Curiosidades

Suco de caixinha – Riscos para saúde e diferenças para natural

O suco de caixinha pode parecer uma opção saudável, por se associar a imagem do suco natural, mas nem sempre é tão benéfico assim

Por P.H Mota

O suco de caixinha surge como alternativa para quem quer substituir bebidas como sucos naturais, chás ou até mesmo refrigerantes. Apesar de parecer uma opção saudável de nutrição, no entanto, eles oferece alguns riscos à saúde.

O principal problema desse tipo de bebida não está no fato de não ser natural, mas sim nos ingredientes utilizados. Além de corantes, aromatizantes e conservantes, a bebida carrega alta concentração de açúcar.

Sendo assim, em alguns casos é possível dizer que o suco de caixinha oferece mais riscos do que refrigerantes, por exemplo.

Composição do suco de caixinha

Suco de caixinha - principais riscos para saúde e diferenças para natural
Ecodesenvolvimento

De acordo com as leis brasileiras, o máximo de açúcar concentrado num suco artificial deve ser de até 10% total do peso. Além disso, o Ministério da Agricultura estabelece que essa quantidade não pode ultrapassar 6g a cada 100ml da bebida.

Continua após a publicidade

Além da alta dose de açúcar adicionado, é comum que as misturas possuam pouca – ou nenhuma – concentração de polpa da fruta. Segundo uma pesquisa do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), após o teste com 31 produtos diferentes, foi constatado que dez delas não apresentam a quantidade de fruta exigida por lei. Esse número pode variar entre 20% e 40% por suco, de acordo com o sabor dele.

Sendo assim, apesar de ser percebido como alternativa saudável, a composição artificial do suco de caixinha pode causar menos benefícios a saúde do que se espera.

Continua após a publicidade

Recomendação de saúde

Suco de caixinha - principais riscos para saúde e diferenças para natural
Veja SP

É consenso entre especialistas de saúde e nutrição que o consumo de suco de caixinha deve ser feito com moderação. Além disso, não existe nenhuma recomendação de substituição do suco na forma natural pela variação artificial encontrada nos mercados.

Não só existe o risco pela alta concentração de açúcar e conservantes, como alguns produtos podem provocar alergias e danos a alguns órgãos. Ao trabalhar para metabolizar certos compostos, por exemplo, rins e fígado podem sofrer sobrecarga e passar por problemas.

Continua após a publicidade

Ao comprar um suco de caixinha também é importante consultar o rótulo. Isso porque alguns sabores contam com misturas que, na verdade, incluem outros tipos de sucos. Para fabricar um suco de maracujá, por exemplo, pode ser misturados sucos de maçã, laranja, uva, abacaxi e cenoura.

Quando tomar suco de caixinha

Suco de caixinha - principais riscos para saúde e diferenças para natural
Nutrição Prática & Saudável

Ao invés de buscar consumir suco de caixinha, o ideal é partir para as opções naturais, sem adição de açúcar. No entanto, nem mesmo essa opção pode ser indicada para quem quer controlar peso ou diabetes.

Isso porque o suco natural é mais concentrado e traz mais calorias. Além disso, algumas frutas são conhecidas por alto índica glicêmico, ou seja, liberam rapidamente o açúcar no sangue.

Nesses casos, pode ser indicado consumir sucos de caixinha, a fim de reduzir o consumo de calorias. Porém, é importante optar por variantes com uso de adoçantes e ficar atento ao tipo utilizado.

Continua após a publicidade

No Brasil, por exemplo, é permitido adoçar bebidas com ciclamato de sódico. A substância é contraindicada em países como Estados Unidos, por causar alterações genéticas, atrofia testicular e desenvolver problemas em hipertensos e portadores de problemas renais.

Alternativas ao suco de caixinha

Suco de fruta natural

Suco de caixinha - principais riscos para saúde e diferenças para natural
Villalva Frutas

Essas bebidas são feitas com 100% de suco, ou sumo, da fruta. Em alguns casos, pode levar adição de açúcar, desde que não passe de 10% da composição. Para frutas tropicais, é comum que a composição seja de no mínimo 50% de polpa, diluída em água. Por outro lado, polpas com sabor ou acidez muito forte podem ser utilizadas em até 35%.

Além disso, esses sucos não podem incluir substâncias como conservantes ou corantes em sua composição.

Néctar

Suco de caixinha - principais riscos para saúde e diferenças para natural
Cocina Delirante

O néctar contém uma concentração ainda menor de polpa de fruta. Essa quantidade pode variar entre 20% e 30%, dependendo da fruta. Também é comum que o néctar seja misturado a corantes e conservantes, como no suco de caixinha.

Continua após a publicidade

Refresco

Suco de caixinha - principais riscos para saúde e diferenças para natural
El Comidista

Os refrescos são misturas não fermentadas e sem gás, com apenas 2% a 10% de suco ou polpa diluída em água. As misturas podem contar adição de açúcar e não precisam incluir a fruta natural em sua composição. No entanto, nesses casos é necessário que o rótulo ou embalagem inclua mensagens como “artificial” ou “sabor de”.

Algumas frutas podem conter uma quantidade maior de concentração de polpa, como é o caso da maçã (20%), por exemplo.

Fontes: Namu, Ferreira Mattos, Georgia Castro, Extra, Nutrição Prática e Saudável

Imagens: Ana Lu Masi, Ecodesenvolvimento, Veja SP, Villalva Frutas, Nutrição Prática & Saudável, Cocina Delirante, El Comidista

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você