O livro de Jó descreve duas criaturas, Behemoth e Leviathan ou Leviatã, que intrigaram muitas pessoas que conseguiram chegar ao fim de Jó. Mas, o que são essas criaturas?
Em primeiro lugar, as informações sobre Behemoth se encontram em Jó 40: 15-24. Segundo as escrituras, o Behemoth foi criado por Deus e come grama como um boi. Mas ele é muito poderoso, com ossos de bronze, membros de ferro e uma cauda de cedro. Vive nos pântanos e rios e não tem medo de nada.
Behemoth claramente se assemelha a um hipopótamo. Um hipopótamo não tem literalmente ossos e membros de bronze e ferro, mas podem ser simplesmente uma expressão retórica para descrever seu poder.
A cauda, como o cedro, é desafiadora, já que a cauda do hipopótamo é pequena. No entanto, sua identificação como um hipopótamo tem sido a visão mais comum do gigante ao longo da história.
Nos anos mais recentes, com a descoberta dos dinossauros, surgiu a ideia de que Behemoth descreveu um dinossauro. Uma terceira visão do Behemoth é que ele era uma criatura mitológica. E o leviatã, o que exatamente ele é? Saiba mais a seguir.
O que é Leviatã?
Leviatã é a segunda criatura mencionada por Deus. Aliás, há um capítulo inteiro do Livro de Jó dedicado a esta criatura. Leviatã é descrito como uma besta feroz e indomável. Ele é coberto por uma armadura impenetrável e tem uma boca cheia de dentes mortais. Ademais, ele respira fogo e fumaça e agita o mar como um tinteiro.
Ao contrário de Behemoth, Leviatã é mencionado em outras partes das Escrituras. O Livro dos Salmos refere-se às cabeças do Leviatã, implicando uma besta multifacetada. Já, em Isaías, o profeta Deus matando Leviatã, uma serpente enrolada e um monstro marinho.
Uma outra possível referência ao Leviatã está em Gênesis 1:21, quando há a menção de Deus criando as grandes criaturas do mar.
Aparência do Leviatã
É comum ver o Leviatã como um crocodilo. Mas alguns aspectos desta criatura são difíceis de conciliar com um crocodilo. Ou seja, um monstro marinho com várias cabeças e cuspidor de fogo não chega perto da descrição de um crocodilo.
Assim, como no caso do Behemoth, é comum para muitos hoje ver o Leviatã como um dinossauro ou criatura mitológica ao invés de um animal real encontrado na época de Jó.
Outros, no entanto, defendem firmemente a opinião de que o Leviatã era realmente conhecido por Jó e deve ter sido um crocodilo, embora com características exageradas.
Rahab
Por fim, há uma terceira criatura, raramente mencionada, em Jó. Há pouca informação descritiva disponível sobre Rahab, uma criatura que compartilha o nome da mulher em Jericó que salvou os espias e se tornou ancestral de Davi e Jesus.
Rahab é mencionado em Jó 26:12 como sendo cortada em partes por Deus. Já, no livro dos Salmos Deus esmaga Rahab como um dos mortos. E, posteriormente Isaías atribui a Deus o corte do monstro marinho Rahab.
A identificação de Rahab é um desafio. Alguns entendem que ele é um nome poético para o Egito. Outros o veem como sinônimo de Leviatã. No folclore judaico, Rahab era um monstro marinho mítico, representando o caos do mar.
Então, que tal saber mais sobre criaturas pré-históricas: Animais pré-históricos vivos: espécies que resistiram a evolução
Fontes: Estilo Adoração, Infoescola, Infopedia
Fotos: Pinterest