Edir Macedo: biografia do fundador da Igreja Universal

Quem é Edir Macedo? O que ele fazia antes da Record? E antes da vida religiosa? Conheça a vida e a história do criador da Igreja Universal.

Edir Macedo: biografia do fundador da Igreja Universal

Edir Macedo Bezerra nasceu em 18 de fevereiro de 1945, em Rio das Flores, Rio de Janeiro. Atualmente, é um bispo evangélico da Igreja Universal do Reino de Deus, televangelista, escritor, teólogo e empresário. É o fundador e líder da Igreja Universal IURD) e proprietário do Grupo Record e da RecordTV, terceira maior rede de televisão do país.

O bispo nasceu numa família católica, mas apesar disso, Edir Macedo se converteu ao protestantismo evangélico, ainda aos 19 anos. Assim, ele fundou a Igreja Universal, ao lado do seu cunhado, Romildo Ribeiro Soares (R.R. Soares), em julho de 1977. A partir da década de 1980, a igreja se tornaria um dos maiores grupos neopentecostais brasileiros.

Foi uma longa jornada de trabalho e de fé até a construção do Templo de Salomão, em São Paulo, em 2014.

A RecordTV foi comprada por Macedo em 1989 e, sob seu comando, o Grupo Record viria a se tornar um dos maiores conglomerados de mídia no Brasil.

Continua após a publicidade

Além disso, ele é autor de mais de 30 livros de caráter espiritual, destacando-se os best-sellers “Nada a Perder” e “Orixás, Caboclos e Guias: Deuses ou Demônios?”. Vamos saber mais sobre ele a seguir.

Quem é Edir Macedo?

Edir Macedo é fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. Ele possui 78 anos e nasceu no Rio de Janeiro. Em 1963, iniciou a carreira no funcionalismo público: tornou-se contínuo na Loteria do Estado do Rio de Janeiro, a Loterj.

Continua após a publicidade

Além disso, trabalhou no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como pesquisador no censo econômico de 1970. Aliás, ele atuou durante 16 anos como funcionário público. Deixou o cargo para se dedicar à Obra de Deus, o que na época, foi considerado por algumas pessoas uma loucura.

Hoje, no entanto, é reconhecido como um dos líderes evangélicos mais conceituados no mundo. Edir Macedo já participou de eventos promovidos por sua igreja que reuniram mais de um milhão de pessoas.

Continua após a publicidade

Entre as várias obras sociais realizadas pela instituição, destaca-se a arrecadação de 700 toneladas de alimentos não-perecíveis para as comunidades carentes, em um evento realizado no Vale do Anhangabaú, na capital paulista.

Infância e juventude

Edir Macedo Bezerra foi o quarto filho de Henrique Bezerra e Eugênia de Macedo Bezerra, dona Geninha, como era carinhosamente conhecida. Ao todo, essa mãe guerreira teve 33 gestações, mas apenas sete filhos sobreviveram.

Apesar do que muitos imaginam, ele nasceu em uma família católica. Em uma entrevista concedida à revista Istoé, ele chegou a contar que, em um passado distante, foi devoto de São José.

Sua ligação com o catolicismo acabou quando ele completou 19 anos de idade. Em 1964, Edir Macedo começou a frequentar os cultos evangélicos da Igreja Pentecostal de Nova Vida, rompendo com a antiga religião.

Continua após a publicidade

Casamento

O bispo é casado com Ester Bezerra há 36 anos, com quem teve duas filhas: Cristiane e Viviane, além de Moisés, filho adotivo. Edir Macedo sempre faz questão de falar da importância do apoio de sua esposa e família.

A história de amor dos dois ocorreu rapidamente. Em menos de um ano, eles namoraram, noivaram e casaram. Com efeito, no dia 18 de dezembro de 1971, eles firmaram aliança em uma cerimônia na Igreja Nova Vida, de Bonsucesso, no Rio de Janeiro.

Assim, ele costuma afirmar que a mulher desempenha um papel importante na família. Ela educa os filhos para serem homens de fé, cuida do marido, da casa, enfim, vive um dia a dia agitado. Porém, o diferencial da mulher de Deus é que ela faz tudo com a direção do Senhor.

Família de Edir Macedo

Em 1975, o jovem casal esperava a segunda filha, Viviane. Contudo, o nascimento da sua filha o marcou muito. Ela veio ao mundo com pouco peso, com olheiras e o rosto deformado, pois havia nascido com uma condição chamada de lábio leporino e fenda palatina.

Continua após a publicidade

“Ester tentava limpar o rosto encharcado de tantas lágrimas. Chorei também. Mas elevei meu pensamento para Deus. Meu corpo estava possuído por uma fortaleza inexplicável. Minha dor me transportou direto para o trono de Deus. Decidi orar. Mas não foi uma oração comum. Fechei as mãos e, com raiva, esmurrei a cama inúmeras vezes.

Formação e carreira profissional de Edir Macedo

Edir Macedo é graduado em Teologia pela Faculdade Evangélica de Teologia “Seminário Unido”, e pela Faculdade de Educação Teológica no Estado de São Paulo (Fatebom).

Além disso, cursou doutorado em Teologia, Filosofia Cristã e Honoris Causa em Divindade, além de mestrado em Ciências Teológicas na Federación Evangélica Española de Entidades Religiosas “F.E.E.D.E.R”, em Madrid, na Espanha.

Conversão e fundação da Igreja Universal

Em suma, Edir Macedo começou a reunir os fiéis num coreto, nos subúrbios do Rio de Janeiro. Empunhando a Bíblia, um teclado e um microfone, Edir Macedo ia todos os sábados ao bairro do Méier, onde pregava.

Continua após a publicidade

Assim, surgiam os primeiros passos da Igreja Universal do Reino de Deus, cuja principal incentivadora foi a senhora Eugênia, mãe do bispo.

Quando Edir Macedo e R.R. Soares se conheceram, a amizade surgiu forte entre os dois. Não demorou até que eles saíssem da Nova Vida, em 1975, e juntos, fundassem o Salão da Fé, que funcionava de maneira itinerante.

Em 1976, apenas uma ano depois, abriram a Igreja da Bênção em uma antiga funerária, que posteriormente, virou a Igreja Universal do Reino de Deus. Assim nasceu a Universal.

Parceria com R.R. Soares

Muita gente não sabe, mas o primeiro líder da Universal foi R.R. Soares, sendo que Edir Macedo apenas administrava reuniões menores. Não demorou muito, e Soares se casou com a irmã de Macedo, tornando-se seu cunhado.

Continua após a publicidade

Foi nesse momento, entretanto, que as coisas começaram a desandar e os dois passaram a se desentender. Eles não conseguiam concordar na forma de administrar a igreja.

Em 1980, Macedo ganhou destaque na instituição, conquistando apoio de vários pastores. Então, logo ele convocou uma assembleia para estabelecer um novo comando para a Universal, ganhando o controle da igreja.

Soares foi embora por discordar das diretrizes estabelecidas pelo novo líder. Mediante uma compensação financeira por sua saída, R.R. Soares fundou a Igreja Internacional da Graça de Deus em 1980.

Primeiros programas de Edir Macedo

Em 1978, quando R.R. Soares e Edir Macedo ainda dividiam o protagonismo na Igreja Universal, o atual bispo e dono da Record já começava a flertar com a mídia.

Continua após a publicidade

Em uma negociação, conseguiu 15 minutos de antena na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro. Nessa altura do campeonato, a igreja já começava a ter muitos fiéis, sendo que os cultos lotavam o templo.

Seis meses depois, Edir Macedo conseguiu mais um feito: adquiriu um espaço na hoje extinta TV Tupi. Naquela época, a TV Tupi já não era mais a líder de audiência absoluta, mas ainda era importante e tinha horários especiais para programação religiosa.

Foi então que Edir Macedo conseguiu, às 7h30 da manhã, transmitir o programa pregado por si mesmo, “O Despertar da Fé”. O programa durava 30 minutos diários.

Não demorou para que ele lançasse um vinil. As canções eram tocadas durante a veiculação de seu programa. Após a falência da TV Tupi, Edir decidiu passar os programas da Universal para a Rede Bandeirantes.

Continua após a publicidade

Em 1981, já eram exibidos em mais de 20 estados do Brasil. Edir Macedo aumentou consideravelmente a quantidade de horários alugados em rádio e na televisão.

Sua primeira aquisição foi a Rádio Copacabana. Macedo teve que vender um imóvel próprio, recentemente construído em Petrópolis, para realizar seus investimentos nos horários alugados.

Nos primeiros anos, Edir apresentou pessoalmente a programação durante a madrugada e, posteriormente, foram alugadas e compradas novas estações de rádio pelo país.

Compra da Record

Em 1989, Edir Macedo já morava fora (nos Estados Unidos), e comandava um conglomerado de mídia. Por isso, foi natural quando o pregador deu o passo maior: comprar a Record.

Continua após a publicidade

Ele recebeu a notícia de que a emissora estava à venda do advogado da Universal no Brasil, Paulo Roberto Guimarães. A empresa estava com sérios problemas financeiros, faturando 2,5 milhões de dólares anuais e com dívidas de 20 milhões.

Depois de assumir a direção da emissora, Macedo gerenciou a Record TV pessoalmente, por alguns meses. Mas isso, segundo ele, começou a atrapalhar a administração da Universal. Então ele logo passou a administração para outra pessoa.

Edir Macedo não soube o que fazer com a programação da emissora durante dois anos. Em dúvida, ele não se decidia por uma programação comercial ou uma igreja eletrônica.

Atualmente, a emissora é um dos maiores conglomerados de mídia do Brasil, formando o Grupo Record, que conta com canal aberto e fechado, site, domínio e outras empresas.

Continua após a publicidade

Audiência

Atualmente, a Record vive disputando com o SBT uma posição na audiência das redes. E, apesar de Edir Macedo ser apontado pela revista norte-americana Forbes como o pastor mais rico do Brasil, quando a publicação estimou seu patrimônio em 1,1 bilhão de dólares, Edir afirmou não participar dos lucros ou de quaisquer outros recursos financeiros provenientes da emissora.

Aliás, ele afirma que os lucros são reinvestidos na própria empresa, tendo declarado à revista IstoÉ que seu sustento viria da igreja, através da “ajuda de custo” paga a pastores e bispos pela instituição, e dos direitos autorais dos seus livros.

Além disso, em 2018 e 2019, estrearam nos cinemas os dois filmes de sua cinebiografia Nada a Perder, inspirada em sua trilogia de livros autobiográficos de mesmo nome. O filme tornou-se a maior bilheteria do cinema brasileiro.

Livros de Edir Macedo

Por fim, como escritor evangélico, Edir Macedo se destaca com mais de 10 milhões de livros vendidos, divididos em 34 títulos, sobressaindo-se os best-sellers “Orixás, caboclos e guias” e “Nos Passos de Jesus”.

Continua após a publicidade

As duas obras atingiram a marca de mais de três milhões de exemplares vendidos no Brasil. Conheça, abaixo, todos os livros publicados de Edir Macedo:

  • Orixás, Caboclos e Guias: Deuses ou Demônios?
  • O Caráter de Deus
  • Somos Todos Filhos de Deus?
  • Estudos Bíblicos
  • Mensagens que Edificam (Volume 1)
  • As Obras da Carne e os Frutos do Espírito
  • Vida com Abundância
  • O Avivamento do Espírito de Deus
  • A Fé de Abraão
  • Nos Passos de Jesus
  • Mensagens que Edificam (Volume 2)
  • O Espírito Santo
  • Aliança com Deus
  • Como Fazer a Obra de Deus
  • Estudo do Apocalipse (Volume Único)
  • O Senhor e o Servo
  • Novo Nascimento
  • Nada a Perder
  • Mensagens do Meu Blog
  • Jejum de Daniel
  • Fé Racional
  • A Excelência da Sabedoria
  • A Voz da Fé
  • Nada a Perder 2
  • O Despertar da Fé
  • O Perfil da Família de Deus
  • O Perfil da Mulher de Deus
  • O Perfil do Homem de Deus
  • Seminário do Espírito Santo
  • Os Mistérios da Fé
  • O Perfeito Sacrifício
  • Pecado e Arrependimento
  • Reis de Israel I
  • O Perdão
  • Nada a Perder 3
  • O Pão Nosso para 365 Dias
  • 50 Dicas para Blindar a Sua Fé
  • O Ouro e o Altar
  • Como Vencer Suas Guerras Pela Fé
  • Gideão e os 300 – Como Deus Realiza o Extraordinário Através de Pessoas Comuns
  • O Ministério do Espírito Santo

Agora que conhece bem o bispo Edir Macedo, quer saber mais sobre a Bíblia? Veja uma lista com 32 sinais e símbolos do Cristianismo

Fontes: Istoé, BOL, Observador, Ebiografia, Na TelinhaUniversal

Outras postagens

2 comentários em “Edir Macedo: biografia do fundador da Igreja Universal