Saúde

Hérnia de hiato: o que é, sintomas, causas e tratamento

Uma dor abdominal ou torácica incomum, juntamente com azia e uma protuberância na parte superior do corpo, pode indicar uma hérnia de hiato.

Uma hérnia de hiato é quando parte do estômago desliza para cima em direção ao peito, o que pode causar sintomas como azia. Você não precisa necessariamente de nenhum tratamento para uma hérnia de hiato, mas se estiver causando algum problema, há tratamentos que podem ajudar.

Vamos descobrir mais sobre esta condição neste artigo.

O que é hérnia de hiato?

Uma hérnia de hiato ocorre quando a parte superior do estômago se projeta através do grande músculo que separa o abdômen e o peito. Aliás, este músculo é comumente referido como o diafragma.

O diafragma tem uma pequena abertura chamada hiato através da qual o tubo alimentar (esôfago) passa antes de se conectar com o estômago. Em um indivíduo que sofre hérnia de hiato, o estômago acaba sendo empurrado para cima através desse hiato.

Desse modo, uma hérnia de hiato pode causar dor no peito/abdômen devido à sua localização.

Sintomas da hérnia de hiato

Os sinais e sintomas mais comuns de hérnia de hiato são:

  • Azia
  • Regurgitação de alimentos ou líquidos consumidos
  • Refluxo ácido – refluxo do ácido do estômago para o esôfago
  • Dificuldades de deglutição
  • Dor no abdômen/região do peito
  • Dificuldades respiratórias
  • Vômito com sangue
  • Fezes pretas ou manchadas de sangue

Diagnóstico

Na maioria das vezes, uma hérnia de hiato é diagnosticada durante um teste/procedimento realizado para determinar a causa da azia. Tais testes podem incluir:

  • Um raio-X do sistema digestivo superior;
  • Endoscopia superior;
  • Manometria esofágica que mede as contrações musculares rítmicas no esôfago durante a deglutição;
  • Uma hérnia de hiato também pode ser diagnosticada com um raio-X especializado que usa a ingestão de bário.

Causas da hérnia de hiato

A causa precisa da hérnia de hiato de muitas pessoas não é conhecida. Em alguns indivíduos, uma lesão pode enfraquecer o tecido local. Isso permite que o estômago empurre para cima através do diafragma.

Em outros, o estresse repetido no diafragma empurra o estômago para cima. Assim, esse estresse físico pode ser resultado de vômitos, tosse, levantamento de objetos pesados ​​e esforço durante as evacuações.

Em alguns casos, os indivíduos nascem com aberturas anormalmente grandes entre a cavidade do abdômen superior e inferior. Isso torna muito mais fácil para o estômago empurrar para cima através do diafragma.

Além disso, as hérnias de hiato são mais comuns em pessoas com mais de 50 anos. Aliás, cerca de 60% dos indivíduos a terão quando atingirem os 60 anos. O tabagismo e a obesidade também são fatores que aumentam o risco de desenvolver a doença.

Tratamento

O tratamento para a hérnia de hiato depende da gravidade dos seus sintomas e do quanto eles estão incomodando você. Contudo, você geralmente não precisará de tratamento para esta condição se ela não estiver causando nenhum problema.

Se você tiver sintomas, fazer mudanças em seu estilo de vida e tomar medicamentos podem ajudar a aliviá-los, mas eles não curam a hérnia de hiato.

Medicamentos

Existem muitos medicamentos para indigestão que podem aliviar os sintomas da azia como antiácidos e/ou alginatos e inibidores da bomba de prótons (IBPs), que funcionam reduzindo a quantidade de ácido que seu estômago produz.

Cirurgia

Por fim, se os medicamentos não controlarem os sintomas ou causarem efeitos colaterais, você pode considerar uma operação. Desse modo, o tratamento cirúrgico mais comum para uma hérnia de hiato é uma operação chamada fundoplicatura.

Isso geralmente é feito como um procedimento laparoscópico, mas às vezes você pode precisar de cirurgia aberta. Envolve reparar a hérnia de hiato e envolver a parte superior do estômago ao redor do esôfago inferior (o tubo que transporta os alimentos da boca para o estômago). Portanto, isso pode ajudar a controlar seus sintomas, bem como reduzir sua hérnia de hiato.

Recomendações

Outras orientações para prevenir e tratar a hérnia de disco:

  1. Tente perder qualquer excesso de peso que você possa ter, pois a obesidade está fortemente ligada à hérnia de hiato;
  2. Evite grandes refeições. Assim, em vez de comer três grandes refeições, tente fazer várias pequenas ao longo do dia;
  3. Evite comer antes de ir para a cama;
  4. Tente evitar coisas que aumentem a pressão dentro de seu abdômen (barriga), como uso de roupas apertadas na cintura, como cintos apertados e musculação;
  5. Se você perceber que alguns alimentos e bebidas pioram sua azia, tente cortá-los;
  6. Se você fuma, tente parar, pois fumar pode desencadear sintomas.
  7. Por fim, evite beber, pois o consumo de álcool também pode ser um gatilho.

Bibliografia

ANDRICI, J.; et al. Hiatal hernia and the risk of Barrett’s esophagus. J Gastroenterol Hepatol. 28. 3; 415-31, 2013
YU, H-X.; et al. Esophageal hiatal hernia: risk, diagnosis and management. Expert Review of Gastroenterology & Hepatology. 12. 4; 319–329, 2018
SAMKARI, E.; ALSHALAWI, M. Hiatal hernia. Pan Afr Med J. 24. 40, 2016

Fontes: Tua Saúde, Drauzio Varella, Saúde Abril

Então, achou o conteúdo interessante? Pois, leia também:

Hérnia de disco, o que é, sintomas e tratamento
O que é hérnia? Principais tipos, causas, sintomas e tratamento
Dor no umbigo, o que é? Possíveis causas e tratamentos
O que é azia? Causas, sintomas, prevenção e como tratar
Tipos de dores de cabeça: quais são, causas e tratamentos

Próxima página »

Escolhidas para você