Curiosidades

Por que o Príncipe Philip não era rei, mesmo casado com a rainha?

Mesmo casado com a Rainha Elizabeth por mais de 73 anos, o Príncipe Philip não era rei da Inglaterra, mas sim Duque de Edimburgo.

Por P.H Mota

O Príncipe Philip morreu no dia 9 de abril de 2021, aos 99 anos de idade. No entanto, apesar de ser casado com a Rainha Elizabeth II por 73 anos, o Príncipe Philip não era rei, como muita gente poderia esperar.

A explicação está em regras da monarquia que visam proteger e linhagem da família real britânica. Dessa maneira, quando um homem se casa com a atual rainha, ele recebe o título de príncipe consorte.

O Príncipe Philip, no entanto, também recebeu outros títulos ao longo da vida, como Sua Alteza Real e Duque de Edimburgo.

Por que o Príncipe Philip não era rei?

Por que o Príncipe Philip não era rei, mesmo casado com a rainha?
A Gazeta

Segundo as regras constitucionais da monarquia britânica, caso uma mulher ocupe o trono como rainha, o título monárquico – rei ou rainha – só pode ser repassado para seus descendentes.

Continua após a publicidade

Essa decisão foi tomada para evitar que algum casamento real retire o poder monárquico da linhagem dos Windsor, passando para a família do noivo.

Uma vez que, na lógica da monarquia, o rei é considerado mais importante que a rainha, caso o marido da monarca recebesse o título, também se tornaria a maior autoridade real.

Rainha Elizabeth

Por que o Príncipe Philip não era rei, mesmo casado com a rainha?
Lilian Pacce

Por outro lado, as mesmas leis britânicas garantem que uma mulher casada com o então rei pode receber o título de rainha. Ou seja, caso o descendente direto da Rainha Elizabeth II, Príncipe Charles, chegue ao trono, sua esposa será reconhecida como rainha consorte.

Diferente da situação do Príncipe Philip, a Rainha Elizabeth I recebeu o título após casar-se com Jorge VI, mesmo vindo de outra família. Apesar disso, ela não assumiu o trono após a morte do marido.

Continua após a publicidade

Com a morte de Jorge VI, em 1952, a filha mais velha do casal – Elizabeth II – assumiu o trono britânico.

Príncipe Philip

Por que o Príncipe Philip não era rei, mesmo casado com a rainha?
UOL

Quinto filho de Alice de Battenberg e Andrew da Grécia, o Philip nasceu príncipe da Grécia e da Dinamarca, em 10 de junho de 1921 na ilha grega de Corfu. No entanto, quando ele tinha apenas 18 meses de vida, sua família fugiu para Paris, após a proclamação da república grega.

Na juventude, participou dos combates da Segunda Guerra Mundial como integrante da Marinha Real do Reino Unido. Conheceu Elizabeth ainda antes da guerra, mas casaram-se apenas após o conflito, em 20 de novembro de 1947.

Para o casamento, entretanto, Príncipe Philip precisou renunciar aos títulos de nobreza anteriores e à sua religião ortodoxa. Com isso, passou a ser membro da Igreja Anglicana e foi nomeado duque de Edimburgo. Mais tarde, com a ascensão de Elizabeth ao trono, passou ser considerado príncipe consorte do Reino Unido.

Continua após a publicidade

Apesar de nunca ter se tornado rei, Príncipe Philip participou de mais de 22 mil atos oficiais, antes de aposentar, em 2017. Em vida, foi o príncipe consorte que ficou por mais tempo no posto, desde que superou a esposa de Jorge III – Charlotte –, em 2009.

Fontes: CNN Brasil, Splash, Aventuras na História, O Povo

Imagens: veja, A Gazeta, Lilian Pacce, UOL

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você