Ciência & Tecnologia

Curiosidades sobre o metaverso que o Facebook também aderiu

As curiosidades sobre o metaverso referem-se ao universo que une a realidade virtual com a realidade aumentada com dispositivos tecnológicos.

As curiosidades sobre o metaverso referem-se ao mundo virtual que tenta replicar a realidade por meio de dispositivos digitais. Nesse sentido, consiste num espaço coletivo e virtual compartilhado. Ademais, há uma junção da realidade virtual, da realidade aumentada e do mundo da internet.

A princípio, é um termo que surgiu pela primeira vez por meio do filme “Nevasca”, de Neal Stephenson, com estreia em 1992. Porém, a expressão tornou-se ainda mais popular quando o Facebook adotou um metaverso em sua plataforma por meio da Meta. Em resumo, a Meta reúne todas as empresas, como Instagram e WhatsApp.

No entanto, vai além porque se propõe a transformar o espaço das redes sociais em um mundo digital para que os usuários habitem. Apesar disso, a ideia de metaverso existe desde anteriormente, com jogos como Second Life, Roblox e Fortnite. Por fim, conheça curiosidades sobre o metaverso para aprender sobre o tema da vez:

Curiosidades sobre o metaverso

1) Etimologia da palavra

Fotografia sobre o universo aumentado

Continua após a publicidade

A primeira curiosidade sobre o metaverso parte da etimologia da palavra. Desse modo, meta vem do grego e significa “além de” ou “depois de” algo. Em contrapartida, “verso” vem de “universo”. Sendo assim, a própria origem da palavra denuncia um universo que vai além, o que se refere diretamente ao ambiente digital imersivo.

2) O que é metaverso?

Fotografia sobre o universo aumentado

Como citado anteriormente, o metaverso é um espaço coletivo que cria experiências reais por meio da imersão do usuário em um mundo virtual com realidade aumentada. Para entender melhor essa questão, é interessante pensar no formato de MMORPG. Em resumo, o MMORPG significa “Massively Multiplayer Online Role-Playing Game”.

Ou seja, é um jogo de representação de papéis online multijogador em massa, por meio da tradução livre. Sendo assim, é possível nessas plataformas criar um avatar parecido com o seu eu de verdade para interagir na realidade virtual. Contudo, existem algumas limitações que o metaverso extrapolam porque criam uma imersão da pessoa real no universo.

Continua após a publicidade

3) Origem do metaverso

Fotografia sobre o universo aumentado

Em primeiro lugar, o termo metaverso surgiu no livro Snow Crash escrito em 1992 por Neal Stephenson. Basicamente, a obra é do gênero cyberpunk e apresenta o Metaverso como um sucessor da internet. Nesse sentido, desde a primeira referência, traz esse sentido de maior interação e mais possibilidades de ação. Posteriormente, o termo se tornou popular na indústria.

4) Second Life e o metaverso

Fotografia sobre o universo aumentado

No geral, o jogo Second Life é um pioneiro na questão de experiências virtuais. A princípio, teve lançamento em 2003 como um simulador da vida real e social do ser humano por meio da interação dos avates. Desse modo, é um mundo virtual em 3D sem missões ou histórias específicas, o que permite maior liberdade ao usuário. Portanto, é tanto um jogo quanto um simulador e rede social.

Continua após a publicidade

5) Roblox e Fortnite

Fotografia sobre o universo aumentado

Em resumo, Roblox e Fortnite estão tentando transformar seus jogos em metaversos, com foco em simulações e experiências. Nesse sentido, começou a produzir eventos com artistas reais, com shows reais de Ariana Grande e Lil Nas X dentro das plataformas. Porém, existem muitos processos na transformação de um jogo em um mundo digital imersivo.

6) Metaverso e pandemia

Fotografia sobre o universo aumentado

Acima de tudo, outra curiosidade sobre o metaverso é que a pandemia da Covid-19 impulsionou esse mercado de realidade aumentada. Sobretudo pela necessidade de novas formas de interações no cenário do isolamento social. Desse modo, a indústria começou e intensificou os planos de desenvolvimento desses metaversos para os usuários da internet.

Continua após a publicidade

7) Metaverso no cinema

Fotografia sobre o universo aumentado

No geral, o conceito de metaverso também teve exploração no cinema. Para entender melhor como funciona, fica a indicação de obras como Tron, Avatar e Matrix, que apresentam essa imersão em uma realidade aumentada de forma central na narrativa. Mais ainda, outra obra mais recente é o filme Jogador Número 1.

8) Qual a ideia desse projeto?

Curiosidades sobre o metaverso que o Facebook também aderiu

Basicamente, esse projeto faz parte de uma revolução digital e da comunicação, em especial no que tange as redes sociais. Sendo assim, ainda existem muitos processos a serem considerados antes que o metaverso faça parte da realidade como o Instagram e o Twitter. Porém, iniciativas como a do Facebook impulsionam os avanços desse mercado.

Continua após a publicidade

9) Mercado e valor

Curiosidades sobre o metaverso que o Facebook também aderiu

Porque ainda é uma ferramenta em desenvolvimento, é difícil definir com certeza o valor de mercado do metaverso. Portanto, é fundamental analisar os próximos passos e como isso será tangível para investidores, empresas e indústrias.

No entanto, as informações sobre jogos como Second Life, Roblox e Fortnite mostram um alto rendimento. Como exemplo, pode-se citar que Roblox fechou março de 2021 com avaliação em 45 bilhões de dólares, o que é promissor para o mercado em ascensão.

10) Desafios do metaverso

Curiosidades sobre o metaverso que o Facebook também aderiu

Continua após a publicidade

No geral, os principais desafios do metaverso diz respeito às ferramentas e tecnologias, porque muitas estão em desenvolvimento. Dessa forma, há muito no que avançar no que se tem hoje em dia, principalmente quando se pensa em imersão e realidade aumentada. Ou seja, é preciso desenvolver as linguagens de programação, designs, softwares e muito mais.

E aí, aprendeu as curiosidades sobre o metaverso? Então leia sobre Profissões do futuro, quais são? 30 carreiras para conhecer hoje mesmo

Próxima página »

Escolhidas para você