Uma sonda da NASA, que se chama Parker Solar Probe, entrou pela primeira vez na atmosfera solar. A revelação foi feita nesta semana (14). O lançamento da espaçonave aconteceu em 2018. Sendo assim, a Parker Solar Probe chegou na atmosfera solar em 28 de abril deste ano.
No entanto, os cientistas não receberam a informação de imediato e levou bastante tempo para confirmar a situação. A sonda da NASA passou por dentro da coroa solar e capturou amostras de partículas da região. Vale lembrar que esta é parte mais externa da atmosfera solar.
A Parker Solar Probe só concluiu o feito depois da oitava tentativa de se aproximar do Sol. Por isso, se localizava a aproximadamente 13 milhões de quilômetros do núcleo da estrela gigante.
Meta da Sonda da NASA
A espaçonave tinha como missão investigar a área o mais próximo possível para saber o funcionamento do campo magnético solar e a origem do vento solar.
De acordo com o gerente do Diretório de Missões Científicas da NASA, Thomas Zurbuchen, com isso é possível entender sobre a evolução do Sol e os efeitos positivos e negativos no sistema solar. Além disso, auxilia no entendimento sobre outras estrelas no universo a dentro.
Descobertas da espaçonave
A Parker Solar Probe entrou na coroa solar no mínimo 3 vezes com passagens bem suaves. Resultado disso, a sonda da NASA mostrou que a região não é uma bola lisa no entorno do Sol. Contudo, apresenta avarias. Ou seja, possui uma superfície cheia de rugas.
Além disso, os cientistas acreditam que a espaçonave entrou também na coroa em agosto deste ano. No entanto, precisam avaliar profundamente antes de confirmarem oficialmente. Sendo assim, a sonda da NASA deve continuar na atmosfera solar até 2025. Portanto, irá se aproximar pouco a pouco do Sol.
Leia também sobre Estudo analisa chances de mineração em asteroides no espaço sideral!