Curiosidades

Medo de agulha – Causas, sintomas e tratamento da Aicmofobia

Você sabia que 3% a 10% da população mundial sofre de aicmofobia ou medo de agulhas? Apesar de parecer um medo comum, pode ser algo sério.

Acredita-se que 3% a 10% da população mundial sofra de aicmofobia ou medo de agulhas. Mas, por que as agulhas assustam tanta gente?

Furar a pele com qualquer coisa pontiaguda é de longe a experiência menos agradável que existe. Por este motivo, muitas pessoas que precisam tomar injeção quando estão doentes, ficam extremamente apavoradas e ansiosas só de pensar na picada da agulha.

Entretanto, assim como qualquer outra fobia, o medo de agulha tem tratamento e técnicas que ajudam a tranquilizar os pacientes antes que eles surtem ao tomar uma injeção.

Como diferenciar o medo de agulhas da fobia?

medo e fobia de agulha
Fonte: Pexels

Estudos apontam que homens e mulheres de todas as idades podem ser afetados pelo medo de agulhas. Esse problema aparentemente normal, passa ser preocupante quando se manifesta por meio de sintomas mais graves.

Continua após a publicidade

A aicmofobia geralmente se manifesta na forma de suor, náuseas, tonturas e até mesmo taquicardia. E se isso já é ruim para quem precisa tomar injeção uma ou outra vez na vida, imagina para quem é diabético e tem que passar pela ‘tortura’ diariamente.

Como surge a fobia de agulhas e quais são os sintomas?

aicmofobia medo
Fonte: Freepik

As fobias de agulhas podem surgir na infância, ao experimentar injeções dolorosas, passando pelo medo do dentista e outros lugares onde temos os primeiros contatos com esses objetos afiados.

Continua após a publicidade

Contudo, esse medo extremo quando se trata de agulhas, pode se tornar um problema quando faz com que as pessoas fiquem menos propensas a tomar remédios e vacinas consideradas vitais.

A primeira vista, a aicmofobia pode parecer banal, porém definitivamente o assunto não é e deve ser tratado com muita seriedade. Pois, além de causar grande estresse e ansiedade, o medo de agulhas pode impedir que as pessoas busquem tratamentos médicos quando elas precisarem. Ainda assim, fique atento(a) se identificar que sofre alguns dos sintomas abaixo:

Continua após a publicidade
  • Náuseas
  • Tonturas
  • Suores
  • Taquicardia (batimentos acelerados)
  • Aumento da pressão arterial seguido de uma queda repentina
  • Insônia
  • Tremores
  • Sensação de pânico
  • Desmaio

Como tratar a aicmofobia?

Diante de uma situação em que você precisa receber uma agulhada, tente respirar profundamente. Nesse ínterim, mantenha-se distraído e com o pensamento focado em alguma coisa agradável. Certamente, essas técnicas poderão contribuir para que você fique o mais confortável​​ possível ao tomar uma injeção.

Além disso, muitos dos sintomas da fobia de agulhas também são sintomas de ansiedade. Desse modo, a ansiedade pode ser controlada de várias maneiras, como por exemplo:

Diálogo

Fonte: Pexels

Em primeiro lugar, é importante conversar sobre o assunto. Aliás, não precisa ter vergonha de falar sobre o medo de agulhas. Converse com alguém em quem você confia, seja um amigo ou parente, e em alguns casos procure ajuda de um profissional. Acima de tudo, reconhecer o medo, pode ser o primeiro passo do tratamento.

Terapia

fobia de agulha
Fonte: Pexels

Na mesma linha, a terapia comportamental e a terapia comportamental cognitiva são outras opções que ajudam a controlar os pensamentos negativos e as respostas a agulhas e injeções.

Continua após a publicidade

Meditação

Fonte: Pexels

Técnicas de autoajuda como yoga, meditação e relaxamento muscular também são recomendadas para superar a aicmofobia. Como resultado, é importante que você saiba lidar com o medo e evitar ser prejudicado por ele.

Encare o medo

agulhas
Fonte: Pexels

Por fim, se você quer encarar o medo de frente, uma boa opção é buscar o relaxamento através da acupuntura. Especialistas afirmam que essa é uma das técnicas mais eficazes para tratar a fobia de agulhas, já que você terá que lidar com inúmeras delas ao mesmo tempo.

Então, descobriu se você tem aicmofobia ou só medo normal de agulhas? Se não tem, veja em seguida essa lista: Medo de agulha? 13 imagens PROIBIDAS para quem sofre com a fobia

Fontes: Minha Vida, Dra. Rosa Basto, Labvm

Continua após a publicidade

Fotos: Freepik, Pexels

Próxima página »

Escolhidas para você