Um anticoncepcional masculino inédito em forma de vacina, cujos efeitos duram até 10 anos, deve ficar pronto em 12 meses. Isso é o que os cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia , que desenvolvem o anticoncepcional Risug prometem.
Risug é um gel que danifica as caudas dos espermatozóides individuais, impedindo-os de fertilizar um óvulo. O procedimento leva apenas alguns minutos e pode ser revertido a qualquer momento.Um teste realizado em 300 voluntários mostrou uma eficácia de 97%.
Os médicos administraram a injeção nos dois vasos deferentes, canais que transportam os espermatozoides depois de maduros para unir os fluidos seminais e formar o sêmen. Além disso, usaram um anestésico local no escroto antes de duas injeções da vacina contraceptiva.
Além do inchaço escrotal temporário e dor leve escrotal e na virilha (região da virilha) que se resolveu dentro de um mês, nenhum efeito colateral adverso foi visto durante os testes em humanos para Risug.
O contraceptivo usa um gel feito de um polímero chamado anidrido maleico estireno que reveste o ducto espermático. Em suma, o produto químico foi originalmente usado para revestir canos em sistemas de água rurais na Índia, com o objetivo de matar bactérias.
A grande vantagem desse tipo de anticoncepcional é que ele não se baseia em hormônios. As tentativas de desenvolver uma pílula anticoncepcional baseada em hormônios sexuais masculinos tiveram problemas no passado, por causa dos efeitos colaterais em homens.