Curiosidades

Manga com leite faz mal? A verdade sobre essa expressão

A expressão manga com leite é muito antiga, e até nos dias de hoje muitos se preguntam se essa mistura faz mal ou não à saúde.

Quem nunca ouviu a expressão: manga com leite faz mal? Seja de uma avó ou uma tia mais velha, essa expressão foi passada de geração a geração, e hoje, faz parte do senso comum.

E mesmo que a ciência consiga desmitificar esse mito, muitas pessoas ainda o seguem a risca. Mas afinal, manga com leite, faz mal ou não?

De acordo com cientistas a resposta é não. Na verdade, é o contrário. A combinação manga com leite é bastante saudável, possui um alto valor nutricional. Mas, assim como qualquer alimento, deve ser ingerida com moderação.

Um fato curioso é que a expressão teve sua origem ainda na época do Brasil colônia, entre os senhores e os escravos. E mesmo depois de séculos, a expressão ainda causa dúvidas quanto ao risco que pode causar a saúde.

Mito ou verdade sobre manga com leite

Imagem: TNH1

Afinal, manga com leite faz mal?

De acordo com nutrólogos, a resposta é não, pois não há nenhuma comprovação científica de essa combinação faça mal. Pelo contrário, é uma mistura bastante nutritiva e benéfica a saúde do corpo.

Continua após a publicidade

Pois, tanto o leite, quanto a manga são ricos em vitaminas e nutrientes que fortalecem o sistema imunológico. Além de ser fonte de cálcio e fósforo. Portanto, a combinação entre manga e leite pode ajudar a manter um corpo mais saudável.

Entretanto, nutricionistas alertam para que o consumo seja feito de forma equilibrada e consciente, para que não cause malefícios, ao invés de benefícios.

Origem da expressão Manga com leite faz mal

Imagem: Curto e Curioso

A expressão manga com leite faz mal, é um mito fabricado intencionalmente, que surgiu na época do Brasil Colônia.

Naquela época o leite era um alimento bastante caro, de uso exclusivo dos patrões, ou seja, senhores de engenho, que o comercializavam.

Os escravos tinham o hábito de consumir muita manga, pois era uma fruta bem comum e abundante nas propriedades rurais.

Portanto, para que o leite, tão precioso, destinado ao comércio, não fosse consumido pelos escravos, os senhores de engenho inventaram o mito. E espalharam a notícia de que manga com leite fazia mal, um mito que dura até os dias de hoje.

Continua após a publicidade

Benefícios do leite

Imagem: Folha vitória

Que o leite é um alimento rico em cálcio, todos já sabem, mas, os nutrientes do leite vão muito além. Pois é fonte de proteínas, vitaminas A e D, riboflavina, fósforo e magnésio, que são fundamentais para:

  • Fortalece os ossos e os dentes
  • Prevenir a osteoporose
  • Auxilia no emagrecimento
  • Aumenta a sensação de bem-estar
  • Previne doenças como a diabetes tipo 2

Benefícios da manga

Imagem: Ovo.blog

A manga é uma fruta com alto teor de nutrientes que são muito importantes para o corpo, como o betacaroteno, as vitaminas A e C, fósforo, ferro, cálcio, lipídios e proteínas.

Portanto, o consumo da manga é uma ótima maneira de manter a saúde do organismo, entre seus benefícios estão:

  • Combater a diabetes
  • Ajuda a aliviar a prisão de ventre
  • Auxilia na prevenção do câncer
  • Protege o coração
  • Reduz o colesterol ruim
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Previne o envelhecimento precoce
  • Protege a pele
  • Hidrata os cabelos

Resumindo, manga com leite não faz mal, muito pelo contrário, é uma mistura que só tem benefícios a oferecer para a saúde do corpo. Portanto, desde que seja de forma equilibrada, pode consumir a manga com leite sem medo.

Então, se você gostou dessa matéria, veja também: É verdade que o homem é o único mamífero que bebe leite depois de adulto?

Fontes: Cidade Verde, Minha Vida, Conquiste sua vida

Continua após a publicidade

Imagens: Tri curioso, TNH1, Curto e curioso, Ovo.blogFolha vitória

Próxima página »

Escolhidas para você