Curiosidades

Ovos Fabergé: a história dos ovos de Páscoa mais luxuosos do mundo

Os Ovos de Fabergé são o presente de Páscoa mais luxuoso que o mundo já viu; eles foram feitos com joias para a família imperial russa.

Os ovos de Fabergé são uma famosa série de joias de Carl Faberge. A série foi criada entre 1885 e 1917 para a família imperial russa e compradores privados. No total, sabe-se que foram feitas 71 exemplares, das quais 52 são imperiais.

Um ovo fabergé era feito de ouro, prata, pedras preciosas, etc. Usavam-se esmaltes e joias finas, e às vezes, os artesãos experimentavam materiais não muito tradicionais – cristal de rocha, madeiras preciosas. Portanto, a marca Fabergé é sinônimo de luxo, delicadeza e autenticidade.

Vamos conhecer mais sobre a história dos ovos de Páscoa mais luxuosos do mundo.

História dos Ovos de Fabergé: 10 curiosidades mais interessantes

1. Origem dos ovos de Fabergé

Em suma, tudo começou quando o imperador Alexandre III encomendou o primeiro ovo Fabergé para sua esposa Maria Feodorovna em 1885. Maria Feodorovna gostou tanto do presente que pediu outro no ano seguinte e assim nasceu a tradição.

Após a morte de Alexandre III, o czar Nicolau II garantiu que a tradição continuasse. No entanto, como filho e marido dedicado, ele agora pedia dois ovos por ano. A tradição de ovos para a família imperial continuou até 1917. Também é amplamente aceito que nenhum ovo foi feito em 1904 e 1905, quando a Rússia estava em guerra com o Japão.

2. A Joalheria Fabergé

Fabergé é uma joalheria que funcionou em meados do século XIX e início do século XX. na Rússia. Em 1842, G. Faberge abriu uma oficina de joalheria em São Petersburgo, chefiada por seu filho PK Fabergé e transformada em uma empresa com filiais em Moscou, Odessa, Kiev e Londres.

Contudo, o estabelecimento cessou a sua atividade em 1918. O local produziu relógios (muitas vezes com um segredo mecânico oculto), joias, os chamados ovos de Páscoa, conjuntos de soluções de design originais com policromia, ouro e pedras preciosas.

3. O primeiro ovo de Fabergé

Dentro do primeiro ovo Fabergé em uma “gema” de ouro fosco, havia uma galinha dourada. Dentro da galinha, por sua vez, está escondida uma pequena cópia da coroa imperial feita de ouro com diamantes e uma corrente com pingente de rubi.

4. Criação de ovos inimitáveis

Ao criar seu trabalho, a Fabergé utilizou combinações de uma grande variedade de materiais. Apesar do fato de que a técnica de realizar tais combinações nem sempre é visível a olho nu, com um olhar mais atento podemos distinguir as obras de Fabergé das obras de seus contemporâneos.

5. Tradição lendária

O segredo dos ovos de Fabergé sempre foi zelosamente guardado por seu criador, uma verdadeira lenda foi criada em torno desses objetos de arte e agora fazem parte do patrimônio artístico e cultural do mundo.

Na origem de muitas histórias e culturas, os ovos de Fabergé são frequentemente mencionados em livros ou filmes. Aliás, os ovos Fabergé são recorrentes nas nossas fontes favoritas de entretenimento e já há alguns anos.

Um exemplo disso é sua apariação no 5º episódio da 3ª temporada de Peaky Blinders, um ovo Fabergé é usado como meio de pagamento para contrabandear veículos blindados para a Rússia.

6. Tempo de produção

Demorava um a dois anos de trabalho para fazer um ovo. Em cada peça participou toda uma equipe de joalheiros de diversas especialidades – ferreiros habilidosos, lapidadores de diamantes, especialistas em esmaltes, artistas que pintavam peças finas. A produção foi supervisionada por dois coordenadores seniores, mas o próprio Fabergé estava à frente.

7. Inovação a cada peça

A cada ano, Fabergé tentava trazer algo novo para suas criações; por exemplo, usando alguns materiais inesperados ou inventando novos dispositivos, como um pedestal com garras, um relógio embutido ou brinquedos mecânicos em forma de pássaros ou elefantes.

Aliás, os últimos ovos imperiais, criados em 1916, contêm um eco da instabilidade do momento histórico, bem como um prenúncio do início do fim da Casa de Fabergé. Durante os anos de guerra, os ovos tornaram-se menos refinados e mais austeros, refletindo a natureza da vida política daquela época.

8. Projeto complexo

Embora os ovos imperiais de Fabergé sejam únicos, muitas das técnicas e materiais usados ​​neles se repetiram várias vezes. O processo geral foi um esboço detalhado e completo.

Desenhos foram feitos e a execução contou com o trabalho de ourives, esmaltadores, joalheiros, cortadores e entalhadores de pedra.

9. Quantidade total de ovos de Fabergé

De 1885 a 1916, a empresa conseguiu criar 50 ovos de czar para a família imperial. Em 1917, mais dois ovos apareceram, cujo trabalho não foi concluído. Esses presentes nunca acabaram nas mãos das rainhas a quem se destinavam.

No total, os joalheiros da empresa produziram 71 obras-primas. Hoje, alguns deles estão em coleções públicas e privadas na Rússia e no exterior, enquanto outros foram perdidos. Ademais, algumas das surpresas em miniatura contidas nas caixas de ovos também desapareceram sem deixar vestígios.

10. Os principais ovos imperiais de Fabergé

Ovo Rothschild

Ovos Fabergé: a história dos ovos de Páscoa mais luxuosos do mundo

O Ovo Rothschild foi adquirido em 2007 pelo empresário e bilionário russo, Ivanov, por £ 8,9 milhões. O interessante é que este ovo foi feito especificamente para a família imperial. No entanto, estava na família Rothschild desde que foi comprado.

Era um dos ovos mais caros que Fabergé já havia feito e vendido.

Ovo de galinha

O ovo de galinha tem uma ‘casca’ externa esmaltada branca opaca, abrindo com uma torção para revelar uma primeira surpresa – uma gema de ouro amarelo fosco.

Este, por sua vez, contém uma galinha de ouro cinzelada e esmaltada que já abrigou uma réplica da Coroa Imperial com um precioso ovo de pingente de rubi dentro.

O pingente por si só custa mais da metade do preço total do ovo. Infelizmente ambos se perderam e só são conhecidos por uma fotografia antiga.

Ovo de botão de rosa

Ovos Fabergé: a história dos ovos de Páscoa mais luxuosos do mundo

Este foi o primeiro ovo que o czar Nicolau II deu à sua esposa Alexandra Feodorovna. É feito de ouro de várias cores e anéis de diamantes com lapidação rosa e coberto com um esmalte guilhochê vermelho translúcido.

A surpresa do botão de rosa é de um esmalte amarelo e verde opaco. Em seu ápice, o ovo tem um retrato em miniatura do jovem imperador sob um diamante lapidado em uma mesa. No interior, continham mais surpresas.

Ovo de Lírio do Vale

Ovos Fabergé: a história dos ovos de Páscoa mais luxuosos do mundo

Os ovos evoluíram com a moda. Este por exemplo, foi feito ao estilo Art Nouveau. Aliás, o lírio do vale era a flor favorita da imperatriz Alexandra Feodorovna.

A surpresa? Ao torcer uma das pérolas, a coroa no topo do ovo se abre para revelar retratos em miniatura de Nicolau II e suas duas filhas, Tatiana e Olga.

Ovo de louro

Quem disse que um ovo não pode ser uma árvore? Este ovo, foi um presente do imperador Nicolau II para sua mãe, a imperatriz viúva Maria Feodorovna, e tem inspiração em um autômato francês do século XVIII.

Segundo a fatura da Fabergé, o louro é composto por “325 folhas de nefrita, 110 flores de esmalte branco opalescente, 25 diamantes, 20 rubis, 53 pérolas, 219 diamantes talhe rosa e um diamante grande talhe rosa”.

Quando a automação do relógio é acionada, um pássaro aparece, bate as asas, vira a cabeça, abre o bico e canta. Portanto, os ovos não foram apenas um triunfo da joalheria, mas também da engenharia.

Ovo de Gelo Nobel

Por fim, não foi só a família imperial que encomendou os famosos ovos, ou seja, este foi uma encomenda do Dr. Emanuel Nobel sobrinho de Alfred Nobel, famoso pelo prêmio Nobel.

Emanuel Nobel, uma das principais figuras da indústria do petróleo na época, estava entre os clientes mais notáveis ​​da Fabergé. A gravura neste ovo de esmalte branco translúcido e platinado é de cristais de gelo sob vitrificação.

Sua surpresa é um relógio de platina e cristal de rocha cravejado de diamantes.

Então, gostou de saber mais sobre os Ovos de Páscoa mais caros do mundo? Pois, leia também: 50 nomes e significados de pedras preciosas

Próxima página »

Escolhidas para você