Curiosidades

Tomar refrigerante – Consequências para o organismo e como parar

Tomar refrigerante engorda, isso todo mundo sabe, mas há diversos outros prejuízos à saúde causados pela ingestão da bebida gaseificada.

Por Amanda Sales

-

Certamente você já leu em algum lugar, ou mesmo ouviu da sua mãe, que tomar refrigerante faz mal. De fato, ingerir a bebida em excesso pode trazer consequências prejudiciais à saúde. Afinal, não é segredo que refrigerante engorda. Contudo, esse está longe de ser o único prejuízo da bebida gaseificada. Por isso, cogite parar de tomar refrigerante, como prática para uma saúde melhor.

De acordo com especialistas, o principal ponto desfavorável em relação ao refrigerante é a quantidade de açúcar. Além disso, a bebida contém outras substâncias como: dióxido de carbono, antioxidantes, conservantes,  edulcorantes, ácido fosfórico e potássio.

Mesmo sendo vários, os componentes do refrigerante não acrescentam em nada ao organismo, já que não possuem nenhuma vitamina. Pelo contrário, diversos órgãos do corpo são afetados pelo ato de tomar refrigerante. De acordo com especialistas, apenas uma hora após a ingestão, a bebida é capaz de alterar a pressão, retirar nutrientes essenciais para o organismo e além de influenciar no acúmulo de gordura.

Efeitos de tomar refrigerante para o organismo

Aumento de peso e diabetes

Fonte: Segredos do Mundo

Em primeiro lugar, a bebida gaseificada possui uma quantidade enorme de açúcar. Um recipiente com 350ml de refrigerante, por exemplo, possui 10 colheres de açúcar. Desse modo, tomar refrigerante em excesso atrapalha o desempenho da glicose no sangue. Por isso, é possível desenvolver diabetes.

Além disso, refrigerante engorda, também devido às grandes quantidades de açúcar na bebida. O próprio sobrepeso também pode significar um fator de risco para a diabete.

Ossos mais fracos

Fonte: Revista Saúde

Tomar refrigerante também pode causar osteoporose. Isso porque, quando tomamos a bebida, nosso corpo precisa buscar cálcio para equilibrar a quantidade de fósforo ingerida. Desse modo, a fonte de cálcio que sai perdendo são os ossos.

Desse modo, a massa óssea do organismo é afetada. Além disso, a bebida gaseificada dificulta a absorção do cálcio presente nos alimentos.

Cáries

Fonte: Segredos do Mundo

Outra partes do corpo bastante afetada pela bebida são os dentes. E isso também está relacionado à grande quantidade de açúcar presente nos refrigerantes. Dentre os prejuízos da bebida aos dentes, estão as cáries.

Obesidade infantil

Fonte: Santo Remédio

Refrigerante engorda, isso é um fato, mas no caso de crianças, isso é ainda mais grave. Isso porque, os pequenos estão mais propensos à dependência da bebida, o que pode levar a um quadro de sobrepeso e até mesmo, obesidade infantil. Essa consequência é ainda mais séria quando essa bebida gaseificada é oferecida à criança muito cedo.

O que acontece ao parar de tomar refrigerante?

Essa bebida faz tão mal à saúde, que parar de tomar refrigerante pode ser uma das principais medidas que você pode adotar para ter uma vida mais saudável. Cortar a bebida de seu cardápio pode trazer diversos benefícios ao seu organismo, como por exemplo:

Reduz riscos de disfunção erétil

Fonte: Revista Saúde

Isso mesmo, tomar refrigerante pode estar associado a disfunção erétil. Isso porque, o alto teor de sódio e açúcar na bebida podem agravar quadros de hipertensão arterial e diabetes. Desse modo, esses problemas de saúde podem afetar a função erétil dos homens.

Menos chances de câncer

Fonte: Revista Saúde

De acordo com especialistas, há uma substância especialmente perigosa no refrigerante, o bisfenol – A, que pode causar alterações metabólicas importantes. Desse modo, tais mudanças podem se agravar, acarretando, por exemplo, em tipos de câncer.

Rejuvenesce a pele

Fonte: Revista Saúde

Por causa da grande quantidade de sódio e o açúcar, a bebida gaseificada intensifica a retenção de líquidos e o desenvolvimento de celulites. Além disso, a bebida causa na pele uma glicação, ou seja reação química em que uma molécula de açúcar se liga ao colágeno e a decompõe. Desse modo, parar de tomar refrigerante garante que você tenha uma pele mais saudável e bonita.

Protege contra problemas de fígado

Fonte: Revista Saúde

Outro órgão afetado pela bebida é o fígado. Isso porque, ao ser absorvido pelo organismo, o refrigerante libera uma grande quantidade de açúcar, ácido fosfórico e substâncias tóxicas que acabam sobrecarregando o fígado.

Além disso, o bisfenol-A produz uma ação tóxica e transforma o açúcar em gordura, que acaba se alojando no fígado. Desse modo, a gordura no fígado pode causar problemas crônicos de saúde.

Reduz incidências de infecção urinária

Fonte: Revista Saúde

Apesar de conterem água, os refrigerantes podem causar desidratação e redução do fluxo urinário. Desse modo, ter infecção urinária pode ser mais frequente. Além disso, diabetes, causada pela quantidade de açúcar na bebida, também pode ser responsável por causar o problema.

Dicas para parar de tomar refrigerante

Beba mais água

Fonte: Revista Saúde

De modo geral, a vontade de tomar refrigerante pode estar confundida com sede. Desse modo, tomar um copo d’água alivia a sede e pode ajudar a saciar a vontade da bebida gaseificada.

Evite ficar com fome

Fonte: Revista Saúde

Além da vontade de comer, ficar de estômago vazio também pode favorecer o surgimento da vontade de tomar refrigerante. Sendo assim, tente comer pequenas porções em intervalos regulares. Além disso, planeje suas refeições e deixe comida preparada com antecedência.

Escolha doces mais saudáveis

Fonte: Revista Saúde

Por causa dos altos níveis de açúcar, tomar refrigerante acaba saciando aquela vontade de comer um docinho. Mas, para ter uma alimentação mais saudável, você pode substituir o refrigerante por opões mais saudáveis de doce:

  • Frutas;
  • Chiclete sem açúcar;
  • Iogurte com pedaços de frutas.

Experimente bebidas alternativas

Fonte: Revista Saúde

O refrigerante é bastante escolhido para acompanhar refeições. No entanto, por seus malefícios à saúde, pode ser interessante optar por bebidas mais saudáveis:

  • Água com gás com infusão;
  • Chá verde com gás;
  • Kombucha;
  • Água com hortelã e pepino;
  • Chás de ervas ou de frutas;
  • Água de coco.

Cuide da sua saúde, e lembre-se que refrigerante engorda! Leia também essa matéria: 10 sinais que você está comendo muito açúcar

Fonte: Ecycle, Minha vida, Santo Remédio

Imagens: Revista Saúde, Uol

Próxima página »

Escolhidas para você