Curiosidades

Tereré, o que é? História da tradicional bebida Sul-americana

O Tereré é uma bebida típica da América do Sul, sendo muito apreciada em algumas regiões do Brasil, por ser saudável e refrescante.

Provavelmente você já ouviu falar do Tereré, mas talvez não por esse nome. Consiste em uma bebida preparada com uma mistura de água gelada com erva-doce. Ademais, diversos outros sabores, como hortelã e limão, podem ser adicionados, além de sucos.

Por outro lado, essa bebida traz diversos benefícios para a saúde. Por exemplo, prevenção contra gripes e melhora da digestão. Além disso, ao contrário do que muitos acreditam o tereré e o chimarrão não são a mesma coisa. Pois, eles possuem diferenças entre si.

A princípio, existe uma teoria de que o tereré surgiu durante a Guerra do Paraguai. Logo, os soldados do Brasil e Paraguai, em seu horário de folga, tomavam a bebida para recompor as forças. Entretanto, existem outras teorias quanto ao surgimento dela. Atualmente, é bastante comum encontra-la em países da América do Sul. Por exemplo, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

O que é o Tereré?

Imagem: Portal da Cidade

Trata-se de uma bebida ancestral preparada com uma mistura de água gelada com ervas medicinais, chamadas de pohã ñana, esmagadas em um pilão. Ademais, é servida em um copo com erva-mate triturada com um canudo semelhante ao do chimarrão.

Continua após a publicidade

Às vezes ela é consumida com outras bebidas, como sucos e chás. Além disso, por ser uma bebida gelada, é ideal para dias quentes, e ser servido em rodas de amigos.

Origem do Tereré

Imagem: Retro Nostálgico

A princípio acredita-se que o tereré surgiu durante a Guerra do Paraguai. Logo, os soldados de ambos os lados, Brasil e Paraguai, em seus horários de folga entre os combates, aproveitavam para tomar e recompor os ânimos. Certamente que esses horários eram muito curtos, então não tinham tempo para esquentar a água, e começaram a beber frio e gostaram. Por outro lado, uma história mais verídica relata que a bebida surgiu durante a Guerra do Chaco, entre Paraguai e Bolívia. Logo, as tropas bebiam mate frio, para evitar ascender fogos e denunciar sua posição.

Continua após a publicidade

Ademais, outra teoria relata que se os mensú, escravos ervateiros do nordeste do Paraguai, fossem pegos pelos capangas fazendo fogo para tomar mate seriam torturados. Então, eles tomavam o mate frio. Por fim, os mensús influenciaram o exército paraguaio com esse costume, quando tiveram que servir durante a guerra. Entretanto, acredita-se que o tereré já era tomado pelos índios Guarani, e em alguns relatos do século XVII dizem que alguns jesuítas aprenderam com eles.

História no Brasil

Imagem: Twitter

O tereré tem o consumo bastante antigo no Brasil. Pois, durante as colonizações de espanhóis e portugueses, o estado do Paraná e Mato Grosso do Sul tinham suas fronteiras indefinidas. E os demais estados foram levados pelos paraguaios e índios Guarani e Kaiowá, que passaram a pertencer ao país quando a nova fronteira entre Brasil e Paraguai foi estabelecida. Logo, foram anexados imensos ervais nativos no estado do Mato Grosso.

Continua após a publicidade

Durante o século XIX, o Paraguai se isola de outros países, e proíbe a exportação de erva-mate para fora do país. Por isso, a Argentina e o Uruguai substituem a erva paraguaia pela brasileira, desenvolvendo as plantações no Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Tradição na América do Sul

Imagem: Aquele Mato

Atualmente, o tereré é bastante tradicional em países que pertencem a América do Sul. Por exemplo, Argentina, Uruguai, Paraguai e o Brasil. Ademais, focando no Brasil, a bebida faz parte do cotidiano nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. No entanto, o grande consumo se reside na região centro-oeste, onde Mato Grosso e Mato Grosso do Sul se destacam.

Logo, muitas famílias e amigos realizam reuniões para comemorar e compartilhar o tereré. Dessa forma, nessas confraternizações a bebida é servida em uma única guampa para todos. Em seguida, os mais velhos são servidos pelos mais novos. Porém, aqueles que se recusarem ou pararem de beber, devem agradecer diante todos.

Tereré X Chimarrão

Imagem: Rodeo West

O tereré e o Chimarrão não são a mesma bebida. Pois, existem diferenças entre elas. Embora as duas bebidas sejam preparadas com erva-mate, elas são consumidas de formas diferentes. Em suma, o tereré trata-se de uma fusão de erva-mate com água fria, e o Chimarrão é uma infusão de erva-mate com água quente.

Continua após a publicidade

Além disso, no tereré podem ser adicionados outros sabores como limão, hortelã ou capim-limão, até mesmo tomar com suco. Por outro lado, o chimarrão pode ser misturado com outras ervas como boldo, hortelã e camomila.

Ambas podem ser servidas na cuia, e precisam da bomba, um utensílio essencial. Mesmo as duas utilizarem erva-mate, a do chimarrão é mais fina, pois é moída, enquanto a do tereré é mais grosa, pois é triturada.

Sabores variados

Imagem: Te Guarani do Brasil

Apesar do tereré ser preparado a base de erva-mate, existem uma variedade de sabores que podem ser adicionados, como:

  • Tradicional de moagem fina – Trata-se de uma erva semelhante a que se utiliza no chimarrão, pois é fina. Ademais, seu amargor é bastante marcante.
  • Erva-mate com sabores – Sabores como hortelã, menta, limão, tutti-frutti e canela são adicionados na bebida.
  • Com erva-mate crioula grossa – Consiste em uma mistura de pó, folhas e galhos triturados, garantindo um sabor forte da planta.
  • Ervas compostas – Erva-doce, menta ou boldo são misturados com a erva-mate.

Benefícios para a saúde

Imagem: Tereré Club

O tereré é uma bebida bastante saudável. Ademais, é saudável principalmente quando é preparada de forma tradicional, com erva-mate e água, sem açúcares. Logo, as suas vitaminas A, B1, B2, C e E, as proteínas, cafeína e lipídios, geram diversos benefícios para a saúde. Por exemplo:

Continua após a publicidade
  • Regeneração das células
  • Prevenção contra gripes
  • Aceleração do metabolismo
  • Maior gasto energético
  • Melhora da digestão
  • Redução de triglicerídeos e colesterol
  • Estímulo físico e mental

Em suma, o tereré é uma bebida natural e saudável que pode ser consumida por qualquer pessoa, sendo ideal para hidratar o corpo nos dias quentes de verão. Porém, é importante que cada um use sua própria cuia e bomba, pois assim evita a transmissão de doenças caudas por vírus, por exemplo.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Bebidas alcoólicas podem causar até 7 tipos de câncer.

Fontes: BBC, Plaza Hotéis, Devalerios, Hotel MT

Imagens: Mate in Box, Portal da Cidade, Retro Nostálgico, Twitter, Aquele Mato, Rodeo West, Te Guarani do Brasil

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você