Curiosidades

Pizza – 12 curiosidades sobre esse prato tão famoso

A pizza é um dos pratos mais apreciados do mundo, com diversos sabores e repleta de curiosidades que conquista pessoas há séculos.

A pizza trata-se de um dos pratos mais apreciados pelos brasileiros. Assim como em diversas outras partes do mundo também. Ademais, existem variados sabores para escolher. Por exemplo, mussarela, portuguesa, calabresa, margherita e outras. Além disso, existem diversas curiosidades sobre a pizza.

Em suma, trata-se de um prato culinário que consiste em um disco de massa fermentada de farinha de trigo. Ademais, é regado com molho de tomate e coberto por uma diversidade de ingredientes. Por exemplo, queijos, ervas, como orégano ou manjericão e carnes preparadas ou defumadas. Por fim, é assada em um forno.

Em princípio relacionavam sua origem com a Itália. Entretanto, a origem dela é totalmente questionável. Pois, acredita-se que não seja totalmente italiana. No entanto, os italianos levaram os créditos por esse prato tão famoso e degustado pelo mundo. Desse modo, surgem diversas curiosidades sobre a pizza, confira uma lista delas:

Curiosidades

1 – Origem duvidosa

Imagem: Pinterest

A origem da pizza é duvidosa. Acredita-se que no século 6 a.C. os soldados assavam um pão achatado em seus escudos, que futuramente originaria a pizza. Por outro lado, existem teorias de que os povos egípcios foram os primeiros a criar uma massa similar.

Continua após a publicidade

Entretanto, os italianos que deram os toques finais, acrescentando o molho de tomate e a variedade de sabores. Por fim, se tornando uma parte fundamental da culinária italiana. Ademais, a palavra pizza vem do latim picea, que remete a objeto torrado pelo fogo.

2 – Primeira pizzaria do mundo

Imagem: Consumer

A primeira pizzaria do mundo foi fundada em 1830, na cidade de Nápoles, na Itália. Apesar da origem da pizza ser bastante duvidosa, o surgimento da primeira pizzaria está documentado, não deixando dúvidas. Ademais, essa pizzaria se chama A Antica Pizzeria Port’alba e funciona até os dias de hoje.

Continua após a publicidade

3 – O molho de tomate veio depois

Imagem: Tudo Gostoso

O tomate nem sempre foi um ingrediente essencial. Logo, ele passou a ser utilizado como um importante complemento somente no século XVI. Pois, anteriormente era difícil encontrar tomate na Europa, e quando ele se popularizou, o molho de tomate passou a ser adicionado nas focassias, um pão italiano. Consequentemente, passando a ser utilizado como um complemento essencial nas pizzas.

4 – Margherita é um sabor da realeza

Imagem: Tudo Gostoso

No final do século XIX, o famoso pizzaiolo Raffaele Esposito, conhecido como o pai da pizza moderna, recebeu uma importante tarefa. Assim sendo, ele ficou encarregado de criar três versões originais de sabores para o rei Umberto I e a rainha Margherita de Sabóia.

Continua após a publicidade

Com o intuito de representar a Itália, uma de suas pizzas teve as cores da bandeira italiana. Logo, o verde da bandeira era representado pelo manjericão, o vermelho pelo tomate e o branco pelo queijo. Por fim, nomeou como Margherita, o nome da rainha italiana, e se tornou bastante popular.

5 – O berço da pizza moderna

Imagem: Pinterest

Após uma discussão que durou mais de quatro séculos, em 2009 foi feito um decreto pela União Europeia. De tal forma que pôs fim a essa discussão de longa data. Ademais, nesse decreto a União Europeia reconheceu Nápoles como o berço da pizza moderna. Além disso, Nápoles também originou a pizza napolitana, que é composta de apenas tomates e mussarela de búfala.

6 – A pizza como base da alimentação

Imagem: Pinterest

Durante o século XIX, a pizza se tornou a base da alimentação na Itália, eles consumiam no café da manhã, almoço e no jantar. Por outro lado, quem vê sua popularidade não acredita que antigamente ela era bastante consumida pelos Plebeus. Por isso, a nobreza não dava importância para esse prato.

Entretanto, somente no fim do século XIX, com a pizza feita por Raffaele Esposito para a realeza, que ela se tornou um prato reconhecido.

Continua após a publicidade

7 – Países que mais consomem

Imagem: O Clã da Pizza

Segundo pesquisas, o país que mais consome pizzas é os Estados Unidos, onde 95% da população come regularmente. Ademais, o segundo lugar são os brasileiros, que consomem cerca de 1,7 milhões ao ano.

Por fim, em terceiro lugar ficam os franceses, onde consomem em média 5 quilos por ano. Entretanto, a Itália se encontra em quarto lugar, seguido pela Austrália em quinto.

8 – A mais cara do mundo

Imagem: Globo

Dentre as curiosidades sobre a pizza, temos a  mais cara do mundo. Logo, ela foi criada por um pizzaiolo chamado Renato Viola, onde levou o nome de Luigi XII. Ademais, ela tinha como ingredientes frutos do mar, como camarão vermelho, tipos de caviar e lagosta, além de uma farinha de trigo especial. Dessa forma, ela ficou custando 8 mil euros. Ou seja, 33 mil reais. Entretanto, com o seu tamanho era possível servir apenas duas pessoas.

9 – Maior do mundo

Imagem: Mega Curioso

O famoso livro de recordes, Guinness Book, conta com um grande recorde dos italianos, a maior pizza do mundo. Em suma, ela levou o nome Ottavia, em homenagem ao primeiro imperador de Roma, o Otávio Augusto. Logo,  media 40 metros de diâmetro, com cerca de 25 toneladas, rendendo 5 mil pedaços.

Continua após a publicidade

10 – O dia da pizza

Imagem: Clendarr

Promovido por um secretário de turismo, Caio Luis de Carvalho, em 10 de julho de 1985 foi realizado um concurso em São Paulo. Desse modo, ele elegeu as 10 melhores pizzarias da cidade. Entretanto, a repercussão foi tão grande que foi decretado essa data para comemorar o dia da pizza no Brasil.

11 – Campeonato

Imagem: Forbes

O World Championship Pizza, trata-se de um campeonato que elege os melhores pizzaiolos e padeiros do mundo. Ademais, existe até um hall da fama, onde os melhores das diferentes categorias ganham destaque.

12 – Escritores e poesia

Imagem: Assento Público

Um historiador romano chamado Marcus Porcius Cato, no século 3 a.C. escreveu: Massa lista, rodada, temperada com azeite, ervas e mel e cozida na pedra. Dessa forma, acredita-se que pode ter sido uma descrição de uma pizza da época.

Além disso, no século 1 a.C., um poeta chamado Virgílio, fez um poema chamado Eneida. Em resumo, ele descrevia sobre círculos em forma de pão, que também se parecia.

Continua após a publicidade

Como se não bastasse ser um dos pratos mais famosos e apreciados do mundo, é cheia de curiosidades e portadora de incríveis histórias. Então, você conhecia algumas dessas curiosidades sobre a pizza? Se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Origem da pizza – Como surgiu, primeira pizzaria e sua história no Brasil.

Fontes: Revista Exame, Pizza Prime, Pizza Tec

Imagens: Brasil Itália, Pinterest, Consumer, Tudo Gostoso, O Clã da pizza, Globo, Mega Curioso, Calendarr, Forbes, Assento Público

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você