Certamente, no verão a situação fica pior, mas picadas de insetos são bem comuns. Especialmente, em lugares em que podemos ter mais contato com a natureza.
E, embora elas picadas de insetos sejam bem comuns, e inofensivas (na maioria das vezes, é comum que elas se curarem em um curto período de tempo. Outras, contudo, são mais infecciosas, e podem inchar mais do que o normal e causar danos a pele.
A pergunta é: você sabe diferenciar essas picadas? O Segredos do Mundo não vai te deixar todo picado sozinho, e separou algumas picadas de insetos para você diferenciar.
Confira 7 tipos de picadas de insetos que você precisa aprender a diferenciar
1 – Abelha
A picada de abelha deixa a região vermelha e inchada e, depois de um tempo, começa a coçar. Apesar da picada de abelha ser inofensiva a longo prazo, o inchaço pode piorar ao longo dos primeiros dias.
Quando uma abelha te pica, ela deixa o ferrão. É importante que pegue uma pinça e tire o ferrão da sua pele, para que seu corpo não seja infectado com mais veneno.
2 – Mosquitos
Outra das picadas de insetos importantes de se identificar são as de mosquitos. Apesar de serem mais comuns, elas ainda podem ser difícil de identificar.
Os mosquitos gostam de sugar o sangue superficial na pele, por isso, o inchaço e a vermelhidão costuma ser menor. Quando picam, deixam uma saliva na pele, sendo fácil de identificar na hora em que se é picado.
3 – Carrapatos
As picadas de carrapato são as mais difíceis de identificar, pois deixam apenas um vermelhão na pele. Não costuma haver inchaço e a vermelhidão é o local aonde o carrapato sugou o seu sangue.
4 – Pulgas
As picadas de pulgas são facilmente confundidas com alergias na pele. Essa picada costuma deixar a área bem dolorida e a pele ao redor bem irritada. Elas costumam picar mais de uma região da pele ao redor – sendo que ficam vários caroços – e preferem os pés, enquanto as pessoas dormem.
5 – Formiga
A picadas das formigas, com certeza, estão entre as picadas de insetos que precisam ser reconhecidas. Embora elas não representem um risco a vida humana – na maioria das vezes -, a picada da formiga vermelha costuma ser bem dolorosa.
Apesar dos sintomas leves, as picadas podem desencadear uma reação alérgica na pessoa picada. Uma mancha rosa aparece após a picada que, provavelmente, será sentida na hora.
6 – Piolhos
Se você notar pequenos ferimentos vermelhos na sua cabeça, ou mesmo atrás das orelhas ou pescoço, provavelmente, se trata de carrapato. O sintoma mais comum desse tipo de picada, aliás, é a coceira na cabeça.
Portanto, passe um pente fino e tire a prova.
7 – Percevejo
Certamente, picadas de percevejos costumam ser as piores. Dor, inchaço, vermelhidão e até pus podem ser os sintomas, caso você tenha sido mordido.
ara esse tipo de picada, aliás, o ideal é contar com a ajuda de um dermatologista.
Você gostou dessa matéria? Será que agora você vai saber entender melhor as picadas de insetos que surgirem na pele?
Agora, falando nesses pequeninos seres, não deixe de conferir ainda: Inseto no ouvido: o que fazer se isso acontecer com você?
Fonte: Newsner
Imagem: Manual dos Curiosos
9 comentários em “Picadas de insetos que você precisa aprender a diferenciar com urgência”