Curiosidades

O que é Leviatã e o que ele significa na bíblia?

O Leviatã é descrito como um monstro marinho gigante, entenda suas origens, o que ele simboliza e como é representado na bíblia.

O livro de Jó descreve duas criaturas, Behemoth e Leviathan ou Leviatã, que intrigaram muitas pessoas que conseguiram chegar ao fim de Jó. Mas, o que são essas criaturas?

Em primeiro lugar, as informações sobre Behemoth se encontram em Jó 40: 15-24. Segundo as escrituras, o Behemoth foi criado por Deus e come grama como um boi. Mas ele é muito poderoso, com ossos de bronze, membros de ferro e uma cauda de cedro. Vive nos pântanos e rios e não tem medo de nada.

Fonte: Pinterest

Behemoth claramente se assemelha a um hipopótamo. Um hipopótamo não tem literalmente ossos e membros de bronze e ferro, mas podem ser simplesmente uma expressão retórica para descrever seu poder.

A cauda, ​​como o cedro, é desafiadora, já que a cauda do hipopótamo é pequena. No entanto, sua identificação como um hipopótamo tem sido a visão mais comum do gigante ao longo da história.

Nos anos mais recentes, com a descoberta dos dinossauros, surgiu a ideia de que Behemoth descreveu um dinossauro. Uma terceira visão do Behemoth é que ele era uma criatura mitológica. E o leviatã, o que exatamente ele é? Saiba mais a seguir.

O que é Leviatã?

O que é Leviatã e o que significa na bíblia?
Fonte: Pinterest

Leviatã é a segunda criatura mencionada por Deus. Aliás, há um capítulo inteiro do Livro de Jó dedicado a esta criatura. Leviatã é descrito como uma besta feroz e indomável. Ele é coberto por uma armadura impenetrável e tem uma boca cheia de dentes mortais. Ademais, ele respira fogo e fumaça e agita o mar como um tinteiro.

Continua após a publicidade

Ao contrário de Behemoth, Leviatã é mencionado em outras partes das Escrituras. O Livro dos Salmos refere-se às cabeças do Leviatã, implicando uma besta multifacetada. Já, em Isaías, o profeta Deus matando Leviatã, uma serpente enrolada e um monstro marinho.

Uma outra possível referência ao Leviatã está em Gênesis 1:21, quando há a menção de Deus criando as grandes criaturas do mar.

Aparência do Leviatã

O que é Leviatã e o que significa na bíblia?
Fonte: Pinterest

É comum ver o Leviatã como um crocodilo. Mas alguns aspectos desta criatura são difíceis de conciliar com um crocodilo. Ou seja, um monstro marinho com várias cabeças e cuspidor de fogo não chega perto da descrição de um crocodilo.

Assim, como no caso do Behemoth, é comum para muitos hoje ver o Leviatã como um dinossauro ou criatura mitológica ao invés de um animal real encontrado na época de Jó.

Outros, no entanto, defendem firmemente a opinião de que o Leviatã era realmente conhecido por Jó e deve ter sido um crocodilo, embora com características exageradas.

Rahab

O que é Leviatã e o que significa na bíblia?
Fonte: Pinterest

Por fim, há uma terceira criatura, raramente mencionada, em Jó. Há pouca informação descritiva disponível sobre Rahab, uma criatura que compartilha o nome da mulher em Jericó que salvou os espias e se tornou ancestral de Davi e Jesus.

Continua após a publicidade

Rahab é mencionado em Jó 26:12 como sendo cortada em partes por Deus. Já, no livro dos Salmos Deus esmaga Rahab como um dos mortos. E, posteriormente Isaías atribui a Deus o corte do monstro marinho Rahab.

A identificação de Rahab é um desafio. Alguns entendem que ele é um nome poético para o Egito. Outros o veem como sinônimo de Leviatã. No folclore judaico, Rahab era um monstro marinho mítico, representando o caos do mar.

Então, que tal saber mais sobre criaturas pré-históricas: Animais pré-históricos vivos: espécies que resistiram a evolução

Fontes: Estilo Adoração, Infoescola, Infopedia

Fotos: Pinterest

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você