Curiosidades

Ovomaltine: O que é? Como é feito e qual a história por trás da receita

Você gosta de Ovomaltine? Então está na hora de conhecer tanto a história dessa marca, quanto os ingredientes que compõe a bebida de chocolate.

Talvez você possa até não gostar tanto de Ovomaltine, mas provavelmente o conhece. É muito improvável que você não conheça a marca que é uma das mais populares no Brasil e também no mundo atualmente. Além disso, eu realmente duvido muito que você não goste do produto, uma vez que a crocância  da bebida de chocolate conquista quase todo mundo que a experimenta.

Em suma, semelhante a um achocolatado, o Ovomaltine está presente em muitas receitas que nós realmente amamos. Além de poder ser utilizado no leite, ele também faz parte dos componentes de barras de chocolate (Hershey’s), sobremesas e até mesmo em sorvetes de marcas de fast-food. Por exemplo, sabe aquele milk-shake que você tanto gosta? Provavelmente é de Ovomaltine.

Atualmente, a bebida de chocolate está cada vez mais presente nos lares. Já no Brasil, a estratégia e marketing são feitas em conjunto com a rede de distribuição de alimentos nacional, Bob´s. No entanto, atualmente, é a rede McDonald´s que está a frente da venda dos produtos feitos com o Ovomaltine.

Do que é feito Ovomaltine?

Ovomaltine, do que é feito essa delícia e qual é a sua história

Provavelmente, muitas pessoas acreditam que o produto é um achocolatado básico. Ou seja, uma bebida de chocolate feita apenas de cacau e açúcar (muita açúcar). Mas, não é bem assim no fim das contas.

Enfim, a receita é muito mais complexa. Ela possui: malte de cevada, ovos, leite e alguns sais mineiras. Além disso, ela possui extrato de cereais e cálcio, ferro, zinco, vitamina A, D, B1, B2, B6, ácido fólico e niacina.

Continua após a publicidade

Origem da marca

Ovomaltine, do que é feito essa delícia e qual é a sua história
Fabrica de Ovomaltine do século 20

Em 1904, o químico George Wander procurava uma fórmula para tirar crianças da desnutrição. Sua ideia, portanto, foi combinar cereais com cacau, resultando no produto que conhecemos. Inclusive, inicialmente, o produto servia como remédio, sendo encontrado em farmácias. Cuja fábrica foi construída na Inglaterra, exclusivamente para a produção do Ovomaltine. Logo em seguida, a fábrica passou a exportar o produto para os Estados Unidos.

Contudo, com o tempo, as pessoas começaram a comprar a bebida de chocolate não só para as crianças. Ou seja, não demorou até que o Ovomaltine se tornasse um fenômeno alimentício pelo mundo todo.

Em outubro de 2002, a divisão de alimentos de bebidas da Novartis Consumer Goods foi comprada pela Associated British Foods – ABF, que é a atual responsável por produzir o Ovomaltine na Suíça, China, Singapura, e Filipinas.

Em 2019, a bebida de chocolate começou a ser produzida em Chicago, para o mercado americano. Inicialmente, o produto era divulgado como sendo um produto integralmente composto por malte, leite e ovos. No entanto, com pitadas de cacau. Entretanto, a fórmula original foi alterada ao longo dos anos.

Hoje, existem diferentes fórmulas da bebida de chocolate disponíveis em diferentes partes do mundo. Onde, cada uma segue diferentes normas e regulamentos.

Ovomaltine no Brasil

Continua após a publicidade

Especificamente no Brasil, o produto passou por um problema. Na fábrica, ele começou a sair crocante. Isso por que os flocos não se dissolviam por completo. Acontece que o erro na verdade foi bom, e hoje essa característica é uma marca registrada do produto. E até muito apreciada pelos apaixonados pela bebida.

Entretanto, a fama do Ovomaltine no Brasil se deve à comercialização de milkshakes no Bob´s, desde 1980. Todavia, em 2008 o Ovomaltine tipo suíço, feito sem açúcar, foi descontinuado no Brasil. Mas, em 2010, retornou para o país.

Entretanto, a versão mais popular no Brasil é o Ovomaltine flocos crocantes. Que é responsável por 94% das vendas no país.

Enfim, desde 2009 a rede de lanchonetes McDonald’s comercializa sua linha de sorvetes com confeitos, McFlurry, com chocolate e Ovomaltine.

Pois, em 2016, a empresa Bob’s perdeu o direito de exclusividade de apresentar a marca Ovomaltine em seus milk shakes e sorvetes. No entanto, isso não impediu que as outras redes de fast-food continuassem empregando o Ovomaltine em suas receitas. Tanto na versão clássica, quanto na crocante.

Você gostou dessa matéria? Então, você também vai gostar dessa: 10 sabores de panetone que você não pode morrer sem experimentar.

Continua após a publicidade

Fonte: Globo

Imagem: Culte; Wander;

Próxima página »

Escolhidas para você