Qual é o animal mais antigo do mundo? Descubra

Se, para responder essa pergunta, você pensou nas tartarugas ou em qualquer bicho realmente cascudo e com cara de pré-história ou mesmo naquela salamandra de 200 anos, acredite, você está completamente enganado. O animal mais antigo do mundo, na verdade, vive nos oceanos e só agora teve sua verdadeira idade descoberta pelos cientistas.

De acordo com pesquisadores do MIT, nos Estados Unidos, o bicho que está por aqui há mais tempo é, nada menos, que a esponja do mar. Dá para acreditar?

Antes do estudo que permitiu esse olhar mais atento às esponjas do mar, que já estavam por aqui há 640 milhões de anos; a comunidade científica acreditava que o animal mais antigo do mundo era um ctenóforo chamado a água-viva-de-pente ou carambola-do-mar.

6

O problema é que esses seres, embora muito antigos, só surgiram milhões de anos depois das esponjas do mar. Os cientistas puderam concluir isso quando identificaram uma espécie de colesterol, o 24-isopropilcolestano, que só é liberado pelas esponjas do mar; nas rochas do período Criogeniano, quando a Terra estava coberta de neve.

7

Para quem não sabe, esse tal período ocorreu entre 850 milhões e 630 milhões de anos. Isso que indica que elas, as esponjas do mar, têm pelo menos 250 milhões de anos a mais do que costumávamos acreditar. Sentiu a diferença de idade aí?

Para conhecer melhor o animal mais antigo do mundo

Mas, se você espera que as esponjas do mar tenham parecidas com o famoso Bob Esponja, você está prestes a sofrer a maior decepção de sua vida! Elas são seres muito mais complexos e surpreendentes e estão longe de parecer com o tal personagem amarelo do desenho animado.

1

Para começar, o que torna o animal mais antigo do mundo tão interessante é o fato dele se parecer com uma planta, mas ser um animal. Isso, sem contar que, embora seja formado pela união de várias células, ou seja, se trata de um organismo multicelular; as esponjas do mar não contam com tecido muscular, nervos ou órgãos. Apesar disso, contam com reprodução sexuada!

Esponjas

E, mesmo se tratando de uma das criaturas mais primitivas do planeta, os cientistas já conseguiram catalogar mais de 5 mil espécies diferentes desses seres. Todas elas, aliás, sem a menor simetria corporal, com cores e tamanhos tão variados quando díspares, variando de milímetros a metros.

5 2

No vídeo abaixo você consegue ver, de forma mais detalhada, como os cientistas do MIT descobriram as esponjas do mar como os seres mais velhos do planeta. Não esqueça de ajustar as legendas para o português ou, se preferir, use a oportunidade para testar seu nível de inglês (rs). Assista:

 

Interessante, não? Agora que você já conhece o animal mais antigo do mundo, que tal conferir também estes 18 animais híbridos incríveis que você precisa conhecer?

Fontes: All That Is Interesting, MITMega Curioso