Ciência & Tecnologia

O que é Killware e como se proteger de invasões cibernéticas mortais?

Se você achava que o ransomware era assustador, agora o mundo da segurança cibernética enfrenta uma ameaça ainda mais preocupante: o killware.

Você já ouviu falar sobre os vírus que invadem os computadores e roubam informações como o ‘ransomware’? Como se isso não fosse o bastante, na segurança cibernética uma nova ameaça está surgindo, potencialmente muito mais perigosa: o Killware.

Desse modo, a ideia de ataques cibernéticos levando a danos físicos reais ou morte se tornou mais que uma hipótese e sim uma ameaça real. Neste artigo, saiba o que são os ataques de Killware, como funcionam e algumas dicas para você se proteger.

O que é Killware?

O que é Killware e como se proteger de invasões cibernéticas mortais?

Killware é um termo genérico para qualquer número de ataques cibernéticos que visam matar ou danificar a saúde de alvos na vida real. Ao contrário da maioria das outras formas de malware, que geralmente se definem por seu método, o killware se define por seu resultado final.

Continua após a publicidade

Este termo surgiu pela primeira vez quando houve uma tentativa de hackear uma estação de tratamento de água na Flórida no início de 2021. Depois de entrar no sistema, um hacker aumentou o nível de hidróxido de sódio na água em cem vezes para níveis letais.

Felizmente, o ataque foi imediatamente bloqueado por um operador, mas se não fosse por uma resposta rápida, o abastecimento de água de mais de 15.000 pessoas poderia ter sido envenenado por um comando relativamente simples.

O modo de ataque foi o software de acesso remoto, mas por causa do alvo e do objetivo, isso se enquadra perfeitamente num exemplo de killware.

Por que essa ameaça cibernética é tão preocupante?

Continua após a publicidade

Não basta saber o que é Killware, também é preciso se atentar ao fato de que ele pode ser usado como arma para atacar sistemas de transporte, polícia e emergência, ou mesmo dispositivos domésticos inteligentes, como termostatos.

Aliás, um relatório do Grupo Gartner de tecnologia prevê que até 2025, “os ciberataques terão ambientes de tecnologia operacional como arma para ferir ou matar humanos com sucesso”. Também pode haver um impacto econômico que pode chegar a dezenas de bilhões de dólares em 2023.

Portanto, com o sucesso em extorquir dinheiro de empresas vulneráveis, não se espera que o ritmo dos hackers diminua tão cedo. De acordo com o Índice eCrime do Relatório de Ameaças Globais de 2021 da CrowdStrike, os crimes cibernéticos aumentaram quase 124% desde fevereiro de 2021.

Como diferenciar Killware de Ransoware?

Continua após a publicidade

Normalmente, o ransomware se refere a extorsão de dinheiro de um alvo. Contudo, o mesmo software pode ser facilmente usado como Killware.

O ransomware funciona assumindo o controle de sistemas ou arquivos específicos, por exemplo, tornando o banco de dados de uma empresa ou entidade inacessível. Nesse ponto, os hackers podem exigir o pagamento de um resgate para restaurar o acesso.

No entanto, usar a mesma tática para bloquear as operações de um hospital, por exemplo pode ter consequências de vida ou morte.

Como impedir ataques cibernéticos?

O que é Killware e como se proteger de invasões cibernéticas mortais?

Continua após a publicidade

Veja abaixo algumas medidas que podem ajudar a impedir um ataque cibernético:

  • Use senhas fortes e exclusivas, com números e letras maiúsculas e minúsculas;
  • Se possível, habilite a autenticação de dois fatores em seu dispositivo e sua conta online. Isso adiciona mais uma etapa ao processo de segurança e login, evitando que hackers acessem o dispositivo;
  • Não use as credenciais padrão em seu roteador doméstico. Ao configurar, altere seus detalhes de login para que sua senha não seja facilmente descoberta;
  • Certifique-se de que os antivírus de seus dispositivos estão atualizados. A atualização contém patches de segurança para ajudar a protegê-lo de hackers;
  • Adicione uma camada extra de segurança configurando uma VPN em seu roteador para que todo o tráfego online para sua rede doméstica seja criptografada.

Agora que você sabe o que é Killware, veja a seguir: Anonymous, o que são e 7 segredos sobre o grupo de ativistas online

Próxima página »

Escolhidas para você