Saúde

Para que serve acupuntura e quais seus benefícios?

Praticada há mais de 2.000 anos, a acupuntura é uma das formas mais seguras e revigorantes de terapias complementares e alternativas do mundo.

Você sabe o que é e para que serve acupuntura? A acupuntura é uma antiga técnica chinesa usada para aliviar a dor e promover a saúde geral. A acupuntura usa agulhas colocadas ao longo de meridianos invisíveis que percorrem todo o corpo. Hoje, os acupunturistas também usam lasers, ímãs e pulsos elétricos, além de agulhas.

Em suma, cada ponto meridiano tem um significado específico e pode desbloquear e reparar meridianos e canais com energia vital ou chi. Por meio da estimulação dos meridianos, o acupunturista é capaz de restaurar o equilíbrio e a saúde ergométrica do paciente.

Saiba a seguir para que serve a acupuntura e como é feito o tratamento com agulhas.

Para que serve a acupuntura?

A acupuntura, semelhante a outras formas de medicina alternativa como gua sha e reiki, tem suas origens em um conceito amplo chamado “qi” (ou “chi”).

Essa interessante teoria e filosofia influenciam no bem-estar emocional, mental e físico. Tradicionalmente, a acupuntura é usada para ajudar a regular as interrupções do “Qi” que podem causar dor e doenças.

Continua após a publicidade

Aliás, pesquisas atuais na medicina ocidental mostram que a acupuntura tem um impacto em muitas funções, receptores e sistemas do corpo. Portanto, fique de olho nesta terapia milenar pois ela pode ser eficaz em várias condições como você verá abaixo.

  • Dor nas costas e articulações
  • Circulação
  • Regulação do sistema digestivo
  • Depressão, estresse e ansiedade
  • Desequilíbrio hormonal
  • Melhoria do sistema imunológico
  • Problemas respiratórios
  • Distúrbios do sono
  • Problemas neurológicos
  • Doenças oftalmológicas
  • Problemas ortopédicos em geral

Outros benefícios da acupuntura

Para que serve acupuntura e quais seus benefícios?

Como você viu acima a acupuntura pode ajudar em vários aspectos, certo? Mas, não para por aí! Estudos têm mostrado que a acupuntura pode ajudar a apoiar os pacientes durante o processo do câncer.

Desse modo, ela esta técnica ajuda os pacientes a controlar muitos dos efeitos colaterais físicos e emocionais do tratamento do câncer, incluindo dor, vômito induzido por quimioterapia, neuropatia periférica, estresse e ansiedade, fadiga, boca seca e ondas de calor.

Por outro lado, a acupuntura também funciona como um tratamento complementar com fertilização in vitro para mulheres que lutam contra a fertilidade.

Por fim, a acupuntura é uma terapia que ajuda a regular a ovulação e equilibrar o corpo e os hormônios, e é usada como uma ferramenta complementar em parceria com outros tratamentos de fertilidade.

Continua após a publicidade

Tipos de acupuntura

Existem muitos estilos diferentes de serviços de acupuntura, conheça alguns a seguir:

Acupuntura Corporal e Estética

O tratamento e os cuidados com a acupuntura corporal podem reduzir a dor, estimulando a liberação de substâncias químicas naturais para o alívio da dor, e podem reduzir o estresse.

Essa resposta envolve o sistema nervoso e aumenta o fluxo sanguíneo para pontos influentes no corpo que têm benefícios locais e sistêmicos.

Com efeito, isso traz hormônios de cura, nutrientes e fatores anti-inflamatórios ao ponto de ajudar a curar o tecido, quebrar aderências na fáscia, reduzir a tensão muscular e reduzir a inflamação.

Auricular e do couro cabeludo

Continua após a publicidade

O tratamento com acupuntura auricular (ouvido), acupuntura do couro cabeludo e técnicas ortopédicas têm uma forte base na Medicina Tradicional Chinesa.

Aliás, comunidades de acupuntura em todo o mundo adotaram amplamente a acupuntura auricular a partir da década de 1980 para ajudar a tratar a dor lombar crônica, enxaquecas, ansiedade e vício, entre outros problemas de saúde.

Além disso, a aplicação é fácil, e basta acessar as dezenas de pontos de acupuntura dentro das orelhas ou couro cabeludo.

Técnicas de acupuntura não insertivas

Para que serve acupuntura e quais seus benefícios?

Ocasionalmente, técnicas não insertivas, como terapia magnética e acupressão, serão usadas. Essas não são apenas estratégias eficazes para tratar bloqueios nas raízes do corpo, mas também podem fornecer estilos de tratamento relaxantes e confortáveis ​​para crianças e pacientes sensíveis a agulhas.

As práticas específicas incluem as terapias Tui Na e Gua Sha. Essas modalidades são todas muito desintoxicantes, então beba bastante água para ajudar a facilitar o processo de desintoxicação.

Continua após a publicidade

O que você precisa saber sobre as sessões com agulhas?

Se você tem medo de agulhas, fique tranquilo! As agulhas usadas na acupuntura são muito finas (têm a mesma largura de um fio de cabelo humano e algumas têm apenas 0,13 mm de comprimento), e são feitas de aço inoxidável. Além disso, elas são esterilizadas e descartáveis.

Apesar disso, nas primeiras sessões, os pacientes podem sentir uma pequena picada ou desconforto. Às vezes, um pequeno hematoma pode ocorrer após o tratamento.

Ademais, os sintomas a serem tratados podem piorar após o primeira ou segunda sessão. Mas não se preocupe, pois isso pode ser uma indicação de que o tratamento está começando a funcionar. Por outro lado, muitas pessoas experimentam um relaxamento e até cochilam durante o tratamento, enquanto outras sentem uma verdadeira injeção de energia.

Esta terapia alternativa acredita que perfurar a pele estimula o ponto de acupuntura e o Qi do corpo. Isso, por sua vez, provoca um movimento na energia, harmonizando o equilíbrio e restaurando a saúde.

Então, se você gostou de saber mais para que serve acupuntura, veja também: Entenda porque o 1º transplante de rim de porco em humano deu certo

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você