Curiosidades

Termogênicos, o que são? Para que servem e como utilizar

Os termogênicos são suplementos que ajudam a queimar gordura e podem contribuir nos processos de emagrecimento e perda de peso.

Atualizado em 03/08/2020

Termogênicos são suplementos utilizados para impulsionar a taxa metabólica do organismo. Dessa maneira, o corpo pode queimar mais calorias e promover a perda de peso.

Por causa disso, termogênicos também são conhecidos como queimadores de gordura. Consumidos corretamente, eles geram mais calor no corpo e queimam os lipídios que estão no corpo.

Quando aliados a dietas equilibrados e à prática de exercícios físicos, então, esses suplementos ajudam a acelerar a perda de pesos.

Termogênese

Termogênicos - o que são, para que servem e como utilizar
NeoUro

O processo de termogênese é natural e serve para gerar calor nos seres vivos. Em condições normais, o corpo humano utiliza a energia dos alimentos consumidos para produzir calor.

A termogênese também pode ser estimulada por fatores externos. Nesses casos, entram as atividades físicas, por exemplo, que aumentam o calor do corpo, ou a alimentação, que fornece a energia para queima de calorias.

O termogênico, portanto, pode ser utilizado para acelerar esse processo, principalmente em casos em que há déficit de consumo energético. É exatamente por causa dessa aceleração que é tão visado por quem deseja emagrecer logo.

Termogênicos

Termogênicos - o que são, para que servem e como utilizar
Swimex

Um dos termogênicos mais populares que existe é a cafeína. A substância promove energia por estimular o sistema nervoso central e aumentar o rendimento durante atividades físicas. Dessa maneira, é natural que o resultado também seja mais eficaz.

A combinação de mais disposição com aceleração da queima de gorduras, então, é fundamental ara quem quer emagrecer.

No entanto, a Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) permite que a cafeína esteja presente em quantidades de 210 a 420 mg por dose. ISso porque o consumo em excesso pode gerar problemas como hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio, taquicardia e até mesmo morte súbita.

Como tomar

Termogênicos - o que são, para que servem e como utilizar
healthline

Primeiramente, é ideal que o consumo de termogênicos seja feito a partir da recomendação de um nutricionista. Uma vez que cada organismo funciona de forma singular, a ingestão desregrada pode provocar danos de saúde.

Geralmente, o consumo de termogênico acontece antes da prática das atividades físicas. Como o composto estimula a energia do corpo, aumenta a energia durante a atividade física e garante um melhor resultado.

Benefícios

Termogênicos - o que são, para que servem e como utilizar
The Indian Express

Emagrecimento: os suplementos a base cafeína geram mais energia nos treinos, o que facilita a queima de calorias e o emagrecimento. Por outro lado, existem variações que atuam durante a digestão. É importante destacar, entretanto, que o consumo não gera o emagrecimento por si, e só funciona acompanhado de exercícios.

Melhor desempenho: como aumenta a resistência em exercícios, permite mais esforço e melhor desempenho.

Foco: por causa de seu efeito estimulante, a cafeína também promove a concentração e a capacidade de aprendizado.

Termogênicos naturais

Termogênicos - o que são, para que servem e como utilizar
Gazeta do Povo

Café: produz bons efeitos quando consumido em no máximo 3 a 4 xícaras de 50 ml por dia. Entretanto, o excesso pode gerar insônia, problemas cardíacos e gastrite.

Chá verde: assim como o café, não deve passar de 4 xícaras por dia, para não gerar os mesmos problemas.

Pimenta: não existe uma regra para o consumo de pimentas, mas consumir mais de duas vezes por dia pode ser prejudicial. Quando ingerido em excesso, principalmente na forma de molho, pode gerar queimaduras, bolhas, náuseas e até problemas respiratórios.

Gengibre: segundo pesquisas, a ingestão de 2 a 4 gramas de gengibre por dia oferece energia de forma saudável. Entretanto, o consumo em excesso pode promover hemorragias.

Canela: a canela tem efeitos benéficos quando ingerida em menos de meia colher de chá por dia. Caso passe disso, pode causar intoxicação, irritação do intestino, úlcera e alergias.

Fontes: G Suplementos, Ativo, Minha Vida

Imagens: Gazeta do Povo, Zoom, oficial farma, Swimex, NeoUro, healthline, The Indian Express