O cão Turnspit era um cão doméstico extremamente dócil e inteligente. O Turnspit Dog foi extinto porque era visto como um cão humilde e comum e, infelizmente, também perdeu espaço como ajudante de cozinha, com a evolução da tecnologia.
Esses cães são originários da Nova Zelândia e serviam para caçar pássaros. No entanto, quando os colonos europeus chegaram à Nova Zelândia, eles trouxeram seus próprios cães com eles, e o cruzamento resultante forçou os Kurī à extinção.
O Dogo Cubano, também chamado de Mastiff Cubano era um cruzamento entre o Mastiff e um Bloodhound. Eles foram criados para ajudar a caçar escravos fugitivos. Depois que a escravidão foi abolida, esses cães diminuíram até desaparecerem da existência.
Os Old English Bulldogs eram maiores e menos compactos do que os seus homólogos modernos, e acabaram por desaparecer – para serem substituídos pelo Staffordshire Bull Terrier, English Bull Terrier e American Pit Bull Terrier.
Um ancestral do Boxer moderno, o Bullenbeisser também recebe o nome de Bulldog Alemão e era uma raça famosa na Alemanha antes de ser extinta. Esta raça era popular por se tratar de um cão inteligente, com muita força e agilidade.
Este cão era originário de Córdoba, Argentina. A raça se caracterizou por sua natureza muito agressiva, provavelmente porque os usavam como cão de briga. No entanto, a natureza violenta do cão de combate de Córdoba pode ter contribuído imensamente para sua extinção.
O Molosso é o avô de algumas das maiores e mais imponentes raças da atualidade. Você pode rastrear o pet de volta à Grécia antiga, e se ramificou para raças, incluindo o mastim, São Bernardo, cão de montanha de Berna, Rottweiler e Dogue Alemão.