Curiosidades

O que é caixa postal? Como funciona e como contratar o serviço

A caixa postal é uma solução perfeita para quem deseja um endereço alternativo para receber correspondências e manter seu endereço privado.

Por P.H Mota

A caixa postal é um serviço criado pelos Correios como opção para quem quer ter um endereço alternativo para recebimento de encomendas. Sendo assim, uma agência do serviço postal cria uma caixa privada para o contratante, a fim de reunir as encomendas num só lugar.

A opção é útil para quem não pode receber envios em casa com frequência ou quer garantir a privacidade. Além disso, para pessoas que vivem em áreas em que a chegada de carteiros ou entregadores é prejudicada, a caixa postal pode resolver o problema.

Para contratar o serviço, basta ir até uma agência que oferece a possibilidade de registrar uma caixa postal com os documentos necessários. Além disso, o serviço conta com uma taxa de manutenção para se manter ativo.

Como funciona a caixa postal

Assim que contrata o serviço de endereço alternativo, o cliente já pode começar a receber encomendas e correspondências no endereço indicado pela caixa postal. Os objetos recebidos são armazenados por 15 dias, sendo retornados para o remetente caso não sejam retirados dentro desse prazo.

A opção permite receber envios de quaisquer pessoas sem a necessidade de expor um endereço particular, por exemplo. Além disso, é possível garantir que a entrega do objeto mesmo que não haja alguém em casa ou no local do destinatário.

Como contratar uma caixa postal

Pessoas físicas

Antes de tudo, é preciso ir a uma agência que ofereça a possibilidade de contratação do número de endereço alternativo. Isso pode ser feito por meio do site dos Correios, verificando o CEP da sua região.

Continua após a publicidade

Logo em seguida, é só ir até o local portando Carteira de Identidade (ou Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação) e CPF. Além disso, o cliente deve levar um comprovante de residência de, no máximo, noventa dias da data vigente.

Menores de 16 anos também podem contratar uma caixa postal, mas precisam da assinatura de um tutor no contrato. Maiores de 16, mas menores de 18, podem assinar o contrato, desde que o tutor legal esteja presente no momento da assinatura.

Pessoas jurídicas

No caso da abertura do serviço para pessoas jurídicas, o processo é semelhante, mas carece de outros documentos. É preciso informar o CNPJ e levar o Contrato Social da empresa, ou seu Estatuto Social, em casos de ONGs e Fundações, por exemplo.

Também é preciso apresentar uma conta (de água, luz, gás ou telefone) em nome da pessoa jurídica que está contratando a caixa postal.

Nesses casos, o serviço pode ser contratado em três modalidades diferentes, incluindo opções semestral, anual e bienal. Os valores variam de acordo com cada um dos planos.

E a caixa postal do celular? Como funciona?

A caixa postal do celular tem uma função mais ou menos parecida do que a física. Ela existe para que as pessoas que tentarem falar com um determinado contato e não conseguirem possam deixar uma mensagem breve acerca do assunto ou mesmo pedindo o retorno da ligação.

Continua após a publicidade

É importante que, para usá-la de forma satisfatória, você ative o serviço. Depois disso, você deverá gravar uma mensagem avisando a quem te ligou que você está indisponível e que retornará quando puder, por exemplo.

Essa mensagem deve durar de 15 a 20 segundos e deve apresentar informações, como: seu nome, sua indisponibilidade em atender naquele momento, um pedido para a pessoa te deixar um recado e o telefone para que você possa retornar.

Leia também:

Fontes: Outra Renda, LKM Escritórios, Rastrear Objetos, Prestus.

Próxima página »

Escolhidas para você