Ciência & Tecnologia

História da HTC: a primeira fabricante do smartphone Android

A HTC foi uma das companhias mais influentes no mercado de smartphones pois, fez o primeiro telefone Android, e projetou o Nexus do Google

A HTC Corporation é uma empresa de eletrônicos de consumo com sede no distrito de Xindian, na cidade de New Taipei, em Taiwan, no Japão.

Fundada em 1997, a HTC começou como fabricante de design original e fabricante de equipamento original, projetando e fabricando computadores laptop.

Embora hoje a HTC não seja mais a mesma de antes, a empresa ainda deixa muitas impressões positivas para os usuários. Veja tudo sobre a história dessa gigante da tecnologia a seguir.

História da HTC

Fonte: Pinterest

Em suma, a HTC começou como fabricante de “white labels”, especializada na fabricação de equipamentos para outras empresas venderem com sua própria marca.

Até 2002, a HTC lançou o primeiro telefone fabricado por ela mesma com o nome de Wallaby e vendido sob muitos outros nomes como O2 XDA, T-Mobile MDA, Dopod 686, Siemens SX56 e Qtek 1010.

Atualmente, a HTC ainda fabrica smartphones para outras empresas. Durante anos, a HTC produziu vários dispositivos para o Google, como o Nexus One, que recentemente tem Pixel, Pixel XL e Pixel 2.

Continua após a publicidade

Pioneirismo

História da HTC: a primeira fabricante do smartphone Android
Fonte: Pinterest

Em 2008, o HTC Dream (T-Mobile G1), o primeiro smartphone Android do mundo foi lançado e a HTC foi o fabricante dele. Aliás, naquela época, o HTC Dream foi bem avaliado e vendeu 1 milhão de unidades no primeiro ano.

No início de 2002, a empresa taiwanesa também lançou o primeiro telefone com Windows Mobile, chamado HTC Canary, vendido na Europa e na China. E a HTC também é o primeiro fabricante a lançar MTeoR, o primeiro smartphone Windows Mobile a conectar redes 3G em 2006.

Em 2010, a HTC continuou a liderar a tendência das novas tecnologias. Com efeito, a empresa lançou o Evo 4G, o primeiro smartphone comercial a suportar redes 4G. Assim, foram 150.000 unidades de Evo 4G vendidas para usuários dos EUA na primeira semana neste país.

HTC desenvolveu a primeira interface personalizável no Android

Fonte: Pinterest

A HTC foi a primeira empresa a adotar uma interface personalizada chamada Sense em seus telefones Android (modelo HTC Hero), em vez de usar a interface original do Google desde 2009.

Posteriormente, uma série de outros fabricantes de Android também lançou sua própria interface, já que a LG tem Optimus UI, a Samsung tem TouchWiz (mais tarde Samsung Experience), Huawei tem o EMUI ou Xiaomi (China) mais famoso com MIUI.

O HTC Sense possuía um design bonito, suave, estável, e ainda contava com recursos úteis que o Android original. Mais tarde, o Google adicionou alguns recursos do Sense ao Android original.

Continua após a publicidade

Atualmente, o Sense não é mais tão forte quanto antes, em parte devido à lenta hesitação na atualização. A partir da versão de 2 anos atrás no HTC 10, aplicativos como HTC Weather, Dialer, Messages e Clock quase não foram alterados.

Líder de smartphones nos Estados Unidos

História da HTC: a primeira empresa que lançou um celular Android
Fonte: Pinterest

No terceiro trimestre de 2011, a HTC vendeu cerca de 5,7 milhões de dispositivos, respondendo por quase 25% da participação no mercado dos EUA, superior a 800.000 dispositivos em comparação com a Samsung, enquanto a Apple ficou em terceiro lugar com 4,6 milhões de dispositivos.

Naquela época, a HTC era a maior fabricante de smartphones dos Estados Unidos e ocupava a quarta posição globalmente. Também em 2011, a HTC ganhou homenagem da GSMA e o título de “fabricante do ano”. Entretanto, a HTC gradualmente perdeu participação de mercado e não está mais entre os 10 maiores produtores.

Inovação e criatividade

Fonte: Pinterest

Na história da HTC, a companhia também figura no 31º lugar na lista das empresas mais inovadoras de 2010, classificadas pela Fast Company, acima da Samsung e da Microsoft.

Em 2014, a HTC lançou o One M8 com câmera principal 4MP e câmera secundária 2MP acima para criar efeito bokeh, tornando-se a primeira empresa a lançar um smartphone com câmeras duplas na parte traseira para tirar fotos. Todavia, mais tarde, a Samsung e a LG também criaram dispositivos semelhantes.

Em 2013, quando a Samsung ou muitas outras empresas ainda estavam tentando romper com o plástico, a HTC deu início à tendência de design de smartphone de última geração com belo corpo de metal no One M7.

Continua após a publicidade

O Edge Sense também é um recurso extremamente novo visto pela primeira vez pela HTC no HTC U11, permitindo que o aplicativo fosse aberto ou usado apertando as laterais do telefone.

Mais tarde, o Edge Sense estava disponível no U11 Life, U12 +, incluindo o Pixel 2 (produzido pela HTC) e o Pixel 2 XL do Google com o outro nome de Active Edge.

Além disso, os HTC U11 + e U12 + são os primeiros smartphones com uma tampa traseira transparente para ver os componentes internos. Recentemente, a Xiaomi copiou este design na versão Mi 8 Explorer Edition.

O futuro da HTC

História da HTC: a primeira empresa que lançou um celular Android
Fonte: Pinterest

Por mais que a HTC tenha decaído nos últimos anos, a empresa não está prestes a entrar em colapso. A HTC ainda tem fluxo de caixa positivo, apesar de suas fases ruins. Ademais, suas demissões provavelmente a ajudarão a resistir ao longo do próximo ano, contanto que as coisas não piorem seriamente.

Contudo, a HTC precisará tomar medidas ousadas se quiser capturar a atenção dos usuários de smartphones novamente.

No entanto, com as ações da HTC em baixa, a empresa é o principal alvo para aquisições. Aliás, muitos dos dispositivos da HTC ainda estão entre os melhores em análise dos usuários, e a empresa certamente tem fãs que esperam poder recuperar sua antiga glória.

Continua após a publicidade

Mas a desgraça na história da HTC não foi totalmente acidental: é o resultado de quatro anos de aparelhos ruins, vendas fracas, marketing ineficaz, investimentos equivocados e decisões erradas. Portanto, vai ser preciso mais do que um smartphone extraordinário e um anúncio de TV para mudar as coisas.

Então, agora que você conhece a história da HTC, leia também: Samsung – História, principais produtos e curiosidades

Fontes: Pocket-lint, Canaltech, Pplware, Tudo Celular, Tecmundo

Fotos: Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você