Saúde

Paralisia de Bell, o que é, sintomas, causas e tratamento

A paralisia de Bell é uma forma de paralisia facial temporária em um lado do rosto. Saiba mais sobre suas causas, sintomas e tratamento!

A paralisia de Bell é uma paralisia temporária ou fraqueza dos músculos de um lado do rosto. Seus sintomas geralmente ficam mais graves em algumas horas ou um dia ou dois.

Além disso, ela geralmente afeta apenas um lado da face, mas pode, em casos raros, afetar ambos os lados ao mesmo tempo. Essa condição surge de repente e geralmente melhora sozinha dentro de algumas semanas. Vamos saber mais sobre esta condição neste artigo.

O que é paralisia de Bell?

A paralisia de Bell ocorre quando há danos nos nervos faciais, e embora seja temporária, ela ainda deve ser tratada para aliviar os sintomas em tempo hábil, bem como diminuir o nível de dor causada pelo dano do nervo.

Do ponto de vista médico, a paralisia de Bell é diferente para todos que a desenvolvem. Para alguns, o dano do nervo é tão leve que nenhum tratamento pode ser necessário, com sintomas aliviando-se dentro de duas a três semanas. No entanto, em casos mais graves, as complicações da paralisia e as opções de tratamento tornam-se mais complicadas.

Continua após a publicidade

Causas da paralisia de Bell

A causa direta da paralisia de Bell é a lesão de um nervo facial. Isso pode ser desencadeado por uma infecção ou, em casos raros, por leucemia ou uma condição autoimune como a sarcoidose.

Além disso, acredita-se que a maioria dos casos seja causada pelo vírus do herpes que causa herpes labial. Na maioria dos casos de paralisia de Bell, o nervo que controla os músculos de um lado do rosto é danificado pela inflamação.

Muitos problemas de saúde podem causar fraqueza ou paralisia do rosto. Se uma razão específica não puder ser encontrada para a fraqueza, a condição é chamada de paralisia de Bell.

Sintomas

Os sintomas da paralisia de Bell podem aparecer instantaneamente sem motivo aparente. Como você leu acima, acredita-se que infecções virais possam desempenhar um papel, assim como outros fatores de risco.

Continua após a publicidade

Desse modo, o sintoma mais comum dessa condição é a fraqueza dos músculos que controlam a sobrancelha, a pálpebra e a boca em um lado do rosto. Outros sintomas comuns incluem:

  • Olhos secos 
  • Dor atrás da orelha no lado afetado
  • Perda ou alteração da sensação de paladar
  • Aumento da sensibilidade aos sons (hiperacusia)

Diagnóstico

Um médico pode diagnosticar a paralisia de Bell fazendo perguntas, sobre como os sintomas se desenvolveram. Ele também fará um exame físico e neurológico para verificar a função do nervo facial. Se a causa de seus sintomas não for clara, você pode precisar de outros exames, como exames de sangue, ressonância magnética ou tomografia computadorizada.

Complicações

Algumas complicações da paralisia de Bell podem incluir:

Sincinesia

Às vezes, quando o nervo facial é gravemente afetado, ele volta a crescer de forma desorganizada. Isso significa que os sinais nervosos que controlam os músculos do rosto podem se confundir. Isso pode causar:

Continua após a publicidade

Recuperação incompleta

Uma pequena porcentagem de pessoas tem recuperação incompleta. Isso significa que elas continuam a ter fraqueza facial após vários meses. Alguns pacientes têm fraqueza facial leve de longo prazo que é quase imperceptível. Em casos raros, outras têm fraqueza facial mais grave que não desaparece.

Tratamento da paralisia de Bell

Um dos tratamentos mais comuns para a paralisia de Bell é o uso de medicamentos prescritos.como:

  • Medicamentos para a dor
  • Esteróides para eliminar a inflamação;
  • Medicamentos antivirais que ajudam a combater os sintomas dos danos nos nervos.

Por fim, é importante lembrar que a maioria das pessoas com esse problema se recupera completamente sem nenhum tratamento.

Então, achou este conteúdo interessante? Pois, leia também: Síndrome de Ramsay Hunt: o que é, sintomas causas, e tratamento

Continua após a publicidade

Fontes: Drauzio Varella, Rededor São Luiz, MSD Manuals

Próxima página »

Escolhidas para você