Curiosidades

Significados de 8 personagens de Alice no País das Maravilhas

Alice viaja para o fantástico mundo das maravilhas e encontra seres curiosos e que são cheios de significados, confira todos eles a seguir.

Por P.H Mota

Os personagens de Alice no País das Maravilhas estão entre os principais motivos do destaque e eternização da obra. Ainda que sejam partes de uma obra infantil, são carregados de símbolos e enigmas que escondem significados.

Por causa disso, a obra ainda hoje chama atenção pelo número de interpretações possíveis em cada uma dessas representações. Além disso, a jornada de Alice passa especialmente pelas relações que desenvolve com cada um deles.

Publicada pela primeira vez em 4 de julho de 1865, a obra ainda hoje é destaque da literatura internacional e encontra muita força em seus personagens. Saiba mais sobre cada um deles a seguir.

Personagens de Alice no País das Maravilhas explicados

1. Alice

Personagens de Alice no País das Maravilhas: metáforas e significados

Alice é a protagonista da história. Em suma, a jovem é forçada a navegar no complexo mundo do romance. Alice é retratada como um indivíduo à beira da adolescência, e ela luta com os adultos e seu relacionamento com o mundo.

Ao longo do romance, os leitores veem Alice amadurecer e também reconhecem muitos dos desafios que ela enfrenta por experiência própria.

Continua após a publicidade

Além de ser inteligente, tudo ao seu redor desperta nela grande curiosidade e, longe de qualquer elemento passar despercebido diante de seus olhos, ela demonstra capacidade crítica.

Acredita-se que Alice é inspirada na filha de um amigo de Carroll, bem como é a representação de uma menina de classe média educada com as normas sociais da época.

2. Coelho branco

O Coelho Branco é outro personagem notável do romance. Ele figura como uma espécie de guia, que leva Alice pela toca do coelho até o País das Maravilhas, e aparece de vez em quando para levar a história adiante.

Além de usar roupas e ter um relógio gigante de bolso, esse personagem é tímido e nervoso. Além disso, o Coelho Branco é sensível e responsável, qualidades que o tornam muito sábio, podendo-se dizer que o Coelho é a antítese de Alice.

3. Chapeleiro Maluco

Personagens de Alice no País das Maravilhas: metáforas e significados

Esse personagem é intrigante e enigmático e, como seu nome sugere, ele parece ser louco. Certamente seu comportamento é peculiar, e o Cheshire Cat na verdade avisa Alice especificamente que o personagem é louco.

Ele é um personagem que está continuamente tomando chá com a Lebre de Março, porque para ele são sempre seis horas (hora do chá). É um personagem que apresenta diferentes desafios e trocadilhos.

Aliás, a expressão “louco como um chapeleiro” era uma expressão comum na Inglaterra do século XIX, provavelmente porque alguns chapeleiros enlouqueceram devido à exposição ao mercúrio, que era usado no processo de fabricação de chapéus de feltro.

4. Rainha de Copas

No livro de Lewis Carroll e no clássico animado de 1951, a Rainha de Copas é uma tirana violenta que governa o País das Maravilhas por meio do medo, decapitando seus súditos.

Sua frase mais famosa é: “Cortem suas cabeças!” tornando-a uma das personagens mais memoráveis ​​do País das Maravilhas. Mas apesar de ser totalmente má, ela também é uma das personagens mais divertidas.

Por meio de um interesse supremo em dominar a população por meio do medo e do autoritarismo, a Rainha simboliza a visão política de Lewis Carroll sobre a Inglaterra da época.

Isso também pode ser visto a partir dos naipes de cartas dos nobres da obra. Na versão fantasiosa, os únicos que rodeiam a Rainha de Copas são seus semelhantes, de mesmo naipe. Há ainda uma possível relação das rosas da obra com a Guerra das Rosas, ocorrida no país no século XV.

Independentemente de ser egoísta e motivada pela vingança, a Rainha de Copas é uma personagem muito mais explorada nas adaptações modernas, tornando-a uma das melhores personagens de Alice no País das Maravilhas.

5. Gato de Cheshire

Personagens de Alice no País das Maravilhas: metáforas e significados

Esse personagem é uma das figuras mais familiares do livro e provavelmente é mais famoso por sua habilidade de ficar invisível. Além disso, ele é um dos poucos personagens a ajudar Alice enquanto ela viaja pelo País das Maravilhas.

Ele também dá a ela alguns conselhos importantes quando Alice pergunta a ele qual caminho seguir, respondendo: “Isso depende muito de onde você quer chegar.”

O Gato de Cheshire é um personagem interessante porque é difícil de definir e prever. Embora ele não seja mau, ele certamente tem um lado egoísta e pode ser irritante. Mas sua natureza imprevisível é exatamente o que o torna um dos melhores personagens do País das Maravilhas.

6. Lebre de Março

A Lebre de Março é a fiel companheira do Chapeleiro Maluco. Ela desafia a lógica e o conhecimento o tempo todo. A criação do personagem tem origem numa expressão inglesa comum na época.

Aliás, a frase “louco como uma lebre de março” fazia referência ao comportamento agitado e frenético dos coelhos durante o período de acasalamento da espécie.

Embora a Lebre de Março não traga muito para as histórias do País das Maravilhas além do caos e do riso maníaco, ela é um personagem principal no enredo.

7. Lagarta

Personagens de Alice no País das Maravilhas: metáforas e significados

A Lagarta é a favorita dos fãs e um dos personagens mais interessantes do mundo do País das Maravilhas. Embora Alice esteja confusa e frustrada com a lagarta soprando fumaça em seu rosto enquanto fuma seu narguilé, ela está realmente tentando ajudar Alice quando explica que um lado do cogumelo a deixará maior e o outro a deixará menor.

Alguns espectadores interpretam mal a Lagarta, pensando que ele é um “código” para o uso de drogas ilícitas. No entanto, o que ela faz é ensinar a Alice como se adaptar ao seu ambiente, enquanto entende a importância da identidade.

Para isso, então, a Lagarta tenta trazer o tema com naturalidade e aceitação, já que é um processo natural de todos os seres vivos.

Uma curiosidade é que embora a Lagarta não tenha nome no romance ou no filme de animação, ela recebe o nome de Absolem e é dublado por Alan Rickman no filme de Tim Burton. Na sequência de 2016 “Alice Através do Espelho”, ele se transformou de uma lagarta azul em uma borboleta azul.

8. Arganaz

Por fim, no livro original e no filme de animação da Disney de 1951 “Alice no País das Maravilhas”, o Arganaz é o companheiro sonolento e tonto da Lebre de Março e do Chapeleiro Maluco que participa da festa infinita do chá.

No livro e no desenho animado da Disney, a contribuição do Arganaz é recitar um poema durante a festa do chá e ter um ataque quando Alice menciona seu gato, só se acalmando depois de colocarem geléia no nariz do personagem.

Ademais, o rato presente no chá de desaniversário pode ser um símbolo da classe trabalhadora. Isso porque o personagem é incapaz de reagir à opressão que sofre e vive sendo ignorado ou interrompido.

Resumo de Alice no País das Maravilhas

A obra de Carroll nos conta a história de uma menina extrovertida que chega ao País das Maravilhas seguindo um coelho branco. Neste lugar cheio de fantasia, ele conhecerá a Lebre de Março, o Chapeleiro Maluco, a Lagarta fumegante e a temível Rainha de Copas.

A fantástica aventura veio à tona em 1862 sob a escrita de Lewis Carroll, um professor de Oxford. Carroll é o pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson. E o romance é inspirado em uma garota que Carroll conheceu e por quem sofreu uma obsessão.

A garota em questão era Alicia Liddell, filha de um dos amigos de Lewis Carroll. Ela foi a primeira a ouvir a história do País das Maravilhas em uma versão improvisada em um passeio em família.

Embora a história de Alice no País das Maravilhas tenha sido criada para crianças, há quem afirme que pode ser dada uma interpretação mais adulta.

Além da aventura que a pequena Alicia tem que realizar, para alguns fica o reflexo da personalidade conflituosa de seu autor. Uma sátira que refletia o absurdo da sociedade de seu tempo, a partir de um humor obscuro.

Fontes: Cultura Genial, Terra

Leia também:

A Bela e a Fera: 15 diferenças entre a animação da Disney e o live-action

Quais são as inspirações reais do animais da Disney?

40 Clássicos da Disney: os melhores que vão te levar de volta à infância

Melhores animações da Disney – Filmes que marcaram nossa infância

O Rei Leão e os mistérios por trás dos clássicos das Disney

Mickey Mouse – Inspiração, origem e história do maior símbolo da Disney

Próxima página »

Escolhidas para você