Tumor cerebral: aprenda a identificar os sintomas da doença

Normalmente relacionado a fortes dores de cabeça, o tumor cerebral é um dos maiores tabus quando o assunto são os problemas neurológicos. Muita gente costuma ficar alarmada, mesmo com cefaleias leves, já que esta é uma condição que pode ser fatal.

Mas, conforme os médicos, embora o tumor cerebral seja algo realmente perigoso, a verdade é que existem vários tipos da doença que apresentam chances de cura. Por isso, é tão importante saber identificar os sinais que estão realmente ligados ao problema e procurar ajuda médica o quanto antes.

Para ajudar nisso, preparamos as listas de sintomas que você está prestes a conhecer. Como você vai ver, embora existam sinais gerais do problema, como dores de cabeça fortes; os sintomas do tumor cerebral dependem, basicamente, da localização em que ele se desenvolve no cérebro e do grau de comprometimento do tecido do órgão.

Ainda sobre os sintomas do problema, eles podem ocorrer gradualmente e se agravar ao longo do tempo. Porém, existe também a possibilidade de um paciente apresentar sinais e sintomas neurológicos suspeitos que, no final, acabam não evidenciando um tumor.

Por isso, tente não entrar em pânico caso identifique um ou dois dos sintomas listados abaixo. Antes de tirar conclusões precipitadas, o melhor mesmo é procurar um especialista no assunto para tirar suas dúvidas. Combinado?

Confira os sintomas mais comuns de um tumor cerebral:

O principal sintoma de que algo pode estar errado em sua cabeça é o aumento da pressão dentro do crânio. Isso pode ser causado pelo crescimento de um tumor cerebral, como discutimos até aqui, mas também por inchaço no cérebro e até mesmo pelo bloqueio do fluxo do líquido cefalorraquidiano, também conhecido pelas iniciais LCR.

De qualquer forma, o aumenta da pressão craniana pode levar ao sintomas listados abaixo, especialmente no caso de um tumor cerebral:

– Dor de cabeça
– Náuseas
– Vômitos
– Visão turva
– Problemas de equilíbrio
– Alterações na personalidade ou comportamento
– Convulsões
– Sonolência

Sintomas específicos

Além dos sintomas mais comuns e gerais, que você acabou de conferir, um tumor cerebral também pode causar outros tipos de problemas, dependendo da região do cérebro em que se desenvolve. Por isso, é comum também que as funções específicas dessa região atingida também sejam prejudicadas, como você confere abaixo:

– Na região em que controla os movimentos: fraqueza ou dormência de parte do corpo, muitas vezes só de um lado.

– Nas áreas responsáveis pela linguagem: dificuldade para falar ou entender

– Na região frontal do cérebro: movimentos anormais e problemas de equilíbrio

– Na área responsável pela coordenação motora: problemas para andar e outras funções do cotidiano

– Na área posterior do cérebro, em torno da glândula pituitária ou nervo ótico: problemas de visão

– Nas proximidades dos nervos cranianos: perda de audição, problemas de equilíbrio, fraqueza nos músculos faciais ou dificuldade para engolir

– Na medula espinhal: torpor, fraqueza ou falta de coordenação nos braços e/ou pernas, perda de controle da bexiga ou do intestino.

Outras considerações

Mas, claro, esse é um tipo de doença extremamente complexo. Isso porque o cérebro também controla funções de alguns outros órgãos, como a produção de hormônios, de modo que um tumor cerebral também pode causar muitos outros sintomas, mesmo não estando relacionados na lista.

Além disso, existem casos de tumor cerebral assintomático. Normalmente, esse tipo de tumor é descoberto acidentalmente, enquanto um exame de imagem cerebral por qualquer outra razão. Logo, apesar de ser extremamente importante reconhecer os sintomas do tumor cerebral, é preciso também estar em dia com a saúde, fazer exames de rotina e, caso haja alguma dúvida ou sinta algo estranho, você não exite em procurar um médico.

E então, acha que vai precisar consultar um médico? Antes de responder mesmo essa pergunta, não deixe de conferir também: 8 fatos desconhecidos que os olhos revelam sobre a saúde.

Fontes: Oncoguia, Minha Vida