Sprite pode ser o verdadeiro antídoto contra a ressaca

Nada de isotônico e remédio para o fígado! Segundo a Ciência, Sprite pode ser a verdadeira cura para a ressaca! Entenda porque.

Se você é daqueles que adora uma birita, mas sofre com o efeito rebote, fique tranquilo. Ao que tudo indica, suas manhãs de ressaca podem ter fim com um truque simples. Isso porque, segundo cientistas chineses, uma latinha de Sprite pode ser a solução para os efeitos desastrosos da ressaca no dia seguinte.

Essa notícia maravilhosa, aliás, veio de pesquisadores da Universidade Sun Yat-Sen, na China. De forma geral, eles observaram como diferentes bebidas interferem na metabolização do etanol pelo organismo. E, aparentemente, o refrigerante Sprite surpreendeu positivamente os cientistas.

Como funciona o Sprite?

A explicação para isso é que a bebida aumenta o poder de ação da enzima aldeído-desidrogenase. Também conhecida como ALDH, esta enzima metaboliza o álcool em uma substância chamada acetato. Ou seja, o responsável por combater o sintomas da ressaca.

Com o ALDH em alta, portanto, é possível diminuir o tempo que o organismo leva para metabolizar o acetaldeído. Este, aliás, é a substância que também surge a partir da digestão do álcool. Ela também surge graças à enzima álcool-desidrogenase ou ADH.

Esta última substância que mencionamos, aliás, é a grande responsável pelas dores de cabeça. Ela também é a causadora de outros efeitos desagradáveis, típicos da ressaca.

Na torcida

A história toda, certamente, soa genial aos “botequeiros” (opa, leia de novo!) de plantão. Contudo, a verdade é que o refrigerante Sprite como a cura certeira para a ressaca ainda está em fase de especulações.

Os pesquisadores, inclusive, ainda precisam fazer testes em organismos vivos para testar a eficácia da bebida. Mas, enquanto isso, você pode ir colocando em prática esse outro truque infalível contra a ressaca, como já mostramos por aqui.

Agora só nos resta torcer para que esse “remedinho” tão baratinho e saboroso realmente seja eficaz. Não é? Mas, pode ser também que você nunca mais invente outra bebedeira na vida depois de ler esta outra matéria: Como o álcool afeta a aparência das pessoas?

Fonte: Hyperscience, Chemistry World, Popular Science

Outras postagens