Curiosidades

15 vulcões mais ativos do mundo

O vulcanismo é responsável por mais de 80% da superfície da Terra, mas onde está localizada a maioria dos vulcões ativos hoje? Leia e descubra!

Vulcões são encontrados em todo o mundo, formando-se principalmente nas bordas das placas tectônicas, mas também podem surgir em “pontos quentes” como o Monte Kilauea e outros que existem nas ilhas do Havaí.

No total, existem potencialmente cerca de 1.500 vulcões ativos na Terra. Destes, 51 estão agora em erupção contínua, as mais recentes em La Palma, nas Ilhas Canárias, na Indonésia e na França.

Muitos desses vulcões estão localizados no “Anel de Fogo”, que está localizado ao longo de toda a Orla do Pacífico. No entanto, o maior número de vulcões está oculto nas profundezas do fundo do oceano.

Como um vulcão é classificado como ativo?

Descrevê-los como “potencialmente ativos” significa que eles tiveram alguma atividade nos últimos 10.000 anos (o chamado período Holoceno, de acordo com a maioria dos cientistas) e podem tê-la novamente nas próximas décadas. Isso varia de anomalias térmicas a erupções.

Por exemplo, a Espanha tem três zonas com vulcanismo ativo: o campo La Garrotxa (Catalunha), a região de Calatrava (Castela-La Mancha) e as Ilhas Canárias, onde houve a erupção mais recente do sistema vulcânico Cumbre Vieja em La Palma.

Continua após a publicidade

Desses 1.500 vulcões, cerca de 50 estão explodindo sem consequências graves, no entanto existem alguns mais perigosos que podem despertar a qualquer momento.

15 vulcões mais ativos do mundo

1. Erta Ale, Etiópia

O vulcão mais ativo da Etiópia e um dos mais raros do mundo (não tem um, mas dois lagos de lava), Erta Ale se traduz suspeitamente como “montanha fumegante” e tem a reputação de ser um dos ambientes mais hostis em todo o mundo. Contudo, sua última grande erupção foi em 2008, mas os lagos de lava estão em fluxo constante o ano todo.

2. Fagradalsfjall, Islândia

15 vulcões mais ativos do mundo

No mundo dos vulcões ativos, a montanha Fagradalsfjall na Península de Reykjanes é o mais novo da lista. Ele entrou em erupção pela primeira vez em março de 2021 e tem feito um show espetacular desde então.

Literalmente na mesma rua do Aeroporto de Keflavik e da famosa Lagoa Azul, a proximidade de Fagradalsfjall com Reykjavik tornou-o uma atração imperdível instantânea para visitantes e moradores locais.

Continua após a publicidade

3. Pacaya, Guatemala

15 vulcões mais ativos do mundo

Pacaya entrou em erupção pela primeira vez há cerca de 23.000 anos e esteve bastante ativo até por volta de 1865. Ele explodiu 100 anos atrás e tem queimado de forma consistente desde então; para esse fim, existem agora vários rios de lava fluindo pelas colinas circundantes.

4. Monte Stromboli, Itália

Batizado com o nome da deliciosa iguaria italiana, este vulcão está em erupção quase continuamente há 2.000 anos. Stromboli é um dos três vulcões ativos da Itália; os demais são o Vesúvio e o Etna.

Além disso, cerca de 100 anos atrás, a ilha era habitada por alguns milhares de habitantes, mas a maioria deles se mudou devido à chuva incessante de cinzas e ameaça de morte iminente.

5. Sakurajima, Japão

15 vulcões mais ativos do mundo

Continua após a publicidade

Este vulcão costumava ser uma ilha, até que começou a jorrar tanta lava que se conectou com a Península de Osumi. Depois de assimilar a cultura “continental”, Sakurajima tem expelido lava com frequência desde então.

6. Kilauea, Havaí

Possuíndo entre 300.000 e 600.000 anos de idade, Kilauea é extraordinariamente ativo para sua idade. É o vulcão mais ativo dos cinco que existem no Havaí. Contudo, a área ao redor, na ilha de Kaua’i, é repleta de turismo e o vulcão certamente é um dos principais atrativos do local.

7. Monte Cleveland, Alasca

15 vulcões mais ativos do mundo

O Monte Cleveland é um dos vulcões mais ativos nas Ilhas Aleutas. Ele está situado na Ilha Chuginadak completamente desabitada e é a fonte de calor de uma série de fontes termais na área circundante.

8. Monte Yasur, Vanuatu

Continua após a publicidade

Yasur está em erupção extensiva por cerca de 800 anos agora, mas isso não o impediu de ser um destino turístico procurado. As erupções podem ocorrer várias vezes por hora; para garantir que os visitantes estejam seguros, o governo local criou um sistema de nível 0-4, com zero permitindo o acesso e quatro significando perigo.

9. Monte Merapi, Indonésia

15 vulcões mais ativos do mundo

Merapi significa literalmente “montanha de fogo”, o que é apropriado quando você percebe que ele libera fumaça 300 dias por ano. É também o mais novo em um grupo de vulcões situados no sul de Java.

Aliás, o Merapi é um vulcão seriamente perigoso, como evidenciado em 1994, quando 27 pessoas foram mortas por fluxo piroclástico durante uma erupção.

10. Monte Erebus, Antártica

Como o vulcão ativo mais ao sul da terra, o Érebo ou Erebus está entre os locais mais inóspitos e remotos de qualquer vulcão ativo do mundo. Aliás, é famoso por seu lago de lava fervente em atividade constante.

Continua após a publicidade

11. Vulcão de Colima, México

15 vulcões mais ativos do mundo

Esse vulcão entrou em erupção mais de 40 vezes desde 1576, tornando-o um dos vulcões mais ativos da América do Norte. Aliás, Colima também é conhecida por produzir bombas de lava bastante intensas que podem viajar mais de três quilômetros.

12. Monte Etna, Itália

O Monte Etna, na Sicília, é o maior e mais ativo vulcão da Europa. Existem erupções frequentes, incluindo grandes fluxos de lava, mas felizmente raramente representam um perigo para as áreas habitadas.

Na verdade, os habitantes locais aprenderam a viver com seu vizinho impetuoso, aceitando os rompantes intermitentes do Etna em troca de campos férteis que cultivam alguns dos produtos mais cultivados da Itália.

O Etna entrou em erupção pela última vez em fevereiro de 2021, com as cinzas e lava resultantes tornando o vulcão mais alto da Europa ainda mais imponente.

Continua após a publicidade

13. Nyiragongo, República Democrática do Congo

15 vulcões mais ativos do mundo

Com vista para o Lago Kivu na fronteira leste da RDC com Ruanda, Nyiragongo é um dos vulcões mais bonitos do mundo. É também um dos mais ativos, com fluxos de lava ameaçando partes da cidade de Goma em março de 2021.

Nyiragongo possui o maior lago de lava do mundo, tornando-o um destino popular para os caminhantes. A subida até a cratera leva de 4 a 6 horas. Descer é mais rápido.

Ademais, as encostas florestadas mais baixas são o lar de uma variedade de animais, incluindo chimpanzés, camaleões de três chifres e uma miríade de espécies de pássaros.

14. Cumbre Vieja, La Palma, Ilhas Canárias

As Ilhas Canárias são uma cadeia de ilhas vulcânicas espalhadas na costa oeste da África, que há muito tempo são populares entre os visitantes que procuram férias ativas ao sol.

Continua após a publicidade

Aliás, os vulcões por lá sempre foram bastante benignos. No entanto, em setembro de 2021, Cumbre Vieja acordou de seu sono, com lava derretida saindo de fissuras recém-formadas.

O fluxo de lava resultante tem um quilômetro de largura e destruiu centenas de casas, dizimou terras agrícolas e cortou a principal rodovia costeira. Com efeito, também formou uma nova península onde a lava atinge o mar.

15. Popocatépetl, México

15 vulcões mais ativos do mundo

Por fim, Popocatépetl é um dos vulcões mais ativos no México e no mundo. No passado, grandes erupções enterraram assentamentos Atzteque, talvez até pirâmides inteiras de acordo com historiadores.

‘Popo’, como os habitantes locais chamam carinhosamente a montanha, voltou à vida em 1994. Desde então, tem produzido explosões poderosas em intervalos irregulares. Além disso, caso queira visitá-lo, guias locais oferecem passeios de trekking até o vulcão.

Então, gostou deste artigo sobre os vulcões mais ativos no mundo? Pois, leia também: Como um vulcão adormece? 10 vulcões adormecidos que podem despertar

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você