Curiosidades

Quem é Edir Macedo? Conheça a história do fundador da Igreja Universal

Quem é Edir Macedo? O que ele fazia antes de fundar a emissora Record? Quais suas origens? Contamos tudo para você!

Por Toni Nascimento

-

Quem é Edir Macedo? Essa pergunta parece vaga, uma vez que todo brasileiro escuta seu nome constantemente nas manchetes de jornal, ou ao menos, já escutou uma vez na vida.

A resposta rápida para essa pergunta é que Edir Macedo é um escritor, a persona por trás de uma das igrejas mais poderosas do Brasil, a Igreja Universal do Reino de Deus, Bispo e também o dono de uma das maiores emissoras de televisão de todo o país: a Rede Record de Televisão. Mas essa resposta é suficiente?

Resumir uma persona como Edir Macedo em apenas uma frase é no minimo desleal e simplório demais. Edir Macedo Bezerra, de 74 anos de idade, construiu uma trajetória (e um império) bastante complexa para ser sintetizada de forma nada sutil.

Como explicar um dos homens mais poderosos do Brasil? Apesar de complicado, o Segredos do Mundo vai tentar te mostrar quem é Edir Macedo mais a fundo e a sua história.

Tentamos não seguir, necessariamente, uma ordem cronológica dos acontecimentos, apesar de que talvez você note sutilmente a crescente dos acontecimentos pelas datas.

Ao lhe contar um pouco mais sobre Edir Macedo, tentamos criar uma ordem narrativa que facilite a absorvição de informações. O objetivo é que você conheça um pouco mais sobre o bispo.

Origem de Edir Macedo

Tudo o que você precisa saber sobre o pastor e empresário Edir Macedo

Edir Macedo Bezerra nasceu em 18 de fevereiro de 1945, em Rio das Flores, no Rio de Janeiro. Quem vê o homem pregando hoje em dia, talvez não saiba que ele nasceu em uma família católica. Em uma entrevista concedida a revista Istoé, ele chegou a contar que em um passado distante ele foi devoto de São José. Sua ligação com o catolicismo acabou quando ele completou 19 anos de idade. Em 1964, ele começou a frequentar um culto evangélico da Igreja Pentecostal de Nova Vida, rompendo com a antiga religião.

Apesar das mídia sempre pontuar que Edir Macedo tem problemas com os católicos, na mesma entrevista a revista Istoé, ele afirmou que não tem nada contra os fiéis da religião, que se mostram pessoas boas e de fé, porém, afirma que ele e a igreja Universal sofrem perseguição do Vaticano.

Quem é Edir Macedo? Conheça a história do fundador da Igreja Universal

Em 1971, Edir Macedo conheceu a jovem Ester Eunice Rangel, um moça distinta e de família evangélica. O romance durou 8 meses, que também, foi o tempo que noivaram e já se casaram. No dia 18 de dezembro de 1971 que eles firmaram aliança em uma cerimônia na Igreja Nova Vida, de Bonsucesso, no Rio de Janeiro.

“Uma festa simples, mas inesquecível. As fotos mostram a minha expressão sorridente e feliz, encantado com a linda noiva. Eu tinha um sorriso de orelha a orelha. Deste dia em diante, Ester e eu somos um só”, relembra o bispo no site da Igreja Universal.

Origem da Igreja Universal do Reino de Deus

Tudo o que você precisa saber sobre o pastor e empresário Edir Macedo

Na Igreja Pentecostal de Nova Vida, Edir Macedo fez uma amizade que mudaria os cursos de sua vida: R.R. Soares. Você está lembrado de quem é R.R. Soares?

Pastor neopentecostal, empresário, advogado, escritor, cantor e compositor brasileiro, é o fundador e líder da Igreja Internacional da Graça de Deus. Ele é famosos pelo seu programa televisivo Show da Fé. Um dos grandes sonhos de infância de R.R. Soares, era falar de deus na televisão.

Quando Edir Macedo e R.R. Soares se conheceram, a amizade surgiu forte entre os dois. Não demorou até que eles saíssem da Nova Vida, em 1975, e juntamente fundassem o Salão da Fé, que funcionava de maneira itinerante.

Quem é Edir Macedo? Conheça a história do fundador da Igreja Universal

Em 1976, apenas uma ano depois, abriram a Igreja da Bênção em uma antiga funerária, que posteriormente, virou a Igreja Universal do Reino de Deus. Assim nasceu a Universal.

Muita gente não sabe, mas o primeiro líder da Universal foi R.R. Soares, sendo que Edir Macedo apenas administrava reuniões menores. Não demorou muito, e Soares se casou com a irmã de macedo, tornando-se seu cunhado.

Mas nesse momento as coisas começaram a desandar e os dois passaram a se desentender. Eles não conseguia concordar na forma como administrar a igreja.

Quem é Edir Macedo? Conheça a história do fundador da Igreja Universal

Em 1980, Macedo ganhou destaque na instituição, conquistando apoio de vários pastores. Logo ele convocou uma assembleia para estabelecer um novo comando para a Universal, ganhando o controle da igreja.

Soares foi embora por não concordar com as diretrizes do novo líder. Mediante uma compensação financeira por sua saída, R.R. Soares fundou a Igreja Internacional da Graça de Deus em 1980.

Prisão

Tudo o que você precisa saber sobre o pastor e empresário Edir Macedo

Ás 13h30, do dia 24 de maio de 1992, um domingo, Edir Macedo foi preso depois de um culto na Igreja de Santo Amaro, em São Paulo. Ele foi detido durante 11 dias, numa cela com mais de 20 pessoas.

A detenção foi ordenada após cinco membros da Universal terem afirmado às autoridades brasileiras “ter perdido tudo o que tinham em prol da Igreja Universal do Reino de Deus à espera de um milagre, que nunca aconteceu”, segundo matéria da Folha de S.Paulo.

A acusação movida pelo Ministério Público de São Paulo alegava que o patrimônio pessoal do fundador da Universal já estava perto de 100 milhões de reais e que esse dinheiro tinha sido obtido de forma ilícita através da igreja. O Ministério Público acusava Macedo de curandeirismo, charlatanismo e estelionato, crimes contra a boa-fé dos fiéis e que poderiam resultar em vários anos de prisão.

Quem é Edir Macedo? Conheça a história do fundador da Igreja Universal

“Não havia lugar para dormir, as camas já estavam ocupadas e o chão, tomado de colchões. A cela era para presos com ensino superior. O chefe dos presos aproximou-se e também me explicou as regras do dia-a-dia.

Só existia uma latrina para todos. (…) Horas mais tarde, recebi um pequeno colchão e, com a ajuda dos outros presos, arranjei um canto para me acomodar”, afirmou Macedo em sua biografia “Nada a Perder“.

O bispo foi absolvido pela 21.ª Vara Criminal de São Paulo, e posteriormente alegou que a sua prisão foi resultado de uma perseguição do “clero romano”. “Eram políticos de prestígio, empresários da elite econômica e social, intelectuais, juízes, desembargadores e outras autoridades do Poder Judiciário que tomavam decisões sob a influência do alto comando católico”, afirmou o bispo em sua biografia.

“O Despertar da Fé”

Tudo o que você precisa saber sobre o pastor e empresário Edir Macedo

Em 1978, quando R.R. Soares e Edir Macedo ainda dividiam o protagonismo na Igreja Universal, o atual bispo e dono da Record já começava a flertar com a mídia.

Em uma negociação, conseguiu 15 minutos de antena na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro. Nessa altura do campeonato, a igreja já começava a ter muitos fiéis, sendo que os cultos lotavam a casa.

Seis meses depois, Edir Macedo conseguiu mais um feito: um espaço na TV Tupi. Naquela época, a TV Tupi já não era mais a líder de audiência absoluta, mas ainda existia e tinha horários especiais para programação religiosa.

Quem é Edir Macedo? Conheça a história do fundador da Igreja Universal

Foi ai que Edir Macedo conseguiu, ás 7h30 da manhã, transmitir o programa pregado por si mesmo, o  “O Despertar da Fé”. Esse programa durava 30 minutos diários.

Não demorou para que ele lançasse um vinil.  As canções eram tocadas durante a veiculação de seu programa. Após a falência da TV Tupi, Edir decidiu passar os programas da Universal para a Rede Bandeirantes.

Em 1981, já eram exibidos em mais de 20 estados do Brasil. Edir Macedo aumentou consideravelmente a quantidade de horários alugados em rádio e na televisão.

Quem é Edir Macedo? Conheça a história do fundador da Igreja Universal

Sua primeira aquisição foi a Rádio Copacabana. Macedo teve que vender um imóvel próprio recentemente construído em Petrópolis, para realizar seus investimentos nos horários alugados.

Nos primeiros anos, Edir apresentou pessoalmente a programação durante a madrugada e, posteriormente, foram alugadas e compradas novas estações de rádio pelo país.

Origem da TV Record

Tudo o que você precisa saber sobre o pastor e empresário Edir Macedo

Em 1989, Edir Macedo já morava fora (Estados Unidos), e comandava um conglomerado de mídia. Por isso, foi natural quando Edir Macedo deu o passo de comprar a Record.

Ele recebeu a notícia de que a emissora estava a venda do advogado da universal no Brasil, Paulo Roberto Guimarães. A empresa estava com sérios problemas financeiros, faturando 2,5 milhões de dólares anuais e com dívidas de 20 milhões.

Depois de ter assumido a direção da emissora, gerenciou a Record TV pessoalmente por alguns meses. Mas isso, segundo ele, começou a atrapalhar a administração da Universal. Então ele logo passou a administração para outra pessoa.

Quem é Edir Macedo? Conheça a história do fundador da Igreja Universal

Macedo não sabia o que fazer com a programação da emissora durante 2 anos. Ele não sabia se faria uma programação comercial ou uma igreja eletrônica. Atualmente a emissora é um dos maiores conglomerados de mídia do Brasil, formando o Grupo Record, que conta com canal aberto e fechado, site, domínio e outras empresas.

Apesar da Constituição impedir confissões religiosas de serem donas de rádios e televisões, a Universal controla hoje em dia 23 emissoras de televisão, 40 de rádio e pelos menos dois jornais diários, além de duas gráficas onde além de jornais de circulação nacional e regional é impresso também o jornal oficial da igreja, a Folha Universal.

Fortuna de Edir Macedo

Tudo o que você precisa saber sobre o pastor e empresário Edir Macedo

Bispo fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, dono de um gigante conglomerado de mídia do Brasil e empresário: tudo isso já deixa claro que Edir Macedo é um homem poderoso. Segundo a Forbes, em lista de 2013, ele é o 1.638º bilionário mais rico do mundo, sendo que sua fortuna está avaliada em cerca de 2 bilhões de reais.

Ele é o pastor mais rico do Brasil, sendo que o apóstolo Valdemiro Santiago, ‘dono’ da Igreja Mundial do Poder de Deus ocupa a segunda posição, com R$ 400 milhões. Silas Malafaia, em terceiro lugar, tem fortuna de R$ 300 milhões e R. R. Soares, está em quarto lugar com R$ 250 milhões. Estevan Hernandes Filho e a bispa Sônia, têm juntos R$ 120 milhões

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Quem foi Walt Disney?

Fonte: Istoé BOL Observador Wikipédia

Imagem: Upanema Portal t5 Minube Papo de Galo Amazônia na Fé Pleno News Pleno News Universal Pleno News Teleguiado Exame Observador

Próxima página »

Escolhidas para você