Curiosidades

Prédio mais alto do mundo, Burj Khalifa é quase 5x mais alto que o maior prédio de SP

Burj Khalifa é o edifício mais alto do mundo, é quase três vezes mais alto que a Torre Eiffel em Paris. Conheça os maiores arranha-céus do planeta!

O Burj Khalifa é um arranha-céu localizado Dubai. Com 828 metros, é o edifício mais alto do mundo. Aliás, para colocar essa altura em perspectiva, é três vezes mais alto que a Torre Eiffel ou quase duas vezes mais alto que o Empire State Building.

Levando apenas seis anos para ser construído, o Burj Khalifa também detém o recorde de estrutura autônoma mais alta do mundo; o maior número de andares, o andar mais alto ocupado, o deck de observação externo mais alto, o elevador com a maior distância de viagem e o elevador de serviço mais alto.

No Brasil, o título de maior prédio do país vai para o Infinity Coast Tower, de Balneário Camboriú (SC). Ele possui 234,8 metros de altura e 66 andares.

Um segundo arranha-céu com 172 metros de altura, o Platina 220 será em breve o novo prédio mais alto da cidade de São Paulo; e portanto um dos mais altos do país.

Maior prédio de São Paulo

Com 172 metros de altura e 46 andares, o Platina 2020 deverá ser concluído em junho deste ano e será o novo prédio mais alto da cidade de São Paulo, com dois metros a mais do que o Mirante do Vale, no Centro, atual detentor da marca.

Localizado no bairro do Tatuapé, na zona leste, o arranha-céu está sendo construído pela incorporadora Porte Engenharia e Urbanismo, e encontra-se com 83,4% da obra já concluída.

Continua após a publicidade

Além disso, o empreendimento será de uso misto, com lojas, hotel, apartamentos residenciais, salas comerciais e lajes corporativas.

Praticamente todo o prédio já está vendido, segundo a incorporadora. O preço médio de venda das unidades residenciais do Platina 220 é de R$ 535 mil.

Há apartamentos com área de 35 metros quadrados a 70 metros quadrados. Já as salas comerciais têm de 26 metros quadrados a 49 metros quadrados, e as lajes corporativas, 250 metros quadrados.

10 prédios mais altos do mundo

1. Burj Khalifa, Dubai, Emirados Árabes Unidos (829,8 m)

O Burj Khalifa em Dubai é o arranha-céu mais alto do mundo desde que foi concluído em 2010. Com 163 andares, o edifício abriga 30.000 residências, nove hotéis, 19 torres residenciais e um shopping center.

Em suma, o edifício faz parte da iniciativa de longa data do governo dos Emirados Árabes Unidos; para transformar a economia de ser exclusivamente baseada no petróleo para uma economia mais orientada para serviços e centrada no turismo.

O design geral da torre foi inspirado nas geometrias de uma flor regional do deserto e nos sistemas de padrões incorporados na arquitetura islâmica. Feito em concreto armado e revestido de vidro, o maior prédio do mundo é composto por volumes esculpidos dispostos em torno de um núcleo central reforçado.

Continua após a publicidade

À medida que a torre se eleva de uma base plana, os recuos ocorrem em um padrão de espiral ascendente, reduzindo a massa do Burj Khalifa à medida que atinge o céu. No topo, o núcleo central emerge e forma um pináculo.

2.Torre de Xangai, Xangai, China (632 m)

Como o mais alto dos arranha-céus no coração do distrito financeiro Luijiazui de Xangai, a Torre de Xangai levou oito anos para ser construída e é o segundo prédio mais alto do mundo. Foi concluído em 2015, embora não tenha sido aberto ao público até 2016.

3. Makkah Royal Clock Tower Hotel, Meca, Arábia Saudita (601 m)

Makkah Royal Clock Tower Hotel , também conhecido como Abraj Al-Bait Towers, é um edifício de propriedade do governo com grande valor para a cultura e sociedade da Arábia Saudita.

Fica localizado a poucos metros do lugar mais sagrado do Islã, a maior mesquita do mundo, Masjid al-Haram. Aliás, o complexo de edifícios foi construído como parte de uma iniciativa para modernizar a cidade e atender aos peregrinos.

4. Ping An International Finance Centre, Shenzhen, China (599 m)

O Ping An International Finance Center foi concluído em 2017, tornando-se a segunda maior torre da China e o quarto prédio mais alto do mundo inteiro.

Inicialmente, o centro financeiro foi feito para superar a Torre de Xangai e se tornar o edifício mais alto da China; porém a antena de 60 metros que ficaria no topo, foi descartada no início de 2015, por causa da possibilidade de obstruir as rotas de voo.

Continua após a publicidade

O edifício está localizado no Distrito Central de Negócios de Shenzhen, na China, e seus 115 andares conterão a sede da Ping An Insurance, quartos de hotéis, escritórios, espaços de varejo, um shopping de alto padrão e uma plataforma de observação no topo.

5. Lotte World Tower, Seul, Coreia do Sul (555 m)

Lotte World Tower é um arranha-céu de 123 andares localizado perto do rio Han, em Seul, no bairro de Sincheon-dong. Fica ao lado do complexo Lotte World de primeira geração, inaugurado em 1989 e que contém um parque temático, cinemas e um shopping center.

Com um total de 123 andares, o interior conterá lojas de varejo, residências, um hotel de luxo, escritórios privativos e andares de acesso público no topo, além de um deck de observação.

6. One World Trade Center (541 m)

O One World Trade Center fica em Lower Manhattan, Nova York, e é o mais alto e um dos edifícios mais significativos dos Estados Unidos. Após o 11 de setembro, foi projetado por David M. Childs para se tornar uma declaração e a peça central do horizonte de Nova York.

O edifício de 104 andares inclui escritórios, restaurantes, instalações de transmissão e antenas e um deck de observação com vistas deslumbrantes de Manhattan.

Ademais, sistemas de segurança de vida e sustentabilidade integram o projeto do edifício com energia renovável, proteção contra incêndio densa e reutilização da água da chuva.

Continua após a publicidade

7. CTF Finance Centre, Guangzhou, China (530 m)

Outro arranha-céu chinês, o CTF Finance Center é o segundo de duas Torres Gêmeas de Guangzhou, localizadas no distrito de Tianhe da cidade e com vista para o Rio das Pérolas.

Além disso, o edifício é um complexo urbano de uso misto com 111 andares, incluindo um centro de conferências, escritórios, um shopping center, suítes residenciais, um observatório e um hotel que abrange os 16 andares superiores.

8. Taipei 101 (509,2 m)

Taipei 101 é um ícone moderno em Taiwan, que mistura a tecnologia atual com as tradições asiáticas. Desse modo, foi projetada para resistir a tufões e terremotos.

Ademais, a torre possui paredes de cortina de vidro azul-esverdeadas distintas e muitos dos elementos de design incorporam o simbolismo tradicional asiático e a filosofia do feng shui.

9. Shanghai World Financial Center (492 m)

Localizado no distrito de Pudong, em Xangai, o Shanghai World Financial Center, com 101 andares, serve como um importante centro de finanças e comércio internacional e consiste em escritórios, hotéis, salas de conferência, decks de observação e shopping centers no térreo.

10. Centro de Comércio Internacional (484 m)

Por fim, o Centro de Comércio Internacional em Hong Kong é um arranha-céu de 108 andares. Era para ser o edifício mais alto do mundo, mas a altura teve que ser reduzida devido aos regulamentos locais que proíbem os edifícios de subir mais alto do que as montanhas circundantes.

Continua após a publicidade

Então, gostou de saber quais são os prédios mais altos do mundo? Pois, leia também: 24 lugares proibidos para quem tem medo de altura

Próxima página »

Escolhidas para você