Curiosidades

O que é mitar? Origem, significado e usos da expressão

Para entender o que é mitar precisa-se conhecer a linguagem oral e virtual, porque essa expressão é um neologismo que surgiu na internet.

Em primeiro lugar, para entender o que é mitar precisa-se conhecer sobre a linguagem oral, principalmente das novas gerações. Nesse sentido, entende-se mitar como uma expressão para transformar-se em mito ou realizar alguma coisa de maneira exemplar. Ou seja, fazer algo incrivelmente bem ou de forma extraordinária.

Apesar de ser uma expressão majoriariamente falada, encontra-se esse termo nas redes sociais. Sobretudo, memes e virais utilizam desse termo para caracterizar feitos notáveis. Contudo, trata-se de um neologismo, uma palavra criada cuja descrição não se encontra nos dicionários tradicionais.

Ainda que originalmente a palavra mito refira-se às narrativas dos gregos antigos para explicar a realidade e fenômenos da natureza, houveram mudanças no significado. Sendo assim, anteriormente os mitos e a mitologia eram uma forma de explicar as origens do mundo e dos seres humanos.

Por outro lado, manteve-se principalmente o significado de algo extraordinário, incrível ou fora do comum. Desse modo, utiliza-se a expressão mitar não para explicar sobre a origem do mundo, mas para adjetivar pessoas ou ações. Portanto, diz-se que uma pessoa é um mito quando ela é extraordinária ou quando seus feitos são exemplares.

Continua após a publicidade
O que é mitar? Origem, significado e usos da expressão
Fonte: Filosofia na Escola

Origem da expressão mitar

A princípio, a palavra mitar é um neologismo cujas origens partem da internet, principalmente das redes sociais. Desse modo, consiste em uma criação que partiu das conversas e interações entre usuários. Sendo assim, adaptou-se o sentido e os diferentes usos surgiram em decorrência da linguagem virtual.

Contudo, quando investiga-se a origem da expressão com esse significado a principal hipótese parte de uma adaptação da palavra original. Portanto, porque mito também significa algo sobrenatural e extraordinário, ainda que com outro sentido, modificou-se a utilização para o que se encontra na internet atualmente.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, compreende-se como sinônimo de o que é mitar as palavras destacar, habilidoso e espetacular. Ademais, ser melhor, ser bom, esperto ou mestre em algo pode ser utilizado de maneira similar. Em contrapartida, os antônimos mais comuns são mandar mal, ser ruim ou sem graça, ter uma atitude vergonhosa e afins.

No geral, encontra-se essas expressões nas redes sociais com grande interação de usuários e alto volume de conteúdo, como Instagram e Facebook. Comumente, refere-se a alguém que mitou por ter uma publicação com muitos likes ou um comentário que repercutiu muito.

Continua após a publicidade
O que é mitar? Origem, significado e usos da expressão
Fonte: Dicio

Usos e exemplos

Mais ainda do que nas redes sociais e sobre os conteúdos com bom engajamento, afirma-se que mitar acontece quando duas pessoas discutem e uma se sobressai. Além disso, dentro das plataformas de jogos digitais encontra-se essa expressão para referir-se ao jogador com melhor desempenho ou fama.

Por outro lado, pode-se utilizar a expressão para referir-se a situações reais, como um jogador de futebol com boas jogadas, por exemplo. Ademais, ainda que não se use para uma situação é possível chamar alguém de mito por suas ações, sua fama ou simplesmente por admirar seus feitos em algum sentido.

Sendo assim, o termo mitar é flexível, tendo em vista que é um neologismo utilizado em diferentes situações. No geral, adota-se de modo positivo e como elogio às ações ou personalidade de uma pessoa. Contudo, alguns aplicativos como o futebol fantasia Cartola FC adotaram a expressão como termo técnico para referir-se a ganhar partidas e afins.

Por fim, a expressão ganha novos significados na medida em que sua utilização é adaptada. Portanto, sendo um termo original da internet e criado como neologismo existem outras funções possíveis a serem descobertas na medida em que a linguagem evolui.

Continua após a publicidade

E aí, aprendeu o que é mitar? Então leia sobre Cidades medievais, quais são? 20 destinos preservados no mundo.

Fontes: Dicionário de Significados | Significados BR | Meus Dicionários

Imagens: Filosofia na Escola | Dicio | Meus Dicionários

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você