Curiosidades

Selo postal: origem, história e curiosidades da arte

O selo postal é um elemento que tem como objetivo comprovar o pagamento da prestação de um serviço postal, com previsão na legislação nacional

Em primeiro lugar, o selo postal é uma estampilha, adesiva ou fixa, assim como a estampa com origem a partir e uma máquina de franquear correspondência. Além disso, tem como objetivo comprovar o pagamento da prestação de um serviço postal. Nesse sentido, tem previsão na legislação brasileira.

No geral, um selo postal é um papel adesivo que prova o pagamento da taxa básica dos serviços postais. Comumente, tem o formato de um pequeno retângulo colado a um envelope. Sendo assim, significa, de forma visual, que a pessoa tem o envio total ou parcialmente pago para a entrega.

Sobretudo, são a forma mais popular de pagamento para correspondência no tipo varejo. Entretanto, as alternativas incluem produtos como envelopes postais pré-pagos e máquina de franquia postal. Curiosamente, o nome do estudo de selos chama-se Filateria, e ainda existe o hábito de colecionar selos como hobby.

Por fim, existem conceitos principais e em comum entre os diversos selos postais no mundo. Como exemplo, pode-se citar o selo comemorativo com emissão temática sobre fatos, datas e eventos de destaque. Também pode-se falar sobre coleções temáticas, que refere-se ao conjunto de selos postais correlacionadas a um determinado tema.

Continua após a publicidade

Selo postal, o que é? Origem, história e curiosidades

História do selo postal

A princípio, o primeiro selo postal do mundo chama-se Penny Black, original da Inglaterra no dia 6 de maio de 1840. Em resumo, partiu da ideia de Sir Rowland Hill, membro do Parlamento do Reino Unido. Sobretudo, surgiu de modo que o remetente pagasse a tarifa, porque antes quem pagava era o destinatário.

Como consequência, havia grandes quantidades de devolução por falta de pagamento dessa tarifa. Por outro lado, no dia 1º de agosto de 1843, o Brasil emitiu um selo, sendo o segundo país do mundo a fazê-lo. Curiosamente, o nome desse selo é Olho de Boi, sendo impresso numa série de três valores.

Basicamente, havia o selo de 30 réis com 857 mil exemplares, 60 réis, com 1.335.865 exemplares e o de 90 réis, com apenas 342 mil exemplares. Ou seja, apesar do correio em Portugal ter sua origem em 1520, os selos somente chegaram ao aís em 1º de julho de 1853, por influência do Brasil colônia.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, o primeiro selo postal português foi o busto de D. Maria II, cujo desenho se deu pelo próprio Rei D. Fernando, marido dela. Geralmente, estima-se que Portugal foi o 45º país a adotar o selo no mundo, e o único com uma coleção especial para antigas colônias. Apesar disso, no território nacional, comemora-se o dia do selo no 1º de agosto, quando se deu a emissão do Olho de Boi.

Apesar disso, atualmente as pessoas enviam menos correspondência, de modo que os selos tornaram-se mais práticos do que artísticos como no começo de sua história. Porém, continuam como importantes elementos por questões de legislação e segurança nos serviços postais.

Selo postal, o que é? Origem, história e curiosidades

Curiosidades sobre o elemento

Primeiramente, a carta mais antiga do mundo consiste numa peça de argila, uma tábula que está hoje no Museu do Louvre. Apesar de não haver um selo postal, apresenta elementos gráficos que o decoram. A princípio, os primeiros selos contavam comente com a imagem do chefe de Estado, a chamada efígie ou brasão do local.

Continua após a publicidade

Porém, o que existiu antes do selo postal impresso eram as chancelas ou sinetes. No geral, consistia em peças de madeira semelhante a carimbos, utilizados apenas por reis, imperadores e membros da nobreza. Comumente, imprimiam sua marca única num pedaço de cera quente.

Como citado anteriormente, o Brasil é o segundo país do mundo a emitir selo postal. Acima de tudo, esse processo aconteceu em virtude da vinda da família imperial em 1808 ao país, através de D. João VI. Em resumo, o Conde da Barca incluiu na viagem um equipamento de impressão que desenvolveu o Olho de Boi.

Por fim, a emissão de selo postal no Brasil resultou em outros selos valiosos que são cobiçados por colecionadores e museus até hoje. Dessa forma, surgiram a partir do dia 1 de agosto de 1843 por ação do Correios do Brasil, o que deu origem ao Dia do Selo. Comumente, são selos gravados em matrizes de aço, com transferência posterior a chapas de cobre.

E aí, aprendeu sobre o selo postal? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você