seguir:
1) Áries
Geralmente, quem tem ascendente em Áries aborda a vida de frente e com sinceridade, sempre apresentando seu ponto de vista. Além disso, apresentam grande coragem, mas lidam com a ansiedade igualmente. Também se mostram ao mundo como pessoas que tem garra para lutar pelo que acredita, sem temer os riscos.
Por fim, tem traços de impulsividade na personalidade. Sobretudo, demonstram não gostar de perder tempo, sendo ainda competitivos em um nível que os favorece na prática de atividades esportivas.
2) Ascendente em Touro
Por outro lado, quem tem ascendente em Touro apresenta uma aparência estável e pacífica. Mais ainda, não costumam ter desperdícios financeiros, mas também não economizam muito. Ou seja, costumam apreciar coisas boas da vida, como comida, roupas e viagens.
Apesar disso, são indivíduos que detestam conclusões precipitadas, e por isso demoram a reagir às coisas. Porém, admiram aquilo que é familiar e duradouro, procurando-os na vida.
3) Gêmeos
No geral, pessoas com ascendente em Gêmeos costumam abordar o mundo com mente aberta e curiosidade. Desse modo, também são sociáveis, chegando a passar a impressão de serem mais abertos do que realmente são. Portanto, é comum serem vistos como pessoas que se pode conversar sobre tudo.
Em contrapartida, tem dificuldade de manter itneresse em algo por muito tempo, mas utilizam da comunicação para e aproximar das outras pessoas. Nesse sentido, são pessoas ativas, que costumam conversar gesticulando as mãos, por exemplo.
4) Ascendente em Câncer
Comumente, quem tem ascendente em Câncer tende a ser delicado, sensível e quase maternal. Sendo assim, conseguem criar identificação automática com outras pessoas. Porém, quando sofrem ataques ou passam por uma discussão, tendem a se retrair para evadir a situação, agindo de forma introspectiva.
Portanto, não gostam de conflitos e evitam ao máximo machucar outras pessoas. Apesar disso, são verdadeiros pontos de segurança para aqueles ao seu redor.
5) Leão
A princípio, pessoas com ascendente em Leão não passam despercebidas por onde passam. Sendo assim, atraem outros com sua energia, sendo notados naturalmente. Ademais, ocupam o centro das atenções com a personalidade forte e a expressividade, mas também com a energia calorosa, o otimismo e a vitalidade. Contudo, tendem a ser dramáticos em excesso em algumas ocasiões.
6) Ascendente em Virgem
Em contrapartida, quem tem ascendente em Virgem no mapa astral está sempre pronta para resolver um problema. Nesse sentido, não pensam duas vezes para realizar uma tarefa, sendo indivíduos ativos e de ideias páticas. Porém, são extremamente detalhistas e buscam perfeição no que fazem, perdendo tempo com coisas desnecessárias no processo.
7) Libra
Geralmente, pessoas com ascendente em Libra são populares pela harmonia na aparência, mas também nas ações. Desse modo, são diplomatas naturais, buscando equilíbrio constante nas relações e lidando com os problemas por meio do carisma. Entretanto, podem ser indecisos nesse processo por temerem desagradar seus semelhantes.
8) Ascendente em Escorpião
Sobretudo, o ascendente em Escorpião faz do indivíduo uma pessoa observadora. Além disso, apresentam introversão e reserva como características marcantes. Portanto, não são sociáveis, mas tornam-se quando passam a confiar na pessoa.
Apesar disso, é extremamente leal aos seus amigos e familiares. Desse modo, pode-se contar com quem tem esse signo no mapa para situações diversas.
9) Sagitário
Antes de mais nada, o ascendente em Sagitário tem como principal característica a energia positiva, o otimismo e a fé no futuro. Sendo assim, costumam ser a alma da festa, além de excelentes contadores de história. No geral, são espíritos livres e idealista que inspiram seus semelhantes.
10) Capricórnio
Acima de tudo, a segurança é essencial para quem tem ascendente em Capricórnio. Desse modo, tendem a ser reservados e sérios, sem pressa e com pouca tendências a riscos. Porém, são perseverantes nos objetivos e defendem o que acreditam com garra.
11) Aquário
Apesar de terem aparência desligada e desinteressada, quem tem ascendente em Aquário no mapa é também sociável. No geral, são abertos ao novo, mas temem a perda da liberdade diante da intimidade. Comumente, são os amigos de maior confiança e tendem a resolver os problemas de forma engenhosa.
12) Peixes
A princípio, são indivíduos com ascendente em Peixes aqueles que conseguem se adaptar rapidamente ao lugar em que estão. Além disso, tendem a ser simpáticos e apresentar compaixão. Portanto, são sempre dispostos a ajudar, mas o idealismo tende a comprometer o sentido prático. Apesar disso, são excelentes ouvintes.
E aí, aprendeu sobre o que é ascendente? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência
Fontes: Personare | Significados | Purebreak | Elle
Imagens: Área da Mulher