Curiosidades

O que significa índio e por que não usar esse termo?

Para entender o que significa índio é preciso saber a origem do termo durante a colonização da América e o sentido pejorativo que possui.

Em primeiro lugar, para entender o que significa índio precisa-se entender a origem dessa expressão. Nesse sentido, é uma denominação com atribuição por parte dos colonizadoras após o encontro com habitantes da América. Ou seja, surge no contexto das Grandes Navegações, quando as nações europeias começaram a explorar o oceano a partir do século XV.

Sobretudo, tornou-se uma denominação popular, cujo uso se deu especificamente porque os colonizadores acreditavam que a América eram as Índias Ocidentais. Porque não haviam mapas bem estabelecidos e com delimitações verdadeiras como atualmente, os europeus passaram muito tempo no continente acreditando estar em outro lugar.

Portanto, a expressão índio exprime a visão do colonizador, que agrupou as centenas de comunidades e etnias sob um mesmo nome. Em outras palavras, é uma forma de agrupar uma civilização, apagando suas especificidades e ignorando o conceito de nação que existiu no continente anteriormente.

Apesar disso, o que significa índio como um termo pejorativo não é de conhecimento geral. Como consequência, continua sendo utilizado no cotidiano para referir-se às populações que habitaram a América no período pré-Colombiano. Mais ainda, representa um desrespeito aos povos indígenas originários que foram vítimas de genocídio desde a colonização.

Continua após a publicidade

Aliás, a própria população reclama do fato que a comemoração em sua homenagem se chama Dia do Índio, o que somente reforça a falta de respeito em torno da celebração. Comumente, encontra-se membros de comunidades indígenas e especialistas afirmando que a data é mais uma tentativa falha de reparação histórica dos colonizadores do que uma homenagem. Por fim, entenda mais a seguir:

O que significa índio e por que não usar esse termo?

O que significa índio e por que não usar esse termo?

A princípio, especialistas e historiadores originais das comunidades originárias estimam que o que significa índio entrou no imaginário popular no século XVI. Desde o início, se estabeleceu como uma apelido cujo significado mudou ao longo do tempo. Porém, existe um consenso de ser uma expressão pejorativa e ofensiva aos povos indígenas.

Sobretudo, estima-se haver uma conotação ideológica forte no termo índio. Em especial, era uma expressão para retratar as comunidades originárias como bárbaras, composta por pessoas selvagens, canibais, atrasadas ou preguiçosas. Porém, sabe-se muito bem atualmente que isso não é verdade, tendo em vista a composição dessas comunidades e o trabalho diário que realizam.

Continua após a publicidade

Em contrapartida, há ainda uma conotação do índio como algo exótico, belo, inocente, frágil. Ou seja, como algo que demanda proteção, ou que está disponível para exploração como um mero objeto. Em outras palavras, a palavra índio vê essas pessoas não como uma cultura e patrimônio humano, não como uma civilização humana.

Sendo assim, há um apagamento, silenciamento e invisibilização das populações indígenas. Portanto, se reduz e minimiza a importância das comunidades indígenas, assim como sua importância cultural. Acima de tudo, é fundamental lembrar-se que esses agrupamentos habitaram a América muito antes dos europeus, e de todos nós atualmente.

Além disso, o que significa índio coloca-os numa posição de folclore. Antes de mais nada, o que se diz como folclore, lendas urbanas e crendice faz parte dos elementos culturais e religiosos das comunidades indígenas. Ou seja, enquanto alguns acreditam que figuras como a Yara e o Curupira são meros personagens, as populações indígenas os veem como entidades reais, tratando-os como respeito.

O que significa índio e por que não usar esse termo?

Continua após a publicidade

Qual o termo certo?

Curiosamente, o termo tribo tem a mesma conotação de barbaridade e selvageria. Dessa forma, a expressão correta seria comunidade, agrupamento, população e civilização porque são indivíduos, e não animais ou seres não civilizado. Aliás, as organizações populacionais dos povos indígenas era muito mais avançada do que a organização dos povos europeus, por exemplo.

Sendo assim, a expressão correta é sempre indígena, porque respeita a diversidade e ancestralidade histórica desse grupo. Para se ter ideia, um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010 mostrou haver mais de 305 etnias diferentes. Além disso, existem ainda mais de 274 línguas, sendo o português brasileiro o idioma oficial brasileiro, mas nunca o único do país.

Desse modo, utilizar a expressão correta, como “comunidade indígena”, por exemplo, derruba o que significa índio. Ou seja, coloca-se o devido respeito a uma população dizimada pela ambição dos colonizadores. No geral, estima-se haver pouco mais de 800 mil indígenas no Brasil, sendo que antes da colonização esse número ultrapassava o marco de 3 milhões.

Ademais, eram mil povos diferentes, e entre 1500 e 1650 estima-se que o genocídio fez com que a população total caísse para 700 mil. Acima de tudo, os motivos para a morte foi o trabalho forçado, as doenças trazidas dos europeus, os estupros de mulheres indígenas e o tratamento cruel com esses indivíduos.

Continua após a publicidade

Por fim, entender o que significa índio e por que essa expressão é pejorativa é uma forma de respeitar aqueles que estavam no mundo antes de todos. Mais ainda, é uma forma de respeitar os  direitos, espaços territoriais e elementos culturais dessa população essencial para a sociedade atual.

E aí, aprendeu o que significa índio? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Próxima página »

Escolhidas para você