Curiosidades

Qual a origem do termo Czar?

O termo 'czar' foi utilizado para se referir aos reis da Rússia. Mas você sabia que sua origem é romana? Confira a explicação!

“Czar” é uma palavra utilizada para se referir aos reis da Rússia durante um longo período de tempo. Sua origem vem da palavra ‘césar’, como do imperador romano Júlio César, cuja dinastia, sem dúvida, foi a mais significativa no Ocidente.

Embora se escreva “czar”, a pronúncia dessa palavra, em russo, é /tzar/. Por isso, algumas pessoas se confundem em relação aos dois termos, achando que têm significados diferentes.

Quer saber mais sobre o termo “czar”? Confira nosso texto!

Origem do termo czar

Conforme mencionado, a palavra “czar” se refere aos reis que governaram a Rússia, por volta de 500 anos, sendo o primeiro czar Ivan IV; e o último deles Nicolau II, que foi morto, em 1917, juntamente à sua família, pelos bolcheviques.

Continua após a publicidade

A etimologia dessa palavra remete a “césar”, que já era muito mais do que apenas um nome próprio, era um título, do latim Caesare, que pode ter como raiz a palavra ‘corte’ ou ‘cabelo’. O porquê de esses termos terem relação a uma figura de poder de Roma não é certo.

No entanto, sabe-se que as línguas e dialetos falados no Leste Europeu foram formados a partir do grego, dessa forma, é possível se chegar à palavra “kaisar”, que tem a mesma raiz de “césar”. Inclusive, na Alemanha, os reis recebem a denominação de “kaiser”.

Quando esse termo começou a ser utilizado?

Em 16 de janeiro de 1547, diante do Patriarca de Constantinopla, Ivan IV, o terrível, reivindicou o título de czar de todo o território russo, na Catedral de Moscou.

Contudo, foi apenas em 1561 que esse título foi oficializado e reconhecido.

Continua após a publicidade

Leia também:

Fontes: Escola Kids, Significados.

Próxima página »

Escolhidas para você