Em primeiro lugar, para aprender como abrir fechadura com grampos precisa-se conhecer um poucos sobre o mecanismo das portas. Nesse sentido, o mais importante é saber como a chave encaixa-se no designado lugar e trabalha para destravar a fechadura. Sendo assim, pode-se repetir o feito por meio da utilização de grampos de cabelo ou clips de papel, como se vê nos filmes.
No geral, indica-se utilizar dessa técnica para destrancar portas quando se perde a chave ou diante de uma emergência onde há alguém trancado num cômodo. Porém, essa habilidade ainda é importante em casos diversos, como incêndios ou até mesmo quando uma chave quebra no momento de necessidade.
Apesar disso, como verá a seguir, precisa-se utilizar mais de um grampo para abrir a fechadura com grampo. Sobretudo, um funciona como a parte superior e o outro como a parte inferior da chave usual. Portanto, o principal truque é simular o segredo da fechadura através dos grampos ou clips de papel.
Como funcionam as fechaduras?
A princípio, a primeira coisa que você saber é que as fechaduras tradicionais, em sua maioria, funcionam nesse modelo cobre, da imagem abaixo. Ou seja, isso significa que um ou mais pinos vão travar o eixo de rotação da chave, impedindo que a porta seja desbloqueada.
Portanto, sabendo disso, o que você precisa fazer é levantar todos os pinos. Basicamente, você vai saber se a façanha deu certo se ouvir um “click”. Em outras palavras, isso significa que você conseguiu encaixar os pinos em sua posição de rotação, o que ajuda tanto a mantê-los no lugar quanto saber quantos ainda faltam para ser abertos.
Além disso, falando em pinos, as fechaduras costumam ter entre 5 e 7 pinos. Geralmente, metade desses pinos já está levantada. Logo em seguida, o primeiro trabalho é definir suas duas de trabalho, improvisando uma pinça e uma alavanca com grampo de cabelo ou clip.
Sendo assim, cada uma dessas partes tem uma função: a pinça, por exemplo, serve para levantar cada pino individualmente e precisa ser feita da parte mais fina (embora resistente) do grampo, por exemplo. Por outro lado, a alavanca, deve ser usada embaixo da pinça e você deve tentar girá-la a cada vez que achar que conseguiu alinhar os pinos (o que pode dar certo depois de algumas tentativas).
Porém, um aviso que você precisa levar em consideração: para não estragar a fechadura, não use a força. Desse modo, tentar usar a alavanca de forma brusca só vai atrapalhar e machucar suas mãos. Por fim, para abrir fechadura com grampos é preciso jeito e muito treino.
Como abrir fechadura com grampos ou clips
1. Lembra da alavanca que dissemos que você vai precisar improvisar? Pois é, ela deve ser criada com um grampo maior de cabelo.
Sendo assim, você deve abri-lo no local em que ele normalmente se dobra, formando um ângulo de 90º. Ou seja, você vai precisar dobrar o grampo mais ou menso em 2/3 do seu tamanho, até que ele adquira certa firmeza.
2. Essa parte deve ser encaixada na parte de baixo da fechadura e deve apontar na direção em que você normalmente gira a chave para abrir a porta. Mas, como já falamos, nada deve ser feito com força. Você deve empurrá-la levemente para baixo, usando seu polegar.
3. O outro grampo, que vai servir de pinça, você deve inserir na parte de cima da fechadura. Você deve movimentar o grampo levemente, até que a fechadura se abra (seguindo aquela lógica dos pinos que já ensinamos).
Nessa parte, no entanto, você pode colocar um pouco mais de pressão na alavanca à medida que for mexendo a pinça. Posteriormente, é só empurrá-la na direção em que a fechadura normalmente é aberta.
Dicas:
Primeiramente, os grampos de cabelo têm melhor desempenho em cadeados e fechaduras mais básicas. Além disso, se o grampo amassar enquanto você estiver tentando abrir a fechadura, você só precisa aquecê-lo com um isqueiro (ou de qualquer outra maneira possível) e então molhá-lo com água fria. Isso o deixará mais resistente.
E ai, aprendeu como abrir a fechadura com grampos? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência
Fontes: WikiHow, Fatos Desconhecidos, Para Curiosos, Funny Junk
Imagens: WikiHow, Fatos Desconhecidos