História

Quem são os cavaleiros do apocalipse e o que representam?

A identidade dos 4 cavaleiros do Apocalipse continua a ser debatida até hoje; confira se eles são um símbolo de esperança ou do fim do mundo.

Está escrito na Bíblia que o fim dos tempos terá um desfecho que poderá ser visto como algo saído de um filme de terror. Isso está descrito na última parte do texto sagrado do cristianismo chamado Livro do Apocalipse.

Este livro atribuído a São João é o mais rico em simbolismo e o único profético da Bíblia. Ao longo de suas páginas surgem certos personagens míticos que entraram no imaginário popular, dentre eles, talvez os mais famosos sejam os quatro cavaleiros do Apocalipse. Vamos saber mais sobre eles a seguir.

Quem são os cavaleiros do apocalipse?

A história bíblica descreve os quatro cavaleiros do Apocalipse montados em corcéis de cor branca, vermelha, preta e pálida. Embora por muitos anos se pensasse que o primeiro cavaleiro fosse Lúcifer, os estudiosos dizem que na verdade é Jesus.

Portanto, ele aparece carregando um arco e flechas para derrotar todo o mal do mundo. Ou seja, é um símbolo de esperança.

Continua após a publicidade

No entanto, possui outras representações. Segundo algumas interpretações, os Cavaleiros do Apocalipse são símbolos de Conquista, Guerra, Fome e Morte.

Características dos cavaleiros do apocalipse

Primeiro cavaleiro

Ele é geralmente referido como “o conquistador” pelo que muitos consideram ser o próprio Jesus Cristo. Por andar a cavalo com arco, muitos estudiosos consideram que é a representação do que os reinos cristãos fizeram na evangelização da palavra de Deus em todo o mundo.

Ele é aquele que saiu “vitorioso” depois de infundir sua palavra sobre a dos outros. De acordo com outros estudos, este cavaleiro do Apocalipse também pode ser o espírito santo guiando o “caminho certo”.

Segundo cavaleiro

Quanto ao cavalo vermelho, é montado por aqueles que apelam ao derramamento de sangue em conflitos armados e guerras. Por esta razão, ele está armado com uma espada.

Continua após a publicidade

Além disso, vermelho simboliza o início da dor. Com uma espada na mão e pronto para a batalha do Apocalipse, o cavaleiro pode criar uma carnificina em massa.

Seu cavalo vermelho e alguns dizem que é vermelho como o fogo, mas também que representa o mais óbvio, o sangue que escorre da humanidade. Enquanto alguns consideram que é o símbolo que profetizou uma guerra civil, outros acreditam que é a perseguição aos cristãos no início da religião.

Terceiro cavaleiro

A fome é representada pelo cavaleiro montado em um cavalo preto e carregando uma balança na mão para representar a forma como o pão ou o alimento eram pesados ​​naqueles tempos.

Entre os quatro cavaleiros, somente com este se recebe um mandato junto com sua anunciação: “Mas não danifiques o azeite nem o vinho”.

Continua após a publicidade

Assim, ele sugere abundância para os ricos com azeite e vinho; mas a morte para a maioria, pois o trigo e os alimentos básicos em geral sofreriam sérios danos. Outra leitura é que cuidar do azeite e do vinho simboliza a salvação dos cristãos que utilizam esses elementos em seus rituais.

Quarto cavaleiro

Ao contrário dos outros três cavaleiros que carregam artefatos em sua casa, a morte é acompanhada por uma foice. Este através da guerra, fome e peste leva os mortos para a vida após a morte. Ele recebe um quarto da terra total.

Por fim, acredita-se que o significado de poder através dos símbolos do cavalo foi adotado em quase todas as culturas como emblema de força vital. Em muitas culturas este animal representa os quatro elementos: Terra, Fogo, Ar e Água.

O que é o Apocalipse?

Em suma, o Apocalipse é o último livro do Novo Testamento da Bíblia. Em sentido figurado, este pode ser um evento catastrófico ou um cataclismo.

Continua após a publicidade

A palavra, como tal, vem do latim apocalypsis e, por sua vez, do grego apokálypsis, e significa ‘revelação’. Assim, para os cristãos, seria a revelação do futuro do fim dos tempos da humanidade, tanto os maus como os bons que virão como resultado das nossas ações.

Fontes: Respostas, JW

Leia também:

Fatos curiosos sobre o Livro do Apocalipse

Continua após a publicidade

Fim do mundo, cientistas calculam as datas prováveis de um apocalipse

8 criaturas e animais fantásticos citados na Bíblia

32 sinais e símbolos do Cristianismo

100 segundos para o fim do mundo: como ler o relógio do Juízo Final?

Continua após a publicidade

75 detalhes da Bíblia que COM CERTEZA você não reparou

Próxima página »

Escolhidas para você