Curiosidades

Saqqara, o local que guarda diversos segredos e tesouros do Egito

Saqqara, uma antiga necrópole egípcia é a casa de diversos arqueólogos que vivem a procura dos segredos que a cidade esconde.

Saqqara foi uma necrópole egípcia de Mênfis, ou seja, uma cidade muito antiga que já foi dedicada a enterrar os mortos. Localizada ao sul de Cairo e a oeste da antiga capital, ela esconde diversos tesouros.

Por exemplo, dentro de Saqqara está a primeira pirâmide do mundo, a Pirâmide Escalonada de Djoser. Além disso, dentro dela já foram encontradas diversas tumbas de governantes e nobres.

Ankhmahor, Mereruka, Kagemni, Ti e Idut foram encontrados lá dentro. Enfim, a zona arqueológica da necrópole egípcia possui 9 km².

Aliás, os anos passam e novas tumbas, cada vez mais antigas, continuam sendo descobertas no local. Saqqara é casa de vários segredos e tesouros que arqueólogos não param de encontrar.

Continua após a publicidade

Saqqara

Pirâmides

Saqqara, o local que guarda diversos segredos e tesouros do Egito
Fonte: Pinterest

Em Saqqara está a Pirâmide Escalonada de Djoser, um faraó da dinastia III, que viveu em torno de 2.630 a.C. Imhotep, o primeiro arquiteto na história, foi quem a construiu. Além de ter sido a primeira, foi ela quem deu origem para a construção de outras pirâmides egípcias. Como por exemplo a de Gizé.

Enfim, a Pirâmide de Djoser foi construída de forma similar ao do adobe, com blocos pequenos de calcários. Ela tem de medida:

Continua após a publicidade
  • 140 metros de comprimento
  • 118 metros de largura
  • 60 metros de altura

Sarcófagos

Saqqara, o local que guarda diversos segredos e tesouros do Egito
Fonte: Jornalnh

Em setembro de 2020 as autoridades do Egito afirmam terem encontrado 27 novos sarcófagos em Saqqara. Eles datam de 2,5 mil anos atrás, mais ou menos. Encontrados no fundo de um poço, a 25 km de distância das Pirâmides de Gizé.

Todos os sarcófagos estão em um bom estado de conservação e possuem várias inscrições hieroglíficas. Ou seja, são um prato cheio para a história e para o turismo do lugar.

Continua após a publicidade

Tumbas

Saqqara, o local que guarda diversos segredos e tesouros do Egito
Fonte: Revistagalileu

Em 2018 foi encontrado em Saqqara uma tumba com 4.000 anos de existência. Nela haviam também vários artefatos. Enfim, descobriu-se que a tumba pertencia a Wahtye, que na época era um sacerdote a serviço do faraó Neferirkare. Portanto, Wahtye viveu em torno de 2446 a 2438 a.C.

Os segredos de Saqqara

Saqqara, o local que guarda diversos segredos e tesouros do Egito
Fonte: Veja

Para quem se interessar ainda mais por Saqqara e toda a sua história, a Netflix tem um documentário direcionado totalmente a Saqqara e todas as suas riquezas. O documentário se chama Os Segredos de Saqqara e é apresentado por arqueólogos. Eles apresentam a tumba de Wahtye e tentam descobrir a história do sacerdote.

Dá só uma olhada em cinco motivos pelos quais você deve assistir o documentário sobre a necrópole egípcia e todos os seus segredos.

Os segredos de Wahtye

Necrópole egípcia
Fonte: Adorocinema

Só a descoberta da tumba em Saqqara já é um assunto extremamente importante. Contudo, os pesquisadores entram em uma busca para entender os motivos da morte de Watye e de seus familiares. Sem falar em todos os hieróglifos que precisam ser interpretados.

Continua após a publicidade

Fascínio pela História

Necrópole egípcia
Fonte: Entreterse

O documentário de Saqqara mostra diversas descobertas incríveis sobre a história dos antepassados egípcios, suas culturas e estilo de vida. Enfim, no documentário é possível acompanhar quase duas horas de escavações, descobertas e interpretações. E o melhor: tudo é explicado para que o público entenda o que está acontecendo.

Trabalho dos arqueólogos

Necrópole egípcia
Fonte: Netflix

Com o documentário em Saqqara, além de descobrir segredos das tumbas, você também acompanha como é feito o trabalho do arqueólogos. Eles correm contra o tempo para encontrar resultados e manter o incentivo do governo. Por outro lado, também é possível ver como é importante o trabalho de antropólogos e egiptólogos.

Descobertas em Saqqara

Necrópole egípcia
Fonte: Veja

Apesar de ser o foco principal, o documentário não fala só do sacórfago do sacerdote. Várias descobertas aparecem durante as filmagens em Saqqara. Como por exemplo, o primeiro leão que foi mumificado no Egito e outros sarcófagos que também foram encontrados na necrópole.

Rico em história

Necrópole egípcia
Fonte: Adorocinema

Por fim o documentário faz uma imersão em toda a história do Egito Antigo. Ou seja, o telespectador, além de acompanhar a descoberta da tumba do sacerdote, também aprende sobre os símbolos do Egito, como eram vistos os estágios da vida após a morte e a importância das tumbas para os egípcios.

Continua após a publicidade

Então, gostou da matéria? Em seguida leia: Tesouros mais preciosos já encontrados pelo mundo

Imagens: Vimooz, Pinterest, Jornalnh, Revistagalileu, Veja, Adorocinema, Entreterse, Netflix e Adorocinema

Fontes: Egito, G1 e Aventurasnahistoria

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você