Curiosidades

Remédio caseiro para piolho: mais eficazes para acabar com os insetos

Uma infestação de piolho causa coceira e feridas na cabeça. Mas, antes de usar produtos químicos, você pode usar remédio caseiro para piolho.

Uma das situações mais traumáticas e estressantes para as crianças é uma infestação de piolhos. Pois, de repente, a cabeça começa a coçar muito, graças aos pequenos parasitas andando pelo couro cabeludo. Além de ovos e lêndeas grudados nos fios de cabelo. Normalmente, produtos químicos são usados para eliminar a infestação. No entanto, é possível acabar com o problema usando remédio caseiro para piolho e lêndeas.

Em suma, o remédio caseiro para piolho é uma ótima opção, pois, além de combater os parasitas, não é tóxico. Portanto, não coloca a saúde das crianças em risco. Da mesma forma, as alternativas caseiras podem servir para prevenir o aparecimento dos indesejados piolhos. Já que a infestação é altamente contagiosa.

Ademais, um piolho vive cerca de 30 dias e põe em média de seis a oito ovos por dia. Dessa forma, após uma semana, os ovos eclodem, dando origem a mais piolhos. Por isso, quando alguém está com uma infestação, é importante ter todos os devidos cuidados. Para não contaminar outras pessoas, evite emprestar chapéus ou roupas. Pois, podem conter ovos ou até mesmo piolhos escondidos nos objetos.

Além disso, uma infestação de piolhos pode causar certas complicações. Por exemplo, com a coceira constante, pode causar ferimentos no couro cabeludo. Consequentemente, essas feridas ficam propensas para a entrada de germes e bactérias na corrente sanguínea. Portanto, a melhor forma de lidar com o problema é agindo o mais rápido possível, antes que se agrave mais.

Por fim, além do uso de remédios, outros cuidados são necessários. Como lavar as roupas, pentes e escovas, toalhas e roupas de cama da pessoa com infestação separadamente, por exemplo. Também é importante ferver a roupa após ser lavada. Para garantir que lêndeas, ovos e piolhos que estiverem nos objetos sejam eliminados.

Remédio caseiro para piolho

Antes de usar produtos químicos para acabar com a infestação, você pode tentar produtos naturais. Ou seja, fazer uso de remédio caseiro para piolho. Como, por exemplo:

Continua após a publicidade

1 – Chá de Arruda

WeMystic

O chá de arruda é um excelente remédio caseiro para piolho. Dessa forma, lave o cabelo com o chá de arruda, que além de eliminar a infestação de piolhos. Também acalma a coceira no couro cabeludo. Em suma, aplique o chá nos cabelos molhados, em seguida, passe o pente fino. Enfim, para preparar o chá você vai precisar de:

Ingredientes

  • 40 g de folhas de arruda
  • 1 litro de água fervente

Modo de preparo: coloque as folhas de arruda na água fervente e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, coe e aplique nos cabelos com o auxílio de um pedaço de algodão, ou derramando diretamente no couro cabeludo. O importante é que todo o cabelo fique molhado.

Depois, enrole uma toalha na cabeça e deixe agir por 30 minutos. Por fim, lave os cabelos com shampoo e aplique o condicionador, mas, não enxágue. Passe o pente fino mecha por mecha para retirar os piolhos mortos e as lêndeas.

2 – Spray de citronela

GreenMe

A citronela é eficaz para afastar insetos, da mesma forma, é um ótimo remédio caseiro para piolho. Pois, devido ao seu aroma intenso, funciona como um repelente natural. Portanto, para preparar o spray é necessário:

Ingredientes

Continua após a publicidade
  • 150 ml de glicerina líquida
  • 150 ml de tintura de citronela
  • 350 ml de álcool
  • 350 ml de água

Modo de preparo: misture todos os ingredientes e coloque em um recipiente, fechando bem. Ademais, aplique diariamente nos cabelos e raiz, deixe agir por alguns minutos. Em seguida, passe o pente fino para eliminar os parasitas. Por fim, lave os cabelos normalmente.

3 – Aplicar óleos no couro cabeludo

Dicas de Saúde

Óleos naturais também servem como remédio caseiro para piolho. Por exemplo, os óleos de coco, lavanda, hortelã-pimenta ou eucalipto. Dessa forma, para preparar a mistura de óleos para passar nos cabelos você vai precisar de:

Ingredientes

  • 50 ml de óleo de coco
  • 2 a 3 gotas de cada óleo essencial:  de lavanda, de hortelã-pimenta e de eucalipto

Modo de preparo: misture todos os óleos e aplique em todo couro cabeludo e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, passe o pente fino em todo o cabelo para retirar os piolhos e lêndeas. Todavia, o ideal é que a mistura seja aplicada de 2 a 3 vezes por dia.

4 – Remédio caseiro para piolho: Álcool canforado

Melhor com Saúde

Outro remédio caseiro para piolho bastante eficaz é o álcool canforado. Em suma, você o encontra facilmente em farmácias a versão em spray. Que pode ser aplicado diretamente no couro cabeludo. Contudo, caso prefira, você pode preparar a mistura. Para isso, basta comprar cânfora em pequenos pedaços e adicioná-los dentro do frasco de álcool. Por fim, borrife em todo o cabelo, para evitar a infestação do parasita.

5 – Vinagre de Maçã

Melhor com Saúde

O vinagre é um ótimo remédio caseiro para piolho, pois possui diversos componentes do ácido acético. Que atua dissolvendo a proteção usada pelas lêndeas para se prenderem aos fios de cabelo.

Continua após a publicidade

Ingredientes

  • 1 copo de vinagre de sidra ou de maçã
  • 1 copo de água morna

Modo de preparo: primeiramente, misture o vinagre com água morna e aplique diretamente no couro cabeludo. Então, coloque uma toca plástica e deixe agir por 30 minutos. Como resultado, o vinagre de maçã vai matar os piolhos e lêndeas. Por fim, lave os cabelos normalmente.

6 – Remédio caseiro para piolho: Chá de salsa

GreenMe

A salsa é um tempero que possui diversas propriedades medicinais. Como, por exemplo, o betacaroteno, que em caso de infestação de piolhos, auxilia na cura do couro cabeludo. Fazendo com que as feridas se fechem mais rapidamente. Além disso, ajuda a manter o pH da pele da cabeça. Enfim, para preparar esse remédio caseiro para piolho, você precisa de:

Ingredientes

  • 1 litro de água fervente
  • 50g de salsa

Modo de preparo: coloque a salsa na água fervente, quando estiver frio, aplique no couro cabeludo. Por fim, deixe agir por 40 minutos.

7 – Óleo de eucalipto

GreenMe

O óleo de eucalipto age como um antisséptico e adstringente de feridas. Portanto, pode ser usado como remédio caseiro para piolho. Pois, ajuda a acalmar a irritação no couro cabeludo causada pelo parasita.

Continua após a publicidade

8- Remédio caseiro para piolho: Azeite de oliva

Dicas de Sáude

Um remédio caseiro para piolho bastante interessante é o azeite de oliva. Pois, ele mata piolhos e lêndeas por asfixia. Ou seja, as propriedades do azeite impedem que o oxigênio chegue até os parasitas. Dessa forma, eles acabam morrendo aos poucos. Em suma, coloque uma quantidade generosa de azeite em todo o couro cabeludo. Então, deixe agir por algum tempo. Por fim, leve os cabelos normalmente e, além de acabar com a infestação de piolhos, você ainda hidrata os cabelos.

9 – Óleo de árvore de chá

Dicas de Saúde

Em suma, esse óleo é muito rico, pois possui propriedades antibacterianas, antifúngicas, antivirais e antissépticas. Portanto, é um excelente remédio caseiro para piolhos e lêndeas. Além de aliviar a irritação no couro cabeludo.

10 – Remédio caseiro para piolho: Pente fino

Portal Elos

Apesar de simples, o pente fino é essencial na luta contra o piolho. Inclusive, após o uso de qualquer um dos remédios caseiros para piolho citados, é importante passar o pente fino em todo o cabelo. Para retirar piolhos ou lêndeas mortas. Além do pente comum, também há a opção de pente eletrônico, usado no cabelo seco. Em suma, quando ligado, o pente eletrônico emite um som contínuo. E quando encontra um piolho, emite um som mais alto e intenso. Além disso, ele emite uma frequência de ultrassons, que apesar de não ser percebido pela pessoa, é muito eficaz para matar os parasitas.

11- Lavar as roupas a alta temperatura

Soluções Lucy

Por ser altamente contagioso, durante uma infestação de piolhos é muito importante higienizar bem os objetos usados. Pois, a transmissão se dá através de compartilhamento de escovas, pentes, chapéus, travesseiros, toalhas, roupas ou lençóis. Portanto, as roupas, tapetes, almofadas ou até mesmo capas de sofás devem ser lavadas em água com temperatura superior a 60°. Para eliminar piolhos, lêndeas ou ovos que estejam nesses objetos.

Por fim, o piolho possui um ciclo de vida de 9 dias. Por isso, os piolhos que não foram eliminados no primeiro uso do remédio caseiro. Podem se desenvolver nos próximos 9 dias, causando uma nova infestação. Dessa forma, é bom repetir o tratamento natural, o uso do pente fino e a lavagem dos objetos após 9 dias. Pois, assim irá garantir que todos os parasitas foram eliminados.

Então, se você conhece alguém que está passando por um problema com piolhos, essas dicas podem ajudar a eliminá-los. E, para saber mais, veja também: Lêndeas e piolhos – Como eliminá-los e seus mitos e verdades.

Continua após a publicidade

Fontes: Tua Saúde, Segredos do Mundo, Metrópoles

Imagens: Portal Elos, WeMystic, GreenMe, Dica de Saúde, Melhor com Saúde, Soluções Lucy

Próxima página »

Escolhidas para você